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Processo de cancelamento de contrato

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Mudança de fornecedor

Reclamação

J. C.

Para: VODAFONE

30/04/2025

Exmos. Senhores, Recebi por carta uma proposta da Vodafone para renovar o contrato cujo período de fidelização terminava a 24/04/2025. No dia 10/04/2025, entrei em contacto com a Vodafone e informei que me encontrava em processo de mudança de residência. Manifestei a minha concordância com a renovação, com a condição de que o novo contrato fosse associado à nova morada — caso contrário, não fazia sentido manter o serviço. O operador com quem falei garantiu que o contrato seria renovado e ficou agendada a alteração de morada para a manhã do dia 18/04/2025. O processo de renovação foi bastante simples, tendo bastado responder "sim" a uma mensagem. No dia 17/04/2025, voltei a ligar para a Vodafone a questionar o ponto de situação e fui informado de que não havia qualquer agendamento para a mudança de morada. Nessa altura, foi marcada uma visita técnica para o dia 21/04/2025, data em que foi verificado que não era possível instalar o serviço da Vodafone na nova residência. Nesse mesmo dia, 21/04/2025, contactei a Vodafone para solicitar o cancelamento de todos os serviços, visto que o contrato terminava e eu já não me encontrava na morada anterior. A operadora informou-me que seria contactado ainda nesse dia com instruções para a devolução dos equipamentos. No entanto, apenas no dia 24/04/2025 recebi uma chamada, onde me foi dito que, para cancelar o contrato, teria de preencher um formulário disponível no site. Após o envio do formulário, voltei a ligar para confirmar o cancelamento, sendo então informado de que seria necessário anexar um comprovativo de alteração de morada. Reforcei, mais uma vez, que o contrato estava a terminar e que não se tratava de uma alteração de morada, mas sim de um cancelamento. Desde o dia 18/04/2025 que já não utilizo o serviço. No entanto, apenas hoje, dia 30/04/2025, me confirmaram a desativação dos serviços e os procedimentos para a entrega dos equipamentos. Fui também informado de que terei de pagar os serviços até ao dia 30/04/2025. Desde o início, fui claro ao afirmar que, caso não fosse possível manter o serviço na nova morada, o contrato não deveria ser renovado. No entanto, pareceu haver um esforço deliberado da parte da Vodafone para adiar o cancelamento dos serviços, dificultando todo o processo. Renovar um contrato é simples e imediato, mas cancelar torna-se um processo complexo e moroso. Além disso, não compreendo por que motivo, em 2023, quando mudei de morada, foi necessário fazer um novo contrato (com aumento de preço e período de fidelização), enquanto agora, com o fim da fidelização, me foi dito que só poderia alterar a morada após renovar o contrato. Na qualidade de cliente com o número 313185622, venho, por este meio, relembrar a rescisão do meu contrato efetivada em 24/04/2025. Considerando o exposto, venho reiterar que o atraso na efetivação desta rescisão é da vossa inteira responsabilidade, informando que não me pode ser aplicada qualquer penalização. Cumprimentos.


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