back

Problema Dacia Jogger

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

L. L.

Para: Caetano Fórmula SA

18/04/2023

Em 29 de junho 2022 recebi na loja Caetano Dacia em Vila Nova de Gaia um Dacia Jogger comprado por minha empresa. No dia 14 de Julho, 15 dias depois, acenderam no painel algumas luzes de alerta e apareceram algumas mensagens (mandar verificar ESC, injecção, antipoluição, arranque em subida). Imediatamente tirei foto da tela e reportei o problema para a vendedora com quem fiz o processo de compra (segue anexo print da tela). Ela disse que também aconteceu com ela, que tinha haver com carga e descarga da bateria, que seria do calor, ou seja: algo normal. Apesar da desconfiança por ser um carro 0Km, aceitei a informação. De fato, as luzes apagaram quando desligava, no entanto, voltavam a acender em algumas ocasiões, pelo menos 1 vez por semana. Em 20/09 levei o carro na oficina da Dacia em Gaia para a revisão de 30mil. Reportei todos os problemas. Fizeram a revisão habitual e disseram que estava tudo ok. Aliás, a reclamação que fiz naquele momento está relatado na fatura que remeto anexo nesta reclamação. O problema continuou e foi sempre dito que era normal, que estava tudo certo. Continuei a trabalhar, uma vez que tiro meu sustento deste carro. Pois bem, 9 meses depois, dia 5 de Abril de 2023, às 19hs, acendeu uma luz vermelha com o seguinte alerta: AVARIA ELÉTRICA PERIGO. Imediatamente parei o carro. No dia 6 pela manhã fui até à Dacia de Gaia. Lá não receberam o carro porquê a oficina estava com muita demanda. Orientaram que eu fosse em outra oficina da marca. Consegui atendimento na Dacia da Boa Vista. Foi dado diagnóstico de avaria no ALTERNADOR e que o mesmo precisaria ser trocado. Que eles não garantiam que a marca iria pagar porque nós não havíamos feitos todas às revisões nas oficinas Dacia. Mesmo assim autorizei o serviço pois precisava trabalhar. De fato não pagaram. Tive que pagar aproximadamente 800€. Retirei o carro no dia 13 de Abril a tarde. Disseram que estava tudo resolvido. Na lista dos Calculadores Verificados (segue anexo) não havia nenhuma avaria presente. Para minha surpresa, 15 minutos após a saída da Dacia Boa Vista, as mesmas luzes voltaram a acender. Imediatamente fotografei e enviei por email para o atendente Jorge (segue anexo). Ele pediu que eu retornasse. Fizeram um novo diagnóstico e para minha maior surpresa disseram que eu precisava trocar o TURBO (aproximadamente 1500€) e que novamente a marca na pagaria. Eu disse que não tinha condição alguma de fazer o serviço, que não dispunha daquela quantia e que levaria o carro. O chefe da oficina ainda insistiu mas eu disse que não ia deixar. Ficaram de mandar um orçamento que até a presente data nunca chegou. Informei a ele que o problema era antigo, desde a primeira semana com o carro. Mostrei as mensagens trocadas com a vendedora, mostrei às queixas feitas na 1a revisão. Diante de tudo isto que foi explanado, ficam às seguintes questões e uma constatação:1. É normal mesmo estas luzes acenderem com frequência num carro com 15 dias de comprado?2. A avaria no alternador foi consequência da não realização das revisões de 60mil, 90mil e 120mil nas oficinas Dacia (troca de óleo e filtros) ou já foi conquencia dos problemas iniciais?3. Porque o problema de TURBO foi detectado somente agora e não dá primeira vez na revisão de 30mil quando os mesmos alertas estavam lá?4. Há diferença entre os diagnósticos da loja de Gaia e da Boa Vista? 5. Quantos Dacias Jogger apresentaram os mesmo problemas em 9 meses de uso?6. Diante de tudo que foi relatado e comprovado por documentos, não seria expectável que a Dacia revisasse sua decisão e fizesse o reembolso do gasto com o alternador e também fizesse o conserto do Turbo à zero custo, uma vez que o problema já é de conhecimento da marca desde os primeiros dias após a compra?Constatação: mesmo diante da minha ignorância com relação a mecânica de automóvel, tenho absoluta certeza que este carro veio avariado de fábrica e assim foi-me entregue. Não ignorei às avarias, os problemas foram comunicados e ignorados pela Dacia.Hoje, 18 de Abril, às avarias persistem.Espero que estas questões sejam respondidas e consigamos resolver extrajudicialmente. Como consumidor, estou a sentir-me enganado. Como trabalhador, mais ainda, uma vez que cada dia parado representa um lucro cessante de 130€/dia.No aguardo de respostas, agradeço.

Mensagens (2)

Caetano Fórmula SA

Para: L. L.

10/05/2023

DATA NOT AVAILABLE

L. L.

Para: Caetano Fórmula SA

11/05/2023

Recebi hoje o contacto do Sr. Henrique que de forma muito gentil me passou o diagnóstico do problema que leva aos ao acendimento das luzes de avaria já relatadas na reclamação inicial. Seria um problema na Haste do Turbo e estaria esperando o posicionamento da marca, que pode aprovar ou não a troca pela garantia.Cabe a mim reiterar aqui que os calculadores (luzes de avaria) começaram a acender com 15 dias de comprado o carro. Que relatei o problema a vendedora e também na primeira revisão feita na Dacia Vila Nova de Gaia. Em nenhum momento foi resolvido, pelo contrário, foi dito que era normal devido ao calor. Ou seja: o problema é muito anterior ao dia atual. O problema precede inclusive à primeira revisão. Espero que a Marca faça o reparo de um veículo que veio com defeito de fábrica.


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.