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Problema com Compra de Telemóvel

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

A. R.

Para: Tek4Life

18/08/2023

Exmos Srs, No passado dia 6 de maio de 2023, comprei um iPhone 12 128 G blue recondicionado na loja Teck4life do Porto. Aquando da compra do telemóvel disseram que o mesmo tinha garantia, no entanto, não me deram a conhecer as suas condições nem entregaram qualquer papel que demonstrasse as condições da mesma.O telemóvel foi sempre usado com película (posta na loja) e capa. No início de junho de 2023, quando precisei de usar a Camara Traseira em 0.6x, reparei que a lente estava suja e que o arco exterior da câmara inferior rodava. Levei o telemóvel à loja, expliquei a situação e disseram que iam enviar o mesmo para a dita garantia. Após um mês em reparação fui levantar o telemóvel e qual é o meu espanto, o mesmo vem com indicação de um aviso de erro nas definições, informando que a câmara mudada não é original e que, perde a garantia do fabricante (Apple). Uma vez que este tipo de alteração não me foi informada, dirigi-me de novo à Tek4life Porto e expliquei que me sentia burlada uma vez que tinha entregue o telemóvel com todas as definições e com uma câmara original e que, no fim da reparação da garantia, tinha recebido um telemóvel em condições diferentes às quais deixei o telemóvel, porque agora tinha uma indicação de erro e notificação de câmara não original. Expliquei que aquelas não foram as indicações que me deram, mas a loja disse que não iria fazer nada e que estava no direito de colocar peças não originais e que não iriam fazer nada quanto a isso. Apresentei uma reclamação, mas sem qualquer tipo de resposta à data de hoje. A 27 de julho de 2023, verifiquei que tinha um pixel queimado no ecrã do telemóvel. Dirigi-me à loja para explicar tal situação e logo me disseram que o telemóvel iria para a garantia. O técnico esteve com o telemóvel na mão e não fez qualquer comentário ou qualquer registo no documento que me entregou e disse que o telemóvel seguiria para a garantia. Nesse mesmo dia à noite, recebi um e-mail a indicar-me que na tampa traseira o telemóvel tinha uma estaladela junto à câmara fotográfica (que tinha substituída no mês anterior ao abrigo da garantia). Perguntei que implicações teria isso na resolução do problema, uma vez que tal coisa não tinha sido verificada na minha presença, e eu não tinha noção que o telemóvel tivesse qualquer dano uma vez que anda sempre protegido. Disseram que seguiria para garantia. Mas no passado dia 4 de agosto, a Tek4life enviou-me um e-mail a dizer que Após verificação técnica, o equipamento perdeu a garantia por não cumprir com os requisitos do fabricante e que o arranjo teria de ser suportado por mim, tendo dia a reparação orçamentada em 179,90€. Recusei o orçamento uma vez que, a meu ver, este arranjo tem de ser suportado pela garantia da Tek4life.Para pedir uma segunda opinião, digiri-me a uma loja Apple para saber qual as contrapartidas e saber o que significava isto de o telemóvel ter perdido os requisitos do fabricante e a garantia. Foi-me explicado que desde sempre o telemóvel teria perdido a garantia, uma vez que a caixa do telemóvel era diferente da cor das teclas, sendo, por isso, não original. Que aquando da mudança da câmara a garantia tinha também sido perdida (conforme confirmava o aviso no telefone). E que o telemóvel era americano e não português. Da análise do dano reportado na tampa traseira, não se vê qualquer ponto de impacto, quer na câmara, quer no rebordo da caixa do telemovel. Acresce que eu não verifiquei o estado da tampa traseira após a reparação da câmara. Uma vez que o telemóvel não caiu e não se vê ponto de impacto na vizinhança do dano, questiono se este dano não será consequência da troca da camara.Além de a Tek4life não me ter explicado que a reparação da câmara seria por uma não original (com perdas de garantia e valorização do fabricante), a loja também não me deu informação sobre as condições da garantia do equipamento recondicionado sendo que a Lei Portuguesa desde 2022 que obriga a que isto seja entregue ao cliente. Assim, pedia ajuda a Suas Excelências para me ajudarem a resolver este assunto uma vez que neste momento me sinto burlada pela Loja, que não quer assumir com os seus compromissos, e sinto que em nada o processo decorreu como seria suposto.Aguardo o vosso parecer. Melhores cumprimentosAna Ramos

Mensagens (2)

Tek4Life

Para: A. R.

22/08/2023

DATA NOT AVAILABLE

Tek4Life

Para: A. R.

22/08/2023

Boa tarde,Informamos que a cliente adquiriu um equipamento recondicionado, tal como o nome indica, é um equipamento recondicionado e não um semi-novo ou usado, portanto podem conter peças originais e não originais.Em relação à garantia, a mesma é dada então pela Tek4life e não pelo reparador oficial da Apple. Tem 18 meses de garantia**. E a Tek4life é responsável pelas reparações em garantia.**A garantia dos bens eletrónicos passa a ser de 18 meses, sendo que nos últimos seis meses, recai sobre o consumidor fazer a prova de que a anomalia detetada já exista no momento da entrega do bem, de acordo com o disposto no artigo 12° e 13° do Decreto-Lei 84/2021, de 18 de OutubroA garantia funciona de igual forma, conforme previsto na lei, portanto mau uso ou danos não são cobertos e estão sujeitos a orçamento.A questão da câmara, informamos que a reparação foi efetuada em conformidade, e como indicado anteriormente, a reparação foi efetuada pela Tek4life e como se trata de um equipamento recondicionado (que foi vendido como tal) é normal poder ter esse aviso, porque a peça pode ou não ser original.Em relação à segunda ida à loja, informamos que o equipamento foi recebido pelo colaborador de loja e não técnico e foi verificado o pixel queimado. Foi indicado à cliente que o equipamento ia ser enviado para garantia. A questão da tampa traseira partida não foi logo verificada, porque a cliente pousou o equipamento no balcão. No entanto, mal a cliente saiu da loja e o colaborador ia tratar do envio para garantia, pegou no equipamento, verificou o dano (que já existia) e contactou telefonicamente a cliente, bem como enviou o email (em anexo).Existe sistema de videovigilância na loja, que comprova esta situação e que o dano já vinha aquando a entrega por parte da cliente. Mais informamos, que ao telefone, a cliente deu logo indicação do género 'uma vez que à minha frente não me disse nada acerca desse dano, posso utilizar essa situação para me proteger'.Portanto, após análise técnica, efetivamente tendo em conta a tampa traseira partida, essa situação não está coberta pela garantia e foi dado orçamento:Relatório Técnico:- Após verificação técnica, o equipamento perdeu a garantia por não cumprir com os requisitos do fabricante (Tampa traseira partido na parte superior do lado esquerdo). Para resolução da anomalia, é necessário a substituição da Tampa traseira. Caso o orçamento seja aceite, após a abertura do equipamento, o orçamento poderá ser revisto se for verificada a necessidade de troca de outros componentes (que não cumpram com os requisitos do fabricante). Se o cliente recusar o novo orçamento, o equipamento pode não ser devolvido nas condições em que foi entregue.A cliente recusou orçamento. Por parte da Tek4life, estamos a agir em conformidade, uma vez que se trata de um equipamento recondicionado.Em relação ao dano, a garantia não cobre, o que também está correto. Mas o dano já existia no momento em que a cliente entregou o equipamento da segunda vez. E o dano não aconteceu com a reparação da câmara, uma vez que essa reparação foi concluída e entregue à cliente em 11/07/2023 e nada foi reportado e a cliente veio apresentar novamente o equipamento com uma nova avaria dia 26/07/2023, ou seja , 15 dias depois.ObrigadaBest Regards,ObrigadaBest Regards,Soraia FerreiraGestora de Clientes Onlinee-mail:suporte@tek4life.ptAv.Padre Julio Fragata 72, 4710-413 Braga www.tek4life.pt


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