Instalei 2 painéis solares para autoconsumo em janeiro de 2021 e o meu contrato tem em conta a utilização das energias renováveis.No dia 8 de abril, não tendo ainda nenhuma fatura utilizei a via telefónica para percebe a situação.Nesse contacto foi referido pelo operador que a fatura se encontrava em emissão, que era de 2/2 meses, e que iria recebê-la em breve. Peço alteração para fatura mensal nesta altura. A fatura foi emitida a 10 de abril e verifiquei que não apresentava os acertos referentes à produção da minha energia, sendo faturada a energia não tendo em conta a minha produção. Contacto novamente via telefone onde fui informada pelo operador que as leituras da E-redes ainda não tinham chegado para faturação. Foi pedido assistência neste sentido para que a situação se resolvesse com brevidade pois não faz sentido estar a pagar a fatura mais elevada quando na realidade existe uma falha de comunicação entre as empresas, da qual o cliente não tem culpa. E a utilização da energia está a ter em conta as horas de produção do painel o que leva a um maior consumo nessa altura e me aumenta os consumos em horas fora do vazio, e estão a debitar-me a energia tendo em conta o meu contrato que é bi-horario.Ao longo do mês de abril voltei a contactar para perceber como estava a situação e referiram que estava em análise, não dando qualquer outro tipo de feedback ao cliente. De referir que numa dessas chamadas passei por 4 operadores, tendo que reportar continuamente a situação e ouvindo sempre depois de expor o meu caso, que não é neste departamento e vou passar chamada…No dia 4 de maio recebo nova fatura onde verifico mais uma vez que me faturaram a energia baseado numa estimativa do contador e não tendo novamente em conta as leituras do meu autoconsumo.Contacto o serviço para perceber a situação novamente e, a EDP Comercial, não dando outro tipo de explicação, volta a projetar o problema referindo que não tinham culpa pois não tinham as leituras do contador que devem ser fornecidas pela empresa E- Redes.Questionei várias vezes o porquê desta situação e o que fez a EDP Comercial ao longo deste mês para me resolver a situação e onde poderia eu ter acesso a essas intervenções, uma vez que sou a principal lesada nesta situação e não tenho que pagar uma fatura a um preço elevado sem ter em conta o meu consumo. De referir que já não é uma situação nova, já existem vários contactos para resolução deste problema. Apenas tive como resposta por parte do operador Iuri que são questões internas e que a intervenção foi aberta, mas simplesmente ainda não tinham as leituras. Volto a questionar quanto tempo mais terei que esperar e pedi para me abrirem uma reclamação. Verifico hoje na minha área reservada que foi aberto um pedido (não sei se reclamação, pois pesquisando as reclamações não me aparece nenhuma no meu contrato) com o número 8093930401 e verifico também que existe ainda um pedido aberto, não resolvido do dia 14/4 com nº 8093049003 onde apenas percebo que é referente a faturação. O cliente não tem sequer acesso ao que o operador escreveu relativamente à situação. Contactei o E- redes no dia 4/5/2021 onde o operador me validou e eu verifiquei na minha área reservada que E-redes enviou leituras no dia 22 de março e no dia 21 de abril para a EDP para efeitos de faturação.Contacto novamente dia 4/5/2021 e falo com outro operador que me referiu que iria acrescentar isso ao meu pedido com o número 8093930401.Solicito resolução desta situação, pois não tenho que pagar mais do que o saldo entre o que produzo e o que consumo e por isso instalei painéis solares.Para além disso, tenho contrato bi-horário e preciso de fazer a experiência se ainda assim faz sentido. Os operadores não conseguem orientar-me nesse sentido referindo apenas que devo fazer a experiência. Ora, apenas posso fazê-la quando na realidade perceber os meus consumos, quando e a minha produção.Considero que esta situação já passou o limite do razoável, inclusive foi despelotada pelo cliente, quando a EDP sabe que tenho painéis solares e deveria ter detetado este erro e corrigi-lo automaticamente, e que a EDP deve zelar pelos interesses dos seus clientes e por isso reclamo para que esta questão seja resolvida rapidamente.