Opel Insignia - Motor Partido aos 117800 Kms
Problema identificado:
OutroReclamação
I. L.
Para: OPEL Portugal
Comprei um veículo novo um Opel Insígnia Sport Tourer 2.0 CDTI 160cv no concessionário Opel STA de Torres Vedras onde fez as duas primeiras revisões, a terceira na AutoIndustrial da Malveira e a quarta e restantes na Sofrapa Odivelas, óleos, filtros e todos os materiais de desgaste sempre colocados na marca e nunca foi deixada noutra oficina de mecânica.O veiculo com 117800 kilometros, ou seja, com 5 anos, 11 meses e 21 dias entra em oficina (reparador autorizado OPEL Sofrapa em Odivelas) no dia 21 Julho 2017 as 19h00 conforme declaração emitida com uma batida anormal no motor e no dia 24 Julho 2017 conforme declaração emitida foi diagnosticado que a cambota e a bielas estão gripadas, isto é, está num processo inicial de o motor do veículo agarrar e consecutivamente partir, caso o sucedido acontece-se em andamento nem quero imaginar os perigos para mim e para o meu filho de 10 meses de idade que viaja diariamente comigo. Questionei à oficina como é possível se o veículo está a fazer 6 anos, tem 117800 kilometros que em média não chega aos 20000 kilometros anos e sempre foi assistido nos reparadores autorizados Opel alem de que a última revisão feita em Dezembro 2016 a cerca de 6 meses foi efectuada troca de óleo e nada foi detectado. A oficina indicou que o serviço deles estava feito e que ia dar início ao processo de pedido de responsabilidade e parecer à OPEL Portugal, iria juntar a digitalização do livro de revisões do veículo, o orçamento de reparação assim como as declarações de avaria.Passados 7 dias de o veiculo estar imobilizado na Sofrapa e não ter sido cedido um veiculo de cortesia por parte da Sofrapa ou Opel de Portugal, foi dada a indicação que a Opel assumiu 50% do valor da reparação pois era o máximo que poderia acontecer e caso pretendem-se que o problema ficasse resolvido teria que assumir o restante valor. Ora estando sem veiculo há duas semanas e sem possibilidade de aguardar mais pedi a reparação do veiculo.Ao levantar o veiculo no dia 10-08-2017 fiz o pagamento de uma reparação de motor novo no valor de 2662.53 €.Só posso concluir que existiu um defeito de fabrico no motor do veiculo Opel Insígnia de quadro nº WOLGT8EM9B1149535 originando a que a cambota e bielas estivessem ao inicio de gripar por mau funcionamento interno do motor, ou o tipo de óleo usados nas revisões por parte da marca OPEL que danifica o mesmo, ou seja, alheio à minha pessoa.Após andar com o veiculo durante três dias foi detectado uma avaria no pedal de embraiagem que foi causado pela reparação do problema do motor, o pedal ficava preso no fundo e tinha que ser colocado para cima manualmente, desloquei-me mais uma vez à Sofrapa e o responsável de oficina levou o carro para o elevador e segundo ele sangrou o sistema todo e que o problema não voltaria a suceder, a verdade é que após 5 kilometros o mesmo aconteceu, retornei à oficina e o repetiram o processo, o problema manteve-se e após o feriado de 15 de Agosto fui deixar o veiculo mais uma vez à Sofrapa e ficou dois dias para testes e indicaram que não foi detectado qualquer anomalia, verificando assim que peguei no veiculo que o problema consistia desloquei-me a outro concessionário Opel para obter uma segunda opinião e ai comprovou-se que para começar a resolver o problema tinha que ser substituído a bomba do pedal de embraiagem, voltei novamente à Sofrapa apresentando relatório e ai ao fim de existir e indicar que iria apresentar reclamação foi dada a indicação para lá deixar o veiculo que por cortesia ia trocar a bomba do pedal e se o problema se mantivesse que teria que se partir para o sistema de embraiagem.Ao fim de 4 dias úteis entregaram o veiculo e ao testar o mesmo verifiquei que o problema se mantinha, dei essa indicação ao chefe de oficina que alegou não poder fazer mais nada e que se quisesse que a avaria fosse verificada e resolvida teria que suportar todos os custos.Contactei a Opel Portugal e após 10 dias de analise indicou a mesma resposta que a Oficina.Resumindo comprei um veiculo novo que custou 37 000 €, sempre foi assistido nos concessionários autorizados Opel com uma manutenção anual a rondar os 1000€ e aos 117 000 kilometros necessitou de um motor novo que tive que pagar 50% além de ter ficado com um problema na embraiagem que o veiculo não dá segurança em viagem e pode vir a dar mais despesa.Todo este processo foi acompanhado pela Opel Portugal, além de ter enviado para a Opel na Alemanha e não ter obtido qualquer resposta esclarecedora.Tenho em minha pose todas as faturas, relatório/diagnósticos e videos do problema do pedal de embraiagem.
