Exmos SenhoresComprei um Renault kadjar no verão de 2017 - Quadro (VIN)VF1RFE00058472662 e VersãoXMOD ENERGY dCi 110 Em 2020, durante o regresso de férias sofreu uma avaria que obrigou ao seu reboque para a oficina. Informaram-me ali que se tratou dum problema no controle elctronico dum injector.Passado um ano, em 2021, nova avaria em tudo semelhante á primeira segundo me informaram na oficina, mas desta vez num outro injector (o kadjar tem 4 injectores).Reparada a avaria resolvi contactar a Renault portuguesa dando conta da minha estranheza por o veiculo ter nos primeiro quatro anos de vida duas avarias iguais. Prevendo que estas se iriam repetir nos restantes dois injectores propus á Renault a troca dos mesmos até porque o período de garantia expirava em 2022, no sentido de evitar mais problemas, pensava eu, solução que a Renault recusou.No verão deste ano (2023), um ano apos o termo da garantia, nova avaria num outro injector, que, desta vez, tive que pagar.Contactei a renault em protesto por um automóvel com cinco anos e que tinha sido vendido como novo ter já três avarias, sempre da mesma natureza e pedindo que arcasse a Renault com a despesa que eu tinha tido porque me parecia de inteira justiça que o fizessem e sugerindo novamente a troca do injector que ainda nao tinha avariado, o qual, pelo caminho que as coisas levavam a mim me pareceu que mais tarde ou mais cedo iria ter o mesmo destino que os outros três.A Renault pagou a despesa que eu tinha tido e efectivamente autorizou a troca do injector que ainda nao tinha sofrido qualquer avaria. A substituição foi feita em Agosto deste ano.Em Setembro, durante uma deslocação de fim de semana ao norte do país, nova avaria desta vez no injector que primeiro tinha avariado, em 2020 e cuja obrigou à interrupção da viagem, com regressso antecipado a casa. Voltei a pagar a reparação, naturalmente, e contactei de novo a renault portuguesa até porque a avaria era a mesma das outras vezes, um problema no controle electrónico do injector.Desta vez a renault não acedeu em pagar a despesa da reparação escudando-se no facto de o periodo de garantia ter expirado em 2022, o que sendo verdade não impediu que um mês antes tivessem tido uma atitude muito diferente pois para alem de me devolverem o dinheiro da reparação ainda substituíram um injector.É óbvio que o fizeram porque têm consciência de que o que está a acontecer com o meu Renault kadjar não é uma avaria fortuita, que se resolve e nunca mais se repete, mas trata-se duma avaria que é motivada pela existência de um problema intrínseco do automóvel, persistente , que até pode ter a ver com o software utilizado ou com o hardware propriamente dito, até por causa da repetição da mesma avaria num injector que já tinha sido submetido a reparação.Assim, deixei de ter confiança no veiculo em particular para viagens longas, correndo o risco de ter encrencas durante as mesmas e eventualmente incorrendo em despesas que poderão ir além da mera avaria dum injector.Se estivesse a lidar com uma empresa de bem e dada a repetição da avaria cuja natureza a assistência Renault não é capaz de resolver duma vez por todas, o mínimo que se pedia era que a Renault portuguesa tomasse a responsabilidade e assumisse as custas directas destas avarias dado que me venderam um produto com defeito, ou em alternativa a isto, me fornecessem um veículo livre de um problema que claramente não foi provocado pelo uso ou pela idade do mesmo, mas na resposta ao mailing que lhes enviei não vi qualquer mostra de que estivessem interessados sequer em compreender o que se passa com o veiculo limitando-se a, cinicamente, agradecer o meu e-mail e preferência pela Marca Renault, disponibilizando-se totalmente para qualquer eventualidade futura.Com os melhores cumprimentosAntónio Mota