Exmos. Senhores,
Comprei no dia 25 de nov de 2024 um Apple Watch, e identifiquei ao abrir que a cor não correspondia ao apresentado. Dirigi-me à Media Markt de Matosinhos, dia 26 de nov para trocar o artigo, e o apoio ao cliente menciona que não posso trocar o artigo porque é Apple, e a embalagem tem que estar selada.
No talão, menciona:
Troca até dia 31 de janeiro - tentei trocar a 26 de novembro;
Produto nas condições de utilização e funcionamento em que foi vendido - o produto, apple watch, nem sequer foi ligado, ou experimentado;
Embalagem original - a embalagem original foi apresentada e nada menciona sobre estar selada;
Remete-nos para o site: mediamarkt.pt.levantamento de encomendas , que não tem qualquer informação relevante;
E ainda, aborda as condições da loja e em loja nada tem mencionado que o produto ter de ser devolvido selado.
Por isso, da informação que detenho no talão, nada inviabiliza a abertura.
Na loja foi.me transmitido que é um item de higiene pessoal e não dá para trocar - informação omissa, quer em indicações na loja, quer no site. Perante a lei portuguesa onde é que um relógio é um bem de higiene pessoal? Além disso, no talão o item de higiene pessoal, applewatch, é categorizado como "telecomunicações". Incongruente!
No site para onde fui direcionada apõs exposição à marca, fala sobre a devolução de artigos e nas excessões não existe nenhum ponto que fale sobre os smartwatchs.
"Poderás devolver todas as tuas compras, no período de 14 dias à data de entrega na morada que nos indicaste, à exceção de:
Produtos de higiene pessoal usados;
Produtos personalizados, a pedido do Cliente;
Software, jogos, consumíveis, CD/DVD e filmes que não tenham a embalagem original intacta e selada (sem selo do IGAC);
Produtos instalados;
Produtos que tenham sido ativados."
E, engraçado que se lê, por exemplo, nos jogos que a embalagem tem que estar selada, mas nos smartwatchs não mencionam nada.
Prova também que é claro que a marca distingue embalagem de produto.
No site, para onde o apoio ao cliente me direcionou, faz-se ler sobre a devolução em loja:
"Importante: para realizar uma devolução, deves apresentar ou ter preparado o seguinte:
O produto na sua embalagem original
Inclui todos os componentes (manuais, acessórios originais ou ofertas promocionais, se aplicável)"
Embalagem original e não embalagem intacta e selada como mencionam nos vídeojogos. E distinguem novamente produto de embalagem.
Desculparam‐se, por fim com "normas Apple", o que não corresponde à verdade. No site da Apple faz‐se ler que apenas o software tem que ser devolvido selado, estamos a falar de hardware.
Práticas de devolução enganosas, e omissas.