Exmos Srs,Vimos por meio deste solicitar a vossa ajuda pois em Agosto de 2022 tivemos 8 painéis solares comprados e instalados pela EDP (número indicado pela EDP devido ao nosso consumo). Para a instalação foi efectuada uma visita de vistoria onde fomos informados da necessidade de um inversor, foi-nos dito que o mesmo era necessário devido a quantidade de painéis. Tal inversor tinha de ser instalado em uma área X que foi escolhida por nós juntamente com o técnico responsável pela visita. O mesmo técnico após averiguação também informou-nos que devido a grossura dos fios, os mesmos teriam que vir pela parte de fora da casa e na altura determinamos o local por onde iam passar.Quando voltaram para uma segunda visita e instalação, fomos informados que havia uma outra maneira de instalar os painéis, onde já não íamos precisar do inversor e a fiação viria por uma passagem que já havia na casa.A instalação foi feita, com recomendação de usarmos a aplicação da EDP para podermos gerir a energia produzida e fazermos melhor proveito da mesma, pois o que não usássemos voltaria para a rede.Passado algum tempo reparamos que apesar de gerirmos os equipamentos para uso total da produção, conseguíamos ver pela aplicação, que mesmo com consumos superiores a produção, estávamos a devolver energia da produção solar para a rede e a buscar energia da rede (temos prints da aplicação que demonstram esta situação).Entramos em contacto com a EDP que depois de algum vai e volta em chamadas com técnicos, explicações distintas e reencaminhamentos para a e-redes concluiu que devia ter sido um lapso da aplicação.Entretanto continuamos a perceber que algo estava mal e pois mesmo deixando o nosso carro eléctrico a carregar o dia todo por exemplo, continuamos a devolver energia que devia estar a ser usada e a consumir a energia devolvida, mais o restante necessário da edp.Visto as reclamações com a EDP não estarem a levar a resolução dos factos mencionados acima, decidimos contactar um electricista que ao vistoriar a instalação constatou que os painéis foram instalados em monofásico quando deviam ter sido instalados em trifásico, com o inversor mencionado.Ficou claro que os técnicos sempre souberam que a instalação correta para a nossa moradia que trabalha com trifase era em trifase e que apesar de no dia da vistoria terem percebido que tínhamos todas as condições para fazerem a mesma, optaram por alterar para monofásico sem nos informarem do que estavam a fazer e as consequências disso, que pelo que percebemos variam de mal funcionamento da app até falta de aproveitamento da nossa parta da produção total de energia solar e devolução da mesma para a EDP quando poderia estar a ser consumida por nós, levando a que tenhamos que comprar uma energia que estamos a produzir.Com essa informação voltamos a contactar a EDP que disse que iria comunicar a nossa situação ao departamento técnico, mas novamente já passam quase tres semanas e não há solução proposta.Assim sendo, decidimos recorrer a vossa ajuda pois precisamos que haja a correção da instalação e reembolso da energia produzida e devolvida indevidamente á EDP por mais de 10 meses a data desta reclamação.Desde já grata pela vossa atenção,Paola