A/C: Serviço de InformaçõesProcesso Endesa: CA-19695089Refª DECO: CPTPT02006069-12Assunto: Exposição apresentada pelo Exma. Senhora Paula Margarida Pedroso AmaroExmos. Senhores,Acusamos a recepção da reclamação apresentada pelo Exma. Senhora Paula Margarida Pedroso Amaro a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-19695089.No seguimento da exposição efetuada, informámos o Exma. Senhora Paula Margarida Pedroso Amaro, os consumos e leituras faturados pela Endesa estão em conformidade com a informação fornecida pelo Operador da Rede de Distribuição (ORD) que é a responsável pelas leituras do seu contador. Neste sentido, a faturação emitida encontra-se correta pelo que não será possível proceder à refaturação solicitada.Informamos, igualmente, que o modelo de faturação da Endesa Energia assenta na emissão de faturas baseadas em “Leituras reais de Distribuidora”, “Leituras reais de Cliente” ou “Leituras estimadas” na falta de qualquer uma das anteriores.O cálculo de consumos estimados é efetuado atendendo ao histórico do perfil de consumo realizado por cada consumidor.Ao comunicar-nos a sua leitura na “data recomendada para comunicar leituras” diminuirá o número de dias em que o seu consumo será estimado. Tenha em conta que, mesmo havendo comunicação real de leituras, é possível que haja um período de faturação que será necessariamente estimado, uma vez que a comunicação das leituras e a emissão de faturas não é simultânea. Caso existam 2 leituras comunicadas (por si e pela Distribuidora) a leitura considerada para faturação será a última leitura recebida, independentemente de ser uma leitura comunicada pela Distribuidora ou por si.Relativamente a prescrição de consumos solicitada, neste caso em apreço não se aplica, uma vez que não se trata de consumos superiores a seis meses.Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito ao Exma. Senhora Paula Margarida Pedroso Amaro, a 30 de abril de 2024.Na esperança de termos esclarecido todas as questões inerentes à situação, disponibilizamo-nos para o esclarecimento de qualquer questão adicional que possa surgir.Sem mais assunto,Os melhores cumprimentos,Endesa Energia Sucursal Portugalapoio.cliente@endesa.ptContacto: 800 101 033Todos os dias das 08h às 23hDe: Enviado: 21 de abril de 2024 15:11Para: RECLAMAÇÕES PORTUGAL Reclamacoes.Portugal@endesa.esAssunto: Recebeu uma reclamação: Problema com a fatura electricidade - (CPTPT02006069-12)