Exmos. Senhores,
Exmos. Senhores, eu sei que o Portal das Finanças, não faz as leis, mas tem o dever de as aplicar.
Em outubro de 2024 fiz o pagamento anual do imposto único de circulação(IUC) que deverá ser pago novamente em outubro de 2025, até aqui tudo bem, à exceção das novas regras impostas pelo governo que vão entrar em vigor em janeiro de 2026, que diz que temos de fazer o pagamento do mesmo imposto até fevereiro de 2026.
Se este imposto é pago anualmente e tem validade até outubro de 2026, porque é que tenho de pagar novamente até fevereiro de 2026 um imposto que já se encontra pago.
Ora no meu caso o valor do imposto é de 104€ porque não fazem a divisão do mesmo valor pelos 12 meses do ano e acham o valor correspondente aos últimos 3 meses do ano e faz- se o pagamento de 2025 e em janeiro de 2026 inicia-se então a anuidade do dito imposto que será sempre pago em janeiro.
Acho que o governo português, uma vez mais está a ROUBAR o contribuinte sem que este se possa defender. Acho desonesto o que nos estão a exigir, obrigam-nos a pagar duas vezes um imposto que, se não for pago, não poderei circular com o MEU carro, que fui EU que paguei e nem reclamar dessa obrigatoriedade quase posso. Estou indignada e espero que o governo reconsidere pois desta forma não está a ser justo com o povo. Quero acreditar numa boa gestão deste governo, mas não da forma que está a fazê-lo, prejudicando quem trabalha e ganha o salário mínimo, obrigando as pessoas a pagar duas vezes o mesmo imposto referente ao mesmo ano civil.
Cumprimentos.