Mensagens (6)
I. L.
Para: OPEL Portugal
Envio hoje os documentos para juntar a minha reclamação, fatura do valor pago pela reparação ao concessionário Opel Sofrapa Odivelas e respectivas declarações que comprovam a avaria no motor deficiente.
OPEL Portugal
Para: I. L.
Exmos. Senhores,Antes de mais agradecemos o contacto de dia 5 de Novembro do corrente ano, o qual mereceu a nossa melhor atenção.Gostaríamos de clarificar o porquê das reparações em questão não terem sido suportadas em total pela Opel e pelo nosso Reparador Autorizado. Apos diagnóstico efetuado, foi decidido a título excecional aplicar uma Política Comercial, com o objetivo e atendendo a diferentes fatores, minorar os custos de uma reparação que à partida não seria suportada pela marca, a fim de diminuir o seu impacto para os nossos clientes.Poderá assim constatar que não abandonamos os nossos clientes mas pelo contrário tentamos ir sempre ao encontro das suas expectativas porém dentro de determinados parâmetros.Relativamente á embraiagem, apos diagnóstico efetuado, não foi detetada qualquer anomalia.A Opel Portugal, Lda., por princípio e opção, não participa em processos de mediação fora dos seus próprios meios de atuação e das instâncias normais do Estado, quando estejam em causa questões técnicas relacionadas com o produto.Sem outro assunto de momento, despedimo-nos apresentando os nossos melhores cumprimentos e consideração.Atenciosamente,Nicole ValenteOpel Portugal, Lda.Assistência ao ClienteOpel Portugal, Lda.Quinta da Fonte, Edifício Gil Eanes, Piso 32770-192 Paço de ArcosPortugalCentro de Atendimento a Clientes OPEL Tel. 808 200 700 (Dias úteis das 9:00 às 17:00)Mail: opel.portugal@opel.comMCRC Cascais e NIPC 506819213 Capital Social € 17.458.000,00Em cumprimento da obrigação contida no artigo 10.º da Lei nº 67/98, de 26 de Outubro, a Opel Portugal informa que, no seguimento do pedido de assistência apresentado por V. Ex.ª e, exclusivamente para esse fim, procederá ao tratamento informático dos dados pessoais comunicados, no respeito integral pelos princípios legalmente estabelecidos. Ainda e apenas para o mesmo fim, os dados poderão ser objeto de comunicação pela Opel Portugal a qualquer Reparador Autorizado que integre a Rede Autorizada OPEL. São garantidos os direitos de acesso e de retificação dos mesmos através dos contactos supra indicados.------ Previous Message ------
