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Problema com a fatura do gás

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

S. C.

Para: Endesa Energia, S.A.

20/06/2023

Exmos. Senhores Venho por este meio expor o meu desagrado com os serviços da Endesa.Em concreto, rescindi o meu contrato com a Endesa (Serviço de Luz e Gás) a 19 de abril de 2023. A fatura cobrada pela Endesa, relativamente ao consumo de luz foi paga, pois o que foi cobrado correspondia ao consumo real. Já o mesmo não se verificou com a fatura relativa ao consumo de gás.Relativamente ao serviço de gás, a Endesa, fez uma estimativa absurda do meu consumo de gás, isto depois de eu ter dado a contagem certa no dia 19 de abril de 2023, data da rescisão do contrato. A Endesa utilizou uma estimativa e não o valor real consumido pelo cliente, ou seja, estão a cobrar m3 de gás que não tinham sido consumidos.O valor da fatura, correspondente ao mês abril, é de 203,61 €, com um consumo estimado de 98 m3. Valor este que a data de hoje 20 de junho ainda não foi consumido e que é facilmente demonstrado, pois tenho registos fotográficos das contagens. Já pedi telefonicamente a retificação da fatura por diversas vezes, mas continuam a dizer que tenho de pagar a fatura e que se não liquidar a respetiva fatura irá para contencioso.Liguei no dia 23 de maio para a Endesa e disse que o contador marcava 2211 m3, no dia 01 de junho ligo novamente informo que o contador marca 2216 m3, entrei novamente em contacto com a Endesa no dia 12 de junho e o contador marca 2221 m3. Nestes telefonemas peço sempre para retificarem a fatura.Como é que a Endesa pode cobrar um consumo de 98 m3, se a leitura comunicada a 21 de março de 2023 foi de 2174 m3 e a leitura marcada a 12 de junho no contador é de 2221 m3, o que corresponde a um consumo real de 47 m3?Porque é que a Endesa não considerou a contagem dada no dia da rescisão do contrato?Tenho tentado resolver este assunto por telefone desde o dia 24 de abril de 2023 e tenho a reportar que não me resolveram o assunto até a data de hoje.Deste modo venho exigir que os valores que me foram cobrados sejam relativos a valores consumidos de gás e não com base em estimativas, pois pretendo pagar o que efetivamente consumi.Agradeço resolução deste assunto o mais rápido possível.Aguardo resposta por escrito.Atenciosamente, Sofia Carvalho

Mensagens (3)

Endesa Energia, S.A.

Para: S. C.

04/07/2023

DATA NOT AVAILABLE

Endesa Energia, S.A.

Para: S. C.

07/08/2023

DATA NOT AVAILABLE

Endesa Energia, S.A.

Para: S. C.

07/08/2023

A/C: Serviço de InformaçõesProcesso Endesa: CA-15722981Refª DECO: CPTPT01816715-02Assunto: Exposição apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor(a) Sofia Beatriz Martins CarvalhoExmos. Senhores,Acusamos a receção da reclamação apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor(a) Sofia Beatriz Martins Carvalho a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-15722981.No seguimento da exposição efetuada a informamos o(a) Exmo(a). Senhor(a) Sofia Beatriz Martins Carvalho que, após consulta efetuada ao Operador da Rede de Distribuição, o mesmo nos informou que procedeu à correção da leitura final do Código Universal de Instalação (CUI) PT1603000003302233YD em 2188 m3.Desta forma, anulámos a fatura nº FAC 0230312023/0057189267 no valor de 203,61¤ e emitimos em substituição a fatura nº FAC 0200312023/0045061881 no valor de 39,19¤ que se encontra regularizada.Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito ao(à) Exmo(a). Senhor(a) Sofia Beatriz Martins Carvalho, a 7 de agosto de 2023.A Endesa permanece à disposição para qualquer questão adicional.Os melhores cumprimentos,Endesa Energia Sucursal Portugalwww.endesa.ptContacto: 800 101 033Dias úteis das 09h às 22h


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