Venho por este meio apresentar uma reclamação contra a marca Hawkers, no seguimento de uma experiência negativa numa das suas lojas físicas.
Recentemente, consultei o site oficial da marca onde vi os óculos de sol modelo Bel Air- Polarized Carey Green em promoção por 29,99€. Desloquei-me então à loja física do NorteShopping (Porto) com a intenção de os adquirir, mas para minha surpresa, o mesmo modelo encontrava-se à venda por 65€, ainda assim com etiqueta de promoção.
Verifiquei que em nenhuma zona do site é indicado que as promoções são exclusivas online, o que induz o consumidor em erro, uma vez que a mesma sinalização está presente em loja física, mas com preços substancialmente mais altos.
Ainda experimentei um segundo modelo (com o mesmo tipo de etiqueta promocional), que custava 55€ em loja, quando no site estava a 35,99€.
Sinto que esta comunicação é enganosa e desrespeitosa para com os direitos do consumidor, uma vez que não existe qualquer transparência ou aviso sobre estas discrepâncias entre os canais de venda.
Solicito à DECO, que verifique se esta prática da marca se enquadra em publicidade enganosa ou omissão de informação relevante; que, caso aplicável, atue junto da entidade responsável para garantir que estas situações não voltem a ocorrer.
Agradeço desde já o apoio e orientação da DECO neste processo.
Com os melhores cumprimentos,
Leonor Santos
21-07-2025