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Problemas no restabelecimento da luz

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

C. C.

Para: Endesa Energia, S.A.

11/12/2020

Venho, por este meio comunicar a vossas excelências a minha reclamação da empresa Endesa por me cobrar o valor referente ao restabelecimento da luz urgente, no valor de 30,59€ quando esta só me foi reposta 6h após o pedido da mesma com todos os pagamentos em atrasos já repostos e, uma vez que nos termos do regulamento da qualidade de serviço dos sectores elétricos e do gaz natural nos termos do seu artigo 85 n.5 alínea a) e iii), esta devia ter sido reposta no prazo máximo de 4h após o pedido, sendo que, nos termos do n.7 do citado artigo até há o dever de compensação.No entanto, a Endesa cobra-nos um total de 54,13€ (11,77€ por inter. Nível ponto alimentação + 30,59€ por BTN adicional restab. Urgente + 11,77€ por restabelecimento nível pro alimentação). A situação que levou ao corte da luz por parte da Endesa já, por si nos deixou bastante descontentes com a mesma. A forma como procederam ao corte da luz e seu restabelecimento só agravou ainda mais esse descontentamento. Se não estou enganada em março e abril de 2020 recebi duas faturas de valor superior ao que era costume em dobro. Na impossibilidade de pagar esse montante em maio la acabou por ser feito o acordo de pagamento que juntou os meses de março, abril e maio e dividiu-se o total em prestações. Essas prestações foram sempre pagas dentro dos prazos. Até aqui tudo bem. Em setembro de 2020 recebo carta da Endesa a dizer que o acordo ia terminar por falta de pagamento da prestação de setembro. Telefonei para a Endesa pois detetei logo o que tinha acontecido ao verificar os comprovativos de pagamento e expliquei ao operador que falou comigo: em vez da referência do acordo foi pago 2x a fatura do mês de Agosto cujo valor era idêntico ao da prestação e visto que este vinha mencionado na fatura de setembro quando tinha já sido pago dentro do prazo na fatura anterior. Visto que o valor até era ligeiramente superior, sugeri que a Endesa usasse esse valor já pago para abater na dívida e mantivesse o acordo de pagamento. A situação ficou em espera de uma resposta para o meu mail apos ir ser reportada aos superiores do operador com quem falei. Esperei pelo mail que nunca recebi. Paguei a prestação do acordo ainda no início de Outubro e, no final desse mês, mais precisamente dia 27/10/2020 vieram cortar-me a luz às 17h com envio de mensagem às 17.30h para o meu telemóvel a avisar do mesmo. Telefonamos de imediato para a Endesa. Às 19h do dia 27/10/2020 voltamos a ligar para a Endesa (todas as chamadas foram gravadas) a fazer pedido urgente de restabelecimento da luz já com todos os montantes em atraso pagos. Confirmaram o pagamento e garantiram vir repôr a luz até às 23h do dia 27 de outubro. No entanto a luz só foi reposta às 11.30h do dia 28/10/2020 e foi-nos dito pela EDP (empresa que repôs a luz) que a Endesa só os informou do pedido urgente às 9.30h do presente dia. Mas a nós não foi o que nos foi dito na chamada das 19h do dia 27/10/2020 como se poderá confirmar com a gravação da mesma. Deixo então a minha reclamação por má conduta por parte da Endesa que foi desumana, tanto no corte, como no restabelecimento da luz. E agora ainda me cobram quase 60€ por um restabelecimento fora dos prazos combinados. Sem mais de momento a acrescentar, Clarisse Carvalho Casimiro

Mensagens (4)

Endesa Energia, S.A.

Para: C. C.

28/12/2020

A/C: Serviço de InformaçõesProcesso Endesa: CA-07213039Refª DECO: CPTPT01129806-47Assunto: Exposição apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor(a) Clarisse CasimiroExmos. Senhores,No seguimento da exposição, apresentada no dia 11-12-2020 com o n.º CA-07213039 pelo(a) Exmo(a). Senhor(a) Clarisse Casimiro, informamos que, devido à complexidade da situação apresentada, será fundamental confirmar vários dados necessários para a sua correta resolução.De todo o modo, asseguramos uma resposta às questões do(a) Exmo(a). Senhor(a) Clarisse Casimiro no prazo máximo de 15 dias desde a data de emissão desta comunicação.Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito à(ao) Exmo(a). Senhor(a) Clarisse Casimiro, a 28 de dezembro de 2020.Sem mais assunto,Os melhores cumprimentos,Endesa Energia Sucursal Portugalapoio.cliente@endesa.ptContacto: 800 101 033Todos os dias das 08h às 23h

Endesa Energia, S.A.

Para: C. C.

19/01/2021

A/C: Serviço de InformaçõesProcesso Endesa: CA-07213039Refª DECO: CPTPT01129806-47Assunto: Exposição apresentada pelo (a) Exmo (a). Senhor (a) Clarisse Isabel Rosa CarvalhoExmos. Senhores,Acusamos a recepção da reclamação apresentada pelo (a) Exmo (a). Senhor (a) Clarisse Isabel Rosa Carvalho a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-07213039.No seguimento da exposição efetuada, informámos o (a) Exmo (a). Senhor (a) Clarisse Isabel Rosa Carvalho que, a interrupção do fornecimento de energia deveu-se à falta de pagamento das seguintes faturas: FAC 0000312020/0021087525, FAC 0000312020/0021068644 e FAC 0000312020/0017049254, até à sua data limite para pagamento.A interrupção foi precedida de um aviso de dívida nº 1345070, emitido a 2020-09-16, com data limite para pagamento a 2020-10-06, enviado para a morada de correspondência, indicada para efeitos de envio das faturas.Mais, informamos que conforme indicado no contacto efetuado por si, no dia 27-10-2020 17:26, registado como CA-06845367, onde solicita acordo de pagamento com religação urgente, a religação só é realizada após gestão do pedido de acordo de pagamento.Uma vez que o acordo solicitado não foi autorizado, devido ao incumprimento dos anteriores acordos, o pedido de religação só foi efetuado após o pagamento do valor total da dívida, tendo este sido efetuado com caracter de urgência, conforme havia sido solicitado no contacto de pedido de religação.Desta forma, os encargos são devidos.Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito o (a) Exmo (a). Senhor (a) Clarisse Isabel Rosa Carvalho, a 19 de janeiro de 2021.Na esperança de termos esclarecido todas as questões inerentes à situação, disponibilizamo-nos para o esclarecimento de qualquer questão adicional que possa surgir.Com os nossos melhores cumprimentos,Endesa Energia Sucursal Portugalwww.endesa.ptContacto: 800 10 10 33Todos os dias das 09h às 22h

Endesa Energia, S.A.

Para: C. C.

23/02/2021

A/C: Serviço de InformaçõesProcesso Endesa: CA-07650625Refª DECO: CPTPT01129806-47Assunto: Exposição apresentada pelo (a) Exmo (a). Senhor (a) Clarisse Isabel Rosa CarvalhoExmos. Senhores,No seguimento da exposição, apresentada no dia 08-02-2021 com o n.º CA-07650625 pelo (a) Exmo (a). Senhor (a) Clarisse Isabel Rosa Carvalho, informamos que, devido à complexidade da situação apresentada, será fundamental confirmar vários dados necessários para a sua correta resolução.De todo o modo, asseguramos uma resposta às questões do (a) Exmo (a). Senhor (a) Clarisse Isabel Rosa Carvalho no prazo máximo de 15 dias desde a data de emissão desta comunicação.Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito ao (a) Exmo (a). Senhor (a) Clarisse Isabel Rosa Carvalho, a 23 de fevereiro de 2021.Na esperança de termos esclarecido todas as questões inerentes à situação, disponibilizamo-nos para o esclarecimento de qualquer questão adicional que possa surgir.Com os nossos melhores cumprimentos,Endesa Energia Sucursal Portugalwww.endesa.ptContacto: 800 10 10 33Todos os dias das 09h às 22h

Endesa Energia, S.A.

Para: C. C.

11/06/2021

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