I. L.
Para: OPEL Portugal
Caro (a) Opel Portugal, a obrigação da Opel/Sofrapa como bom nome que representa e que até Maio 2017 sempre esteve a meu bom parecer era terem assumido totalmente as despesas da reparação do bloco do motor, pois o veiculo sempre foi assistido na marca e foram colocados os lubrificantes pela Opel indicados.Se um motor que era revisto em todas as revisões (quero acreditar que sim, porque pagava as facturas desse serviço) e os níveis eram verificados e repostos numa a oficina reparadora autorizada OPEL e nem mesmo esta em questão soube explicar o porque de um motor com 117800 kilometros ter entrado em colapso e de estar para breve as cabeças de bloco de motor estalarem quero saber se a Opel Portugal consegue justificar.Nunca foi apresentado um relatório da oficia SOFRAPA ou da Opel Portugal a justificar o porque deste problema surgir, será que foi um defeito de fabrico ou mal lubrificado pelas vossas oficinas? Sobre o problema na embraiagem do veiculo a Sofrapa deu indicação que não detectou a anomalia, mas a verdade é que também não a detectou inicialmente e após analise de outro reparador OPEL a LTA (Concessionário Torres Vedras) ter diagnosticado que existia um problema da bomba de pedal de embraiagem a SOFRAPA fez a substituição da bomba do pedal por cortesia.O chefe de oficina Sofrapa comunicou no final de trocar a bomba do pedal que caso pretende-se poderia voltar a retirar o bloco do motor para poder chegar ao sistema de embraiagem para verificar a anomalia mas que esses custos teriam que ser suportados por mim, pois ele não verificava necessidade de o fazer.Mas conforme os vídeos enviados à Opel Portugal onde é visível a qualquer ser humano as anomalias na caixa de velocidade do veiculo assim como no pedal de embraiagem que se o erro foi deles a montar o sistema de embraiagem quando ocorreu a troca do bloco de motor, porque que eu como lesado tenho que pagar pelo mau serviço da Sofrapa?Todo este processo foi acompanhado pela D. Nicole Valente e a própria me comunicou por via telefónica que o chefe de oficina da SOFRAPA disse que "não encontrava nenhuma anomalia no veiculo mas que estavam dispostos a fazer um orçamento e a reparação da anomalia da embraiagem".Se não havia problema como é que um responsável sugere esta informação a uma pessoa da Opel Portugal e a mesma transmite ao cliente?Quando pedi à D. Nicole para enviar essa informação por email, o mesmo foi enviado mas não com o mesmo texto.Quero crer que apesar de todos os problemas, dificuldades e histórias omitidas a Opel Portugal vai assumir o total das despesas da reparação do bloco de Motor assim como deixar o sistema de embraiagem do veiculo em pleno estado como estava em Maio 2017 antes da intrevenção.Sou proprietário de um Opel Insignia desde Julho 2011, o meu pai de um Opel Astra desde Janeiro 2005, irei comprar um veiculo com a minha esposa no Verão 2018 e um dos modelos de preferência era um o Opel Croosland mas caso este processo seja encerrado desta forma não voltarei a comprar um veiculo Opel, pois a credibilidade de motor e manutenção não é vista a bons olhos, assim como explicarei todo este processo a quem o pretenda fazer, seja familiares, amigos, questionários de satisfação ou órgãos de comunicação social.
OPEL Portugal
Para: I. L.
Exmos. Senhores,Agradecemos o contacto de dia 7 de Novembro do corrente ano, o qual mereceu a nossa melhor atenção.Vimos por este meio reiterar a informação anteriormente prestada. Apos diagnóstico efetuado, foi decidido a título excecional aplicar uma Política Comercial, com o objetivo e atendendo a diferentes fatores, minorar os custos de uma reparação que à partida não seria suportada pela marca, a fim de diminuir o seu impacto para os nossos clientes.Poderá assim constatar que não abandonamos os nossos clientes mas pelo contrário tentamos ir sempre ao encontro das suas expectativas porém dentro de determinados parâmetros.Relativamente á embraiagem e apos diagnóstico efetuado, não foi detetada qualquer anomalia.Informamos também que a Opel Portugal, Lda., por princípio e opção, não participa em processos de mediação fora dos seus próprios meios de atuação e das instâncias normais do Estado, quando estejam em causa questões técnicas relacionadas com o produto.Sem outro assunto de momento, despedimo-nos apresentando os nossos melhores cumprimentos e consideração.Atenciosamente,Nicole ValenteOpel Portugal, Lda.Assistência ao ClienteOpel Portugal, Lda.Quinta da Fonte, Edifício Gil Eanes, Piso 32770-192 Paço de ArcosPortugalCentro de Atendimento a Clientes OPEL Tel. 808 200 700 (Dias úteis das 9:00 às 17:00)Mail: opel.portugal@opel.comMCRC Cascais e NIPC 506819213 Capital Social € 17.458.000,00Em cumprimento da obrigação contida no artigo 10.º da Lei nº 67/98, de 26 de Outubro, a Opel Portugal informa que, no seguimento do pedido de assistência apresentado por V. Ex.ª e, exclusivamente para esse fim, procederá ao tratamento informático dos dados pessoais comunicados, no respeito integral pelos princípios legalmente estabelecidos. Ainda e apenas para o mesmo fim, os dados poderão ser objeto de comunicação pela Opel Portugal a qualquer Reparador Autorizado que integre a Rede Autorizada OPEL. São garantidos os direitos de acesso e de retificação dos mesmos através dos contactos supra indicados.------ Previous Message ------
I. L.
Para: OPEL Portugal
A Opel Portugal não respondeu a nenhuma das questões colocadas anteriormente e já deu para compreender que utiliza os mesmos textos em formato minuta que nos e-mails para responder às reclamações no site da DECO.Agradeço que deu resposta concreta as questões colocadas anteriormente. Sobre a reclamação do veículo ter ficado com anomalias não é possível fazer o carregamento dos ficheiros em vídeo para demonstrar aqui mas pode aceder aos mesmos através do e-mail que enviei. Irei fazer chegar todo este procedimento a todos os órgãos de comunicação possível para fazer ver o mau presságio da Opel Portugal..
OPEL Portugal
Para: I. L.
Exmos. Senhores,Antes de mais agradecemos o contacto de dia 7 de Novembro do corrente ano, o qual mereceu a nossa melhor atenção.Cumpre-nos informar que fomos contactados diretamente por parte do cliente relativamente à questão colocada e iremos contactar o mesmo para dar seguimento à situação.A Opel Portugal, Lda., por princípio e opção, não participa em processos de mediação fora dos seus próprios meios de atuação e das instâncias normais do Estado, quando estejam em causa questões técnicas relacionadas com o produto.Sem outro assunto de momento, despedimo-nos apresentando os nossos melhores cumprimentos e consideração.Atenciosamente,Nicole ValenteOpel Portugal, Lda.Assistência ao ClienteOpel Portugal, Lda.Quinta da Fonte, Edifício Gil Eanes, Piso 32770-192 Paço de ArcosPortugalCentro de Atendimento a Clientes OPEL Tel. 808 200 700 (Dias úteis das 9:00 às 17:00)Mail: opel.portugal@opel.comMCRC Cascais e NIPC 506819213 Capital Social € 17.458.000,00Em cumprimento da obrigação contida no artigo 10.º da Lei nº 67/98, de 26 de Outubro, a Opel Portugal informa que, no seguimento do pedido de assistência apresentado por V. Ex.ª e, exclusivamente para esse fim, procederá ao tratamento informático dos dados pessoais comunicados, no respeito integral pelos princípios legalmente estabelecidos. Ainda e apenas para o mesmo fim, os dados poderão ser objeto de comunicação pela Opel Portugal a qualquer Reparador Autorizado que integre a Rede Autorizada OPEL. São garantidos os direitos de acesso e de retificação dos mesmos através dos contactos supra indicados.------ Previous Message ------
Precisa de ajuda?
Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação