No dia 02/07/2025, adquiri, através do website da Leroy Merlin, o Climatizador Evaporativo Ion Rafy 81, com o número de encomenda 25183L41955, vendido e expedido diretamente pela própria Leroy Merlin. Optei pelo serviço de entrega em 24 horas, tendo recebido o produto no dia 03/07.
Ao abrir a embalagem, constatei que o equipamento apresentava claros sinais de uso, sujidade (aparentemente de produtos de limpeza), e ainda uma etiqueta de exposição com o valor, o que evidencia que se trata de um produto de exposição ou recondicionado. Em momento algum essa condição foi comunicada durante o processo de compra. O produto foi anunciado como novo, o que caracteriza publicidade enganosa e violação dos meus direitos enquanto consumidora.
No mesmo dia da entrega (03/07), apresentei reclamação através do formulário no website da Leroy Merlin e também entrei em contacto telefónico com a empresa, tendo sido orientada a aguardar contacto da vossa parte — o qual nunca se concretizou.
No dia 04/07, registei queixa no Livro de Reclamações Eletrónico, com o número de registo ROR00000000045312050, e até à data de hoje (08/07), continuo sem qualquer resposta ou resolução.
No dia 07/07, entrei novamente em contacto com a central de atendimento da Leroy Merlin. A única resposta que me foi dada foi para continuar à espera, sem qualquer compromisso de resolução, prazo ou alternativa.
Dado que a Leroy Merlin não disponibiliza um canal de contacto direto para reclamações, no dia 07/07 enviei esta mesma queixa para o endereço protecaodedados@leroymerlin.pt, que, apesar de não ser um contacto indicado para esse fim, é o único e-mail divulgado publicamente pela empresa.
Neste momento, encontro-me com um equipamento inutilizável, vendido indevidamente como novo, e com a sensação de total desrespeito pelo consumidor, inclusive considerando que paguei por uma entrega urgente que em nada foi útil, dada a inércia da empresa.
Solicito o apoio da DECO para exigir à Leroy Merlin a substituição imediata do equipamento por um produto novo, selado e em conformidade com a oferta apresentada no momento da compra.
Caso esta tentativa também não resulte, reservo-me o direito de recorrer a outras instâncias, como a ASAE, Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo e os tribunais competentes.