26-12-2018. Orçamentação da cozinha.05-01-2019. Após reflexão, aceitação do orçamento. 1ªalteração, pois os puxadores estavam descontinuados. Os novos ficaram mais caros! Foi acrescentado um painel lateral FÖRBÄTTRA (que ficou esquecido no planeamento). Marcação da data de 09-01-2019 para a verificação das medidas in situ. (Pagamento do serviço 50€). 05-01-2019. O técnico Rui Sousa, da empresa subcontratada Pantoja, efetua o serviço em menos de 15min! Não deixou documento e fiquei com dúvidas em relação à qualidade deste serviço pago!11-01-2019. Na base da “verificação” é elaborado novo orçamento. Pagamento da cozinha e agendamento para a instalação/montagem para o dia 17-01-2019.17-01-2019. É feita a montagem parcial da cozinha. Devido a um erro de planeamento (não detetado na “Verificação”) o móvel do exaustor e respetiva porta estavam errados (idênticos aos outros) pois deviam ser mais curtos. Foi detetado a falta dos veda-águas (2) esquecidos no planeamento e não conferidos a quanto da “verificação”. Faltam os painéis de parede decorativos que nunca foram incluídos nos orçamentos anteriores apesar de pedidos.Durante uma semana (20 a 24-01-2019) tentativa de resolução do problema por telefone (linha apoio cliente). Sem sucesso (comunicação e entendimento impossível) devido a falta de conhecimento dos funcionários do apoio cliente em relação ao projeto em si e tecnicidade do mesmo. 26-01-2019. Deslocação IKEA Braga: Retificações dos problemas existentes com aumento do orçamento inicial! Agendamento do fim da montagem da cozinha para dia 06-02-2019 06-02-2019. O técnico de montagem da Pantoja Rui Gonçalo não fez mais nada porque o móvel do exaustor 60x37x40 entregue nesse dia chegou danificado. O Painel decorativo não foi montado porque depois do técnico falar de outro problema com a Sofia (IKEA) dizendo respeito ao facto que o painel de parede ter uma altura de 55cm enquanto que a distancia planeada entre os móveis superiores e inferiores é de 60cm. O técnico precisa do aval da IKEA para operar a descida do móvel superior de 3cm (implica descer a calha de 3cm).09-02-2019. Deslocação IKEA Braga: Após minuciosa verificação foi decidido que haveria envio de um técnico para uma nova verificação das medidas e apreciação do estado da obra. Agendamento para dia 13-02-2019 visto haver já muito pouco para acabar. Conforme sugestão do técnico de montagem da Pantoja (Rui Gonçalves), falei da necessidade de descer 3cm as calhas dos móveis superiores de maneira a poderem ajustar-se à altura do painel decorativo. Após confirmação telefónica com a responsável (Soraia)e a PAntoja, a IKEA acedeu ao pedido.13-02-2019. Após espera de 4 h não apareceu ninguém. Terá havido um problema com a entrega/logística. Ficou agendado novamente para o dia 20-02-2019. Nesse dia, não podendo estar presente (Trabalho) mandei a minha mãe ao local para me representar. Entrega do material às 13h!!! Às 13h24 o técnico que iria realizar a montagem telefona a dizer que estava a sair de Amorosa (Viana do Castelo) onde estava a realizar outro serviço e que precisaria de 15 min para chegar. Dei o meu aval e chegou às 13h45. Ainda não tinha almoçado. Montou (mal) os painéis de parede LYSEKIL e o móvel do exaustor. Quando confrontado com a necessidade de descer os móveis de 3cm como acordado com a IKEA/Pantoja afirmou que não constava da sua folha de trabalho. Não tendo autorização, não iria alterar o que estava no projeto. Convidou-me a ligar para a IKEA. No fim do dia de trabalho passei pela obra de maneira a avaliar o trabalho feito e notei vários defeitos:• painéis decorativos mal instalados. Verifica-se que várias calhas de acabamento estão soltas. Além disso o próprio painel oscila (Não parece fixo). FOTOS• Falta de prateleira móvel inferior (banca)• O móvel do exaustor está desnivelado (FOTO)• O corte de uma bancada está com aspeto estilhaçado e com má aplicação da cola. (FOTOS)• A folga de 3cm entre painel decorativo e móvel superior devido a uma falta de estandardização não foi corrigida.• Falha no alinhamento do móvel superior com o móvel inferior (FOTOS)• Existem materiais no local que não foram colocados nomeadamente os veda-águas e o que parece ser a calha de fixação dos móveis inferiores que não foi aplicada.20-02-2019. Deslocação IKEABraga. Nova reclamação no apoio cliente. Foi aberto novo processo nº4316489. Ficou registado tudo o que estava mal. Mostrei as várias fotos para sustentar todo o processo. Indicaram-me que não voltaria a usufruir dos serviços da empresa responsável pela pela instalação (Pantoja) e que seria a própria IKEA com uma equipa competente e conhecedora da realidade IKEA que efetuaria uma nova vistoria à obra, para a montagem final pela mesma equipa e a retificação dos problemas apresentados. Fiquei de