No âmbito de uma venda efetuada na plataforma Ebay recorri aos CTT para fazer um envio internacional com destino à Colômbia. Na página informativa sobre o Correio Registado, disponibilizada no site do CTT, são indicados os prazos de entrega e os custos (Prazo de entrega para o resto do mundo - Cerca de 5 dias úteis preço de pacote postal, bens e documentos de 1 a 2 kg - 30,45 €).Com base nos dados disponibilizados foi feito o cálculo dos valores de envio e também do prazo de entrega, que com as devidas reservas, em vez dos cinco dias anunciados foram indicados 20.O envio foi efetuado na loja CTT da rua Morais Soares (Lisboa) a 20 de abril de 2023. Os dados do registo e número de seguimento foram comunicados na mesma data ao Ebay.No acompanhamento do envio disponibilizado pelos CTT é possível verificar através do número da encomenda, ainda hoje, o último registo efetuado, a 26 de abril Em trânsitoO envio foi encaminhado para o país de destino.Verificando que a entrega não evoluia entrei em contacto com os CTT, solicitando esclarecimentos sobre o estado do envio. A 23 de maio os CTT responderam [CTT@crm.ctt.pt] Para procedermos às respetivas averiguações, pedimos que nos envie por favor os seguintes dados: Nome e morada completa do remetente: Nome e morada completa do destinatário [...]. Enviados, no próprio dia, os dados solicitados, os CTT voltaram a responder em 29 de maio de 2023 - Recebi a sua reclamação referente ao objeto RT144138235PT, e compreendo a sua insatisfação. Informo que o processo está já a ser analisado pelos serviços postais de destino. Procuro conseguir resolver o seu problema tão breve quanto possível.Entretanto com a reclamação do comprador, com a falta de informação sobre o envio e a impossibilidade de justificar o atraso junto do Ebay, esta entidade, com o argumento do atraso na entrega e pelo facto do acompanhamento do envio estar parado desde 26 de abril, decidiu proceder à devolução do valor pago pelo comprador (este valor fica cativo no Ebay, só chegando ao vendedor após confirmação da entrega).Depois de várias insistências, a 26 de junho, dois meses após o envio, os CTT respondem Compreendo a sua preocupação relativamente ao objeto RT144138235PT, enviado para a Colômbia. Informo que o continuo a aguardar resposta conclusiva do país de destino. Assim que tenha informação adicional entrarei em contacto.Por outro lado o Ebay, para além de fazer a devolução do valor ao comprador ainda me retirou mais 30 euros por não ter respeitado os prazos de envio. A 7 de julho novo contacto dos CTT: Desde já manifesto a minha compreensão pelo transtorno causado sobre o objeto RT141061660PT enviado para a Colômbia. Após averiguação do pedido de informação, verifiquei, junto do Operador Postal de destino, que o mesmo se encontra nos Serviço Alfandegários. O destinatário foi informado por carta enviada pelos serviços alfandegários para pagamento dos impostos referentes ao objeto. Anexo a carta enviada pelos Serviço Alfandegários da Colômbia.Verificando que poderia correr o risco de perder o valor pago pelo envio, o valor retirado pelo Ebay e ainda a mercadoria enviada, escreveo aos CTT, a 10 de julho venho pedir a vossa ajuda no sentido de saber se é possível cancelar a entrega ao destinatário e proceder imediatamente à devolução ao remetente.A 11 de julho obtenho dos CTT a seguinte resposta: Informo que quando recebi o seu email, solicitei de imediato ao Operador Postal de destino seu pedido de devolução.Recebi a resposta hoje a informar que o objeto foi entregue no dia 08-07-2023, do qual anexo prova de entrega.Entrei em contato com o comprador a solicitar o pagamento da mercadoria recolhida, que não respondeu com o Ebay, que declinou qualquer responsabilidade com a seguinte justificação Luis, notamos que a data estimada de entrega deste produto era 23.05.2023 e o tracking ID RT144138235PT mostra a entrega em 08.07.2023. Como o comprador não recebeu o produto na data prevista de entrega, tivemos que reembolsar o comprador para resolver o caso. Solicito a sua compreensão de que, o rastreamento não mostrou nenhuma atualização recente durante a tomada de decisão, portanto, tivemos que tomar uma decisão com base nas informações disponíveis naquele momento. Por favor, entenda que os vendedores são obrigados a entregar o produto dentro da data de entrega estimada. Como o produto foi entregue após o prazo determinado, o sistema não nos permitirá tomar nenhuma ação adicional sobre o caso. Espero que você entenda nossas limitações.Com todas limitações e compreensões expostas, eu perdi 60 euros mais o objeto enviado (com valor declarado de 150 euros) por causa da incapacidade do serviço de envio prestado pelos CTT, que foi pago para fazer uma entrega, que segundo a informação disponibilizada demora cerca de 5 dias úteis e demorou mais de 50, sem nunca dar uma resposta concreta sobre o estado da encomenda nem assumir qualquer responsabilidade.