Esta empresa tinha a simples tarefa de transportar uma encomenda (frigorifico combinado), do Porto para Oeiras.
Pelo histórico do rastreio, a encomenda foi expedida no dia 20 de agosto, com entrega para o dia 22 de manhã. Uma vez que a entrega incluía a recolha do equipamento usado, desliguei o frigorifico que tinha em uso e tentei usar e acondicionar a maioria dos géneros alimentares em casa de familiares.
No dia 21 de agosto às 14h58 recebi uma mensagem a confirmar a entrega no período da manhã do dia 22 de agosto, sendo que seria avisado meia hora antes.
Às 12h25 do dia 22 de agosto, e uma vez que não recebi qualquer contacto ou tentativa de entrega, telefonei para o número de apoio ao cliente da LOGIC, para perceber o que se estava a passar. Desta e única vez, o atendimento foi rápido, mas a funcionária disse-me que a entrega só seria feita no dia 23 de agosto, uma vez que não estavam preparados para transportar um frigorifico daquelas dimensões (203x59.5x68.2), o que para uma empresa de logística, revela falta de preparação. No mesmo telefonema perguntei porque razão não fui avisado deste facto, uma vez que tive uma manhã inteira a espera da entrega. A funcionária pediu imensas desculpas, mas que a entrega iria ocorrer no dia 23 de agosto sem falta. Este pormenor é revelador da falta de coordenação das equipas e da informação, com obvio prejuízo para o cliente.
No dia 22 de agosto às 13h16, recebi uma mensagem a confirmar a entrega no período da tarde do dia 23 de agosto, sendo que seria avisado meia hora antes.
Às 15h01 do dia 23 de agosto, recebo nova mensagem a avisar que entrega no período da tarde do dia 23 de agosto, com aviso meia hora antes.
Às 17h24 do dia 23 de agosto, e mais uma vez sem qualquer tentativa de contacto ou entrega da encomenda, telefonei novamente para o número de apoio ao cliente da LOGIC (com um tempo de espera de 10 minutos), ao qual a funcionária disse-me que tentaram entregar a encomenda às 13h20! Disse-lhe que não tenho no histórico de chamada nenhum telefonema, nem houve qualquer tentativa de tocar a campainha da casa. Se efectivamente isso fosse verdade, eu teria atendido o telefonema, ou a porta do apartamento teria sido aberta. Ainda para mais, tive sempre atento à janela para a chegada de uma carrinha de entregas, ao qual nunca chegou.
Neste momento para mim era claro, que a mentira serviria para esconder uma enorme falta de competência e profissionalismo. Pedi o contacto do motorista, assim como, evidência do registo de contacto, sendo que a funcionária apenas disse-me que iria ver o que se passava e que iria telefonar-me mais tarde. Disse-lhe que, nesta fase já tinha pouca fé em receber a encomenda, que o mais certo seria cancelar a mesma. Na mesma linha de incompetência transversal confirmada até agora, também não recebi o retorno do telefonema.
Neste momento, passaram dois dias inteiros sem frigorifico, um que não chegava e o outro que continuava desligado para ser recolhido pela LOGIC, assim como dois dias, com condicionamento de movimentos a aguardar contacto da LOGIC.
Sem mais contacto da LOGIC, às 23h00 do dia 23 de agosto, recebo nova mensagem a avisar que entrega seria no período da manhã do dia 24 de agosto, com aviso meia hora antes.
Às 10h46 do dia 24 de agosto, e mais uma vez sem qualquer tentativa de contacto ou entrega da encomenda, telefonei novamente para o número de apoio ao cliente da LOGIC (com um tempo de espera de 10 minutos), a mostrar o meu desagrado pelo serviço ou falta dele, sendo que na segunda-feira dia 26 de agosto, iria cancelar a encomenda, uma vez que já não acreditava na entrega da mesma. O funcionário garantiu que a entrega seria feita ainda na manhã do dia 24 de agosto, o que para mim continuava a ser vago. Pedi mais precisão no intervalo de tempo da entrega, uma vez que não podia estar condicionado à falta de competência de uma empresa que deveria mudar de ramo, uma vez que não domina o negócio da distribuição.
Passado 3 dias, ao início da tarde do dia 24 de agosto (13h04), ficou concluído a entrega mais complexa de que tenho memória.
De futuro, qualquer encomenda que envolva esta companhia como parceiro de entrega, irei cancelar a mesma, uma vez que o serviço prestado é muito pobre e pouco profissional, sendo que é transversal ao serviço de apoio ao cliente, com maior enfâse no planeamento de entregas.
O facto de no rastreio da encomenda existir a indicação que telefonaram ao cliente e que estiveram na morada, sem efectivamente o terem feito, seria algo que deveria dar processo disciplinar interno. O não assumir o erro, implica que o código de conduta da empresa, permite que o cliente seja prejudicado, aspecto que cedo ou tarde, terá implicações na própria sustentabilidade da empresa.