Exmos. Senhores,
Venho por este meio apresentar uma reclamação relativamente à minha experiência no voo FR9704 de Viena para Lisboa, no dia 17/09/2024. No momento do embarque, fui informado de que teria de pagar uma taxa de "Priority" para mim e para a minha companheira, no valor total de 120€, alegadamente devido ao tamanho da minha bagagem de mão.
Gostaria de salientar que a minha bagagem, nem sequer me foi dada a oportunidade de demonstrar que a bagagem caberia nos requisitos estabelecidos, por exemplo, encaixando-a de lado no medidor. Além disso, não me foi explicado corretamente o que estava a acontecer. Apenas fui informado, de forma apressada, de que teria de pagar por "Priority", sem qualquer outra explicação clara ou alternativa apresentada.
Para agravar a situação, mesmo após o pagamento desta taxa, não me foi permitido embarcar com prioridade. Devido ao atraso introduzido pelo funcionário do portão, acabámos por ser dos últimos passageiros a embarcar, o que nos impediu de usar o "overhead storage", uma das principais vantagens do "Priority".
Considero esta cobrança injustificada , ilegal e desproporcional. Contactei a Ryanair directamente para obter o reembolso imediato do valor cobrado indevidamente (120€), mas sem sucesso.
Sendo assim fica aqui a minha reclamação, contra esta prática que considero ilegal e predátoria, especialmente porque no portão de embarque havia claramente outros passageiros com malas de cabina até maiores e apenas 3 destes passageiros lhes foi exigido que pagassem "Priority".
Já agora, gostaria de saber o que aconteceria senão tivesse o valor necessário para pagar esta extorsão? Ser-me-ia negado o embarque?
Com os melhores cumprimentos,
Leo Dias
PS: Abaixo seguem mais alguns detalhes e informações.
Número de reserva: BH788F
Número do voo: FR9704
Data do voo: 17/09/2024