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Problema na fatura de luz

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

A. F.

Para: Endesa Energia, S.A.

13/08/2023

Venho informar por meio dessa reclamação pelo segundo mês a endesa tem cobrado as faturas por estimativas sendo que tenho tudo anotado em um caderno e enviado as leituras Segue os dados registrados no envio da leitura do dia 1 de agosto. Luz: vazio 4076 ponta 1040 cheio 4169Gás: 338

Mensagens (6)

Endesa Energia, S.A.

Para: A. F.

21/08/2023

DATA NOT AVAILABLE

Endesa Energia, S.A.

Para: A. F.

21/08/2023

A/C: Serviço de InformaçõesProcesso Endesa: CA-17073486Refª DECO: CPTPT01854423-74Assunto: Exposição apresentada pelo Exmo. Senhor Ademir FilhoExmos. Senhores,Acusamos a recepção da reclamação apresentada pelo Exmo. Senhor Ademir Filho a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-17073486.No seguimento da exposição efetuada, informámos a Exma. Senhora Rithielly Fernanda Santos Gimenez que o modelo de faturação da Endesa Energia assenta na emissão de faturas baseadas em “Leituras reais de Distribuidora”, “Leituras reais de Cliente” ou “Leituras estimadas” na falta de qualquer uma das anteriores.O cálculo de consumos estimados é efetuado atendendo ao histórico do perfil de consumo realizado por cada consumidor.Ao comunicar-nos a sua leitura na “data recomendada para comunicar leituras” diminuirá o número de dias em que o seu consumo será estimado. Tenha em conta que, mesmo havendo comunicação real de leituras, é possível que haja um período de faturação que será necessariamente estimado, uma vez que a comunicação das leituras e a emissão de faturas não é simultânea.Caso existam 2 leituras comunicadas (por si e pela Distribuidora) a leitura considerada para faturação será a última leitura recebida, independentemente de ser uma leitura comunicada pela Distribuidora ou por si.Neste sentido, a faturação emitida encontra-se em conformidade com a informação fornecida pelo Operador da Rede de Distribuição (ORD) que é a responsável pelas leituras do seu contador, assim como pelas leituras comunicadas pela Consumidora.Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito à Exma. Senhora Rithielly Fernanda Santos Gimenez, a 21 de agosto de 2023.Na esperança de termos esclarecido todas as questões inerentes à situação, disponibilizamo-nos para o esclarecimento de qualquer questão adicional que possa surgir.Com os nossos melhores cumprimentos,Endesa Energia Sucursal Portugalwww.endesa.ptContacto: 800 101 033Todos os dias das 08h às 23h

A. F.

Para: Endesa Energia, S.A.

21/08/2023

Por isso que muitos mudam de operadora porque vocês não agem com honestidade com os clientes, liguei na central a atendente me disse que no próximo mês essa diferença de leitura seria acertada caso não seja, troco de fornecedor simples assim.

A. F.

Para: Endesa Energia, S.A.

21/08/2023

Por isso que muitos mudam de operadora porque vocês não agem com honestidade com os clientes, liguei na central a atendente me disse que no próximo mês essa diferença de leitura seria acertada caso não seja, troco de fornecedor simples assim.

Endesa Energia, S.A.

Para: A. F.

24/08/2023

DATA NOT AVAILABLE

Endesa Energia, S.A.

Para: A. F.

24/08/2023

A/C: Serviço de informaçõesProcesso Endesa: CA-17130013Refª DECO: CPTPT01854423-74Assunto: Exposição apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor (a) Ademir FilhoExmos. Senhores,Acusamos a recepção da reclamação apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor (a) Ademir Filho, a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-17130013No seguimento da exposição efetuada, informámos o(a) Exmo(a). Senhor (a) Rithielly Fernanda Santos Gimenez, titular do contrato, que, as leituras dos aparelhos de medição são uma responsabilidade do Operador da Rede de Distribuição (ORD), esta entidade procede à recolha de leituras do contador a cada três meses no caso da eletricidade sendo, no entanto, as leituras comunicadas pelo cliente sempre consideradas para faturação, se comunicadas dentro do período ideal para o efeito.Para o Código do Ponto de Entrega (CPE) PT0002000007368564QB e o Código Universal de Instalação (CUI) PT1606000004029195MA, a Data recomendada para comunicar leituras é entre dia 30 e 01 de cada mês.Caso á data de emissão da fatura, não exista registo de leitura comunicada pela distribuidora nem pelo cliente, o consumo é estimado, sendo o acerto efetuado na fatura seguinte, quando rececionarmos nos nossos sistemas uma leitura real.Na Eletricidade Fatura: FAC 0290312023/0081235430 - Período de Faturação: 02 jun. 2023 a 01 jul 2023, foi emitida com a última leitura comunicada 2023-01-07 pela distribuidora, tendo sido cobrado o consumo real efetuado no referido período.Fatura: FAC 0290312023/0081270548 - Período de Faturação: 02 jul 2023 a 01 ago 2023, foi emitida com a última leitura comunicada 2023-07-29 pela distribuidora, pelo que foi cobrado consumo real efetuado de 02 jul 2023 a 29 jul 2023 estimado consumo para o período de 30 jul 2023 a 01 ago 2023.No GásFatura: FAC 0290312023/0081230206 - Período de Faturação: 02 jun. 2023 a 01 jul 2023, foi emitida com a última leitura comunicada 2023-06-06 pela distribuidora, pelo foi estimado consumo para o referido período.Fatura: FAC 0290312023/0081269559 - Período de Faturação: 02 jul 2023 a 01 ago 2023, foi emitida com a última leitura comunicada 2023-06-06 pela distribuidora, pelo foi estimado consumo para o referido período.Atendendo a tudo o exposto supra, a Endesa considera a faturação corretamente emitida.Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito ao(à) Exmo(a). Senhor (a) Rithielly Fernanda Santos Gimenez, titular do contrato, a 24 de agosto de 2023Na esperança de termos esclarecido todas as questões inerentes à situação, disponibilizamo-nos para o esclarecimento de qualquer questão adicional que possa surgir.Com os nossos melhores cumprimentos,Endesa Energia Sucursal Portugalwww.endesa.ptContacto: 800 101 033Dias úteis das 09h às 22h


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