Enviei o meu pedido, comprovativos e pagamento em fevereiro de 2023, há quase 3 anos. Depois do e-mail inicial a pedir mais dinheiro, nunca mais trataram do meu caso nem entraram em contacto comigo!
Na primeira vez que pedi uma atualização, alegaram que não tinham encontrado a minha árvore genealógica: isso foi facilmente desmentido, pois o site para envio de documentos comprovava que tinham recuperado a documentação. Ainda assim, enviei novamente, de forma mais simples para lhes facilitar o processo. Tenho antepassados sefarditas por ambos os lados da família.
Nos últimos quase 3 anos, enviei e-mails e mensagens através do seu site, e a única resposta que recebi (a última foi há cerca de 6 meses) foi "daremos uma atualização em breve". Nunca me enviam um e-mail, ligam, nada!
No entanto, em fóruns sobre o assunto e falando com israelitas (com uma ascendência sefardita remota, se tanto) em Portugal, disseram-me que os seus casos foram concluídos em menos de 18 meses.
Vejo latino-americanos, onde o nosso parentesco é muito mais fácil de rastrear, que também se inscreveram há anos e ainda não obtiveram resposta do CIL.
Hoje, enviei-lhes outra mensagem, uma vez que ignoraram o meu último e-mail. Devem reembolsar-me imediatamente, assim como a todos nós que fomos prejudicados em favor de outros! Ou emitir um certificado ja!
Isso parece-me discriminatório! Não houve qualquer explicação sobre o porquê de terem optado por ignorar alguns processos enquanto aceleravam outros.