Efetuei um venda na Vinted, sob a qual foi gerada uma etiqueta digital para o envio ( Código de envio criado - DPD Pickup:
09866096589318L), e levei a encomenda ao seguinte ponto DPD na passada quinta-feira dia 19-02-2026 pelas 13.30h:
Papelaria C Medeiros
Pingo Doce lj5.Av Dr Fernando Piteira Santos
2650124 Amadora
A funcionária informou-me que não conseguiu dar entrada da encomenda no sistema da DPD, mas sugeriu deixar a encomenda na superfície comercial pois posteriormente o estafeta da DPD daria entrada da encomenda no respetivo sistema informático. A funcionária colou uma etiqueta na minha encomenda onde está presente o meu número de contacto e (penso eu) essa etiqueta estará associada à etiqueta digital.
Até ao momento não tenho nenhuma informação sobre o paradeiro da encomenda.
Fui à Papelaria C Medeiros e informaram-me que o estafeta da DPD já passou por lá e levou todas as encomendas.
Entrei em contacto com o e-mail de suporte da DPD (Ticket #X7QJ2K1QD) em que expus a situação, e foi-me solicitado que apresente a reclamação através da Vinted para fazerem chegar toda a informação de que necessitavam.
Entrei em contacto com o suporte da Vinted, e foi solicitado uma confirmação/comprovante de envio (caso tenha recebido), uma descrição da encomenda e a data, hora e endereço onde a encomenda foi deixada. Ora, não tendo um comprovativo de envio da encomenda por falha do sistema informático da DPD, foi impossível fornecer essa informação.
Mantive contacto com a cliente, que se mostrou muito compreensiva pelo sucedido, e confirmei que não recebeu a encomenda até ao presente momento.
Neste momento, nenhuma das 2 entidades respondem aos meus pedidos de contacto e não faço ideia onde está a encomenda enviada.
Neste momento a Vinted acredita que a encomenda não foi enviada, e tenho a seguinte mensagem:
#Último dia para enviares (antes de 27 Fev 10:00)
#O fornecedor do serviço postal ainda não forneceu a informação de envio. A menos que recebamos a informação de envio ou o comprador confirme a entrega da encomenda, o pedido será cancelado.
NESTE MOMENTO FIQUEI SEM ENCOMENDA E SEM O VALOR DA VENDA!
Não consigo compreender como é que fornecendo o Código de Envio, a Etiqueta Digital gerada pela Vinted, e o meu Numero de Contacto que foi adicionado à etiqueta da encomenda não é mais que suficiente para localizar a encomenda que enviei e dar entrada no vosso sistema, sendo estes 3 dados unívocos.
Acredito que este é uma falha grave que pode levar ao extravio de muitas encomendas, pois se a picagem falha num checkpoint, parece que a encomenda se perde automaticamente, não existindo um sistema de redundância para evitar que isto ocorra. A exposição desta situação serve também para alertar a todos os vendedores da Vinted sobre este potencial problema.
Solicito que:
- A encomenda seja associada à etiqueta digital, função que a DPD deveria ter efetuado no momento da recolha;
- A encomenda seja entregue à cliente, serviço originalmente solicitado à DPD
- No caso de extravio da encomenda, solicito o reembolso de 10€, valor da venda do produto.
Fico a aguardar uma solução para o problema.
Cumprimentos,
Filipe Amorim