Venho por este meio comunicar a V.Exas o sucedido. No dia 28 Abril, durante a montagem da cozinha IKEA, o Sr Joel (da TNB – empresa subcontratada pelo IKEA) rompeu um cano de água ao fazer a furação que suporta os armários. Em consequência, para além dos estragos no respetivo cano (307,50€) e de um piso flutuante completamente alagado, ainda foi gerado um curto-circuito despoletado pela entrada de água na caldeira elétrica, que ficou igualmente danificada (79,95€). Além disso, parte das caixas com as peças do novo armário ficaram ensopadas, desconhecendo de momento se podem existir consequências futuras. Confrontado acerca de quem se responsabilizava, o sr daniel (da TNB) disse que “não tinha nada a ver com o sucedido”, pois não lhe tinha sido entregue o plano de canalização da cozinha, e portanto, a responsabilidade era sempre do cliente, ou então “que me fosse queixar ao IKEA”! Logo, teria que ser eu a arcar com as despesas e consequências, mandar consertar os estragos e voltar a chamá-los depois, para continuarem a montagem da cozinha! No entanto, contrariamente ao referido no contrato, aquando o inicio da obra nunca me foi solicitado esse plano! Em sequência, questionei o sr daniel se não usavam ferramentas para deteção de cabos elétricos e canalização, ao que me disse “que não valia a pena”!No segundo dia que voltaram, a 3 Maio, após a montagem da cozinha detetamos os seguintes defeitos: - uma porta danificada - uma peça de plástico de uma das gavetas partida - cantos do veda-águas soltos - um sistema de leds por cima das bancadas avariado - prateleiras e um dos armários literalmente tortos - persiana da janela impossível de abrir ou fechar em caso de avaria, devido à má montagem da bancada e que desrespeitou o relatório do profissional que veio fazer as medições.Apesar da montagem ter sido considerada concluída pela TNB no dia 3 de Maio, acho estranho não ter existido um documento/declaração, que seja assinado pelo cliente a assumir que a montagem foi correctamente terminada! Resumindo, o serviço da empresa que representa o IKEA é a todos os títulos indigno, incompetente e deplorável! Como se não bastasse, a desculpa que “são ordens do IKEA” é sistemática e recorrente. Inclusivamente, até os restos resultantes dos cortes de madeiras e calhas metálicas, basicamente lixo, deixaram para trás, porque o “IKEA não permite que o levem!”. Em compensação os restos da cozinha de origem, levaram todos, até a torneira do lava-louça, sem questionarem se queria ficar com alguma coisa! A rudez, falta de educação do “pseudo-profissional”, sr daniel, que o IKEA enviou a minha casa é lamentável. Questiono, quem me vai ressarcir de todas as despesas resultantes (387,45€ em facturas até ao momento) em consequência do péssimo serviço realizado? Sem contar com as semanas que a minha família fica sem puder utilizar a cozinha e por conseguinte sermos obrigados a comprar comida fora! A obra que estaria prevista inicialmente durar 1 dia, ao dia de hoje, 7 de Maio, continua por concluir, sendo a melhor das previsões dia 13 de Maio. Totalizando no mínimo 15 dias! Agradeço desde já a ajuda prestada.Regina Maia