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Problema Dacia Jogger

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

L. L.

Para: Caetano Fórmula SA

07/09/2023

Em 29 de junho 2022 recebi na loja Caetano Dacia em Vila Nova de Gaia um Dacia Jogger comprado por minha empresa. No dia 14 de Julho, 15 dias depois, acenderam no painel algumas luzes de alerta e apareceram algumas mensagens (mandar verificar ESC, injecção, antipoluição, arranque em subida). Imediatamente tirei foto da tela e reportei o problema para a vendedora com quem fiz o processo de compra (segue anexo print da tela). Ela disse que também aconteceu com ela, que tinha haver com carga e descarga da bateria, que seria do calor, ou seja: algo normal. Apesar da desconfiança por ser um carro 0Km, aceitei a informação. De fato, as luzes apagaram quando desligava, no entanto, voltavam a acender em algumas ocasiões, pelo menos 1 vez por semana. Em 20/09/2022 levei o carro na oficina da Dacia em Gaia para a revisão de 30mil. Reportei todos os problemas. Fizeram a revisão habitual e disseram que estava tudo ok. Aliás, a reclamação que fiz naquele momento está relatado na fatura que remeto anexo nesta reclamação. O problema continuou e foi sempre dito que era normal, que estava tudo certo. Continuei a trabalhar, uma vez que tiro meu sustento deste carro. Pois bem, 9 meses depois, dia 5 de Abril de 2023, às 19hs, acendeu uma luz vermelha com o seguinte alerta: AVARIA ELÉTRICA PERIGO. Imediatamente parei o carro. No dia 6 pela manhã fui até à Dacia de Gaia. Lá não receberam o carro porquê a oficina estava com muita demanda. Orientaram que eu fosse em outra oficina da marca. Consegui atendimento na Dacia da Boa Vista. Foi dado diagnóstico de avaria no ALTERNADOR e que o mesmo precisaria ser trocado. Que eles não garantiam que a marca iria pagar porque nós não havíamos feitos todas às revisões nas oficinas Dacia (fiz revisões oficiais na Norauto e Mforce). Mesmo assim autorizei o serviço pois precisava trabalhar. De fato não pagaram. Tive que pagar aproximadamente 800€. Retirei o carro no dia 13 de Abril a tarde. Disseram que estava tudo resolvido. Na lista dos Calculadores Verificados (segue anexo) não havia nenhuma avaria presente. Para minha surpresa, 15 minutos após a saída da Dacia Boa Vista, as mesmas luzes voltaram a acender. Imediatamente fotografei e enviei por email para o atendente Jorge (segue anexo). Ele pediu que eu retornasse. Fizeram um novo diagnóstico e para minha maior surpresa disseram que eu precisava trocar o TURBO (aproximadamente 1500€) e que novamente a marca na pagaria. Eu disse que não tinha condição alguma de fazer o serviço, que não dispunha daquela quantia e que levaria o carro. O chefe da oficina ainda insistiu mas eu disse que não ia deixar. Assim, decidi fazer reclamações junto à Portal da Queixa, Deco e Livro de Reclamações. A partir daí, recebi contacto de um consultor da Dacia e posteriormente um contacto do distribuidor Caetano Fórmula a informar que iam devolver o dinheiro do Alternador e também autorizar a troca do Turbo pela garantia. Assim foi feito no inicio de Maio. Recebi a devolução do dinheiro e o carro com o Turbo devidamente substituído. Na ocasião também foi trocada a Correia de Acessórios, uma vez que na troca do alternador em Abril, não havia disponibilidade da peça. Saí de oficina com a esperança de que os problemas haviam cessados. Um grande engano.Alguns dias depois, às luzes de alerta voltaram a acender. Reportei para o distribuidor. Logo em seguida quando estava a trabalhar, o carro perdeu potência. Levei para a oficina Dacia Caetano Boa Vista. Lá fizeram um diagnóstico e chegaram a conclusão de um problema em 1 dos cilindros. A marca imediatamente Autorizou o serviço pela garantia e fizeram o reparo. Mais uma vez retirei o carro e segui a trabalhar. Já era a 3.ª avaria grave no veículo em 60 dias. Mas, não parou por aí. No dia 15 de agosto estava a trabalhar no Algarve quando o veículo apresentou o mesmo problema anterior (luzes acesas e perda de potência). Não tive outra alternativa. Levei o carro para o distribuidor em Portimão que não recebeu o veículo pois só poderia fazer um diagnóstico em Setembro (completo descaso). Restou a opção de rebocar o carro para a Dacia Boa Vista no Porto. O veículo deu entrada apenas em 21 de Agosto. Foi feito o mesmo diagnóstico. Problema em outro cilindro. A marca Autorizou novamente a substituição pela garantia. Neste último caso também precisou trocar às velas por desgaste natural, mas neste caso eu paguei. Recebi o veículo em 23 de Agosto. À saída brinquei com o vendedor, disse que agora só faltava o outro cilindro.Brincadeira à parte, meus problemas continuaram. Em 1 de Setembro, por volta das 21hs estava em Gondomar a trabalhar quando ao voltar para o Porto pela A43 uma peça de metal soltou no motor. Imediatamente acenderam várias luzes no painel. Parei o veículo na Berma e chamei um reboque. Quando o reboque chegou colocamos uma lanterna para tentar perceber o que havia acontecido. Estava solta a polia do alternador e a correia de acessórios, justamente um dos serviços feitos em Abril. Esta era minha 5.ª avaria grave em 4 meses e o começo de um novo périplo em busca de meus direitos. O carro foi rebocado para a Dacia Boavista. No dia 4 de setembro deu entrada ma oficina. Ao contrário dos último 2 problemas, no qual a marca Autorizou de forma célere a mudança, desta vez está relutante em cumprir a garantia. Pediu a última revisão que fiz 1 semana antes deste problema. Enviei a fatura. O problema diagnóstico agora foi a Polia do Alternador, Correia de Acessórios e Bomba d'agua, esta última como consequência da soltura da polia e da Correia. Ora, esta mesma Correia foi substituída há 3 meses no próprio distribuidor. Se a polia soltou, foi por serviço mal feito. A garantia deveria ser automática. Em 6 de Setembro diante da relutância da marca em autorizar, pedi um orçamento. Enviaram um orçamento de quase 800€. Não me restou alternativa: tive que autorizar o serviço e vou pagar pelo mesmo. Mais uma falta de respeito imensa da empresa com seus clientes.


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