back

Phishing da Vodafone

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

D. S.

Para: VODAFONE

12/04/2024

Assunto: Phishing da VodafoneExmos. Senhores,Ouve uma chamada de alteração de alterar o contrato da MEO para um contrato com serviços da Vodafone, até aí tudo bem.No entanto, eu recebi o email quem está presentar-se como da Vodafone sendo em uso o email: adesoesvodafoneportugal1992@gmail.comComo podem entender, eu vi logo que o email não está certíssimo, o domínio está errado. Eu liguei a Vodafone e confirmar-em obviamente que não é um email normal que pertence a Vodafone e que a Vodafone não usa números no nome dos emails deles. E a representante da Vodafone mencionou de contactar a Deco para este processo.Como eu entendo da informática e tenho conhecimento de ataques de phishing, eu fui analisar o IP do email que foi fornecido. Sendo o IP 209.85.220.41 do SPF, DKIM e DMARC. Analisando com o site VirusTotal que é um site que verifica também os IPs e a comunidade identifica fraude e outros meios atividades suspeita.https://www.virustotal.com/gui/ip-address/209.85.220.41/detectionO que estou constar é que pode ser que até é um email legitimo de uma empresa terceira que colabora com a Vodafone para ter mais clientes, no entanto, o processo está de uma forma extremamente incorreto, deveria haver um domínio a sério e nenhum gmail de base. Não me importo de partilhar o email em formato EMLs com os responsáveis do processo (o EML está ligeiramente por cima do limite do tamanho dos ficheiros 3.43 megas). Que é um formato que contêm todas informações técnicas que é usado em uma situação real de forense digital. Simplesmente, queria que essa fraude (caso é mesmo) ser parado e investigado porque ataque destes afeta meus país que não têm conhecimento técnico, que são suspeiteis a ataques de phishing.Lamento do meu Portuguêse caso haja dúvidas ou questões, não hesitem de perguntar.Com os melhores cumprimentos,David Silva Fernandes.

Mensagens (3)

VODAFONE

Para: D. S.

12/04/2024

Valorizamos muito as questões colocadas pelos nossos clientes, são elas que nos ajudam a melhorar e a prestar um melhor serviço. Por respeito aos princípios da confidencialidade da informação dos nossos Clientes e do tratamento personalizado, solicitamos que nos coloque a sua situação através dos contatos publicitados no nosso site em www.vodafone.pt cujas principais opções deixamos de seguida.Ir para formulário de envio de emailContactar o serviço de apoio a clienteEste é um e-mail gerado automaticamente, pelo que não deverá responder para este endereço .

D. S.

Para: VODAFONE

12/04/2024

Eu fiz o envio do email via o apoio ao cliente (que foi directionado para o email apoiocliente@vodafone.com), e atualmente, estou frustrado, estão pedir o NIF da conta da Vodafone, que não existe. E isso não avança o caso de phishing que está na mão.

VODAFONE

Para: D. S.

12/04/2024

Valorizamos muito as questões colocadas pelos nossos clientes, são elas que nos ajudam a melhorar e a prestar um melhor serviço. Por respeito aos princípios da confidencialidade da informação dos nossos Clientes e do tratamento personalizado, solicitamos que nos coloque a sua situação através dos contatos publicitados no nosso site em www.vodafone.pt cujas principais opções deixamos de seguida.Ir para formulário de envio de emailContactar o serviço de apoio a clienteEste é um e-mail gerado automaticamente, pelo que não deverá responder para este endereço .


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.