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Pagamento Bagagem Indevida

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

I. G.

Para: RYANAIR

12/05/2022

Exmos. Senhores, Eu, Inês Henriques Guerreiro venho por este meio apresentar uma reclamação à vossa companhia, Ryanair. No dia 04-maio-2022, no aeroporto de Lisboa realizei uma viagem com 3 amigos: Telmo Nunes, Ana Maurício e Rafael Branco. Embarcamos no voo das 09:05 com destino entre Lisboa e Roma (com ref. WFBTVN).Na chegada à porta de embarque, eramos os últimos da fila. A fila andou normalmente, até que a meio do processo uma hospedeira de terra se deslocou até nós pedindo para deslocarmo-nos a outro balcão para ver o nosso cartão de embarque. Verificou o nosso cartão de embarque e após isso, obrigou-nos a pagar mala (de forma individual). Alegou que as malas não tinham as medidas recomendadas NON-PRIORITY (small-bag). Todas as nossas malas cumpriam as medidas recomendadas no site e cartão de embarque. Anteriormente, já viajamos com as mesmas malas e não houve qualquer problema. Saliento que era a nossa única mala (mala pessoal) que está incluída em todos os tipos de tarifa de passageiro. Cabendo debaixo do assento à nossa frente.Pedimos à hospedeira de terra para que verifica-se o tamanho das malas com uma fita métrica ou qualquer outro método, tal não o fez obrigando-nos a pagar a mala com o discurso: “Estamos a perder tempo, temos de prosseguir a porta de embarque já está a fechar.” Com isto pedimos o livro de reclamações e a resposta também foi: “Faça por email na página da Ryanair.”É inadmissível atitude da equipa da Ryanair para connosco. Fomos obrigados a pagar mala, sem direito à verificação das medidas, apressam-nos e ainda nos negando o acesso ao livro de reclamações. Já na fila pudemos verificar que no balcão NON-PRIORITY havia pessoas que tinham passado com mochilas (30L) e malas do mesmo tamanho que a nossa e nada lhes foi cobrado, apenas a nós os 4. A cada um de nós foi cobrado o valor de 46€, tendo as nossas malas ido para porão. O Telmo Nunes pagou com o seu cartão o valor de duas malas, a minha (Inês) e a dele. O Rafael Branco pagou com o seu cartão o valor de duas malas também, dele e da Ana Maurício. Quando chegámos ao avião, também verificámos que havia espaço suficiente na cabine se quiséssemos eventualmente por as nossas malas, não sendo necessário porque mais uma vez friso que as malas cumpriam as medidas para caber debaixo do assento à nossa frente. Uma questão: Porque é que as malas seguiram para porão, quando havia espaço na cabine?Outra coisa que pudemos verificar é que na abertura do check-in de Lisboa-Roma, não havia qualquer tipo de confirmação de check-in por email para a pessoa que tinha comprado todos os bilhetes (Rafael Branco) impossibilitando o download dos Boarding Pass (pela app Ryanair). Tentamos vários métodos para conseguir fazer o check-in desde alterar palavras passes referentes ao email e chegamos mesmo a ligar para a linha de apoio da Ryanair. Após conseguirmos efetuar o check-in (através de um “email fictício” dado pela Rumbo (2ªopção)) verificámos que as medidas das malas seguiram pelo Boarding Pass, cumprindo as nossas malas as medidas recomendadas por este. Na abertura do check-in Roma-Lisboa, tivemos acesso a um link dado pela hospedeira de terra (apresentamos no balcão uma queixa também referente a este assunto em Lisboa) para aceder diretamente ao check-in Roma-Lisboa. Na realização do check-in Roma-Lisboa, tivemos acesso a opção Prioritário (2 Malas de Cabine). Não querendo novamente “ter chatices”, pagámos todos essa opção (isto é 20€p/pessoa) que foi impingida/” recomendada” pela hospedeira de terra. Friso mais que as malas cumpriam as medidas para caber debaixo do assento à nossa frente. Aguardo uma resposta da vossa parte sendo que, recentemente (março de 2022), Ana Maurício e o Rafael Branco viajaram com a mesma mala e pela mesma companhia aérea entre Lisboa e Madrid e nada também lhes foi cobrado. Podendo verificar através dos anexos que os cartões de embarque das viagens anteriores de ambos (Ana Maurício e Rafael Branco) são iguais a este atual (NON-PRIORITY) e as medidas das malas são iguais. Aguardo a vossa resposta.AtenciosamenteInês GuerreiroTelmo NunesAna Maurício Rafael Branco

Mensagens (2)

RYANAIR

Para: I. G.

12/05/2022

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RYANAIR

Para: I. G.

29/05/2022

DATA NOT AVAILABLE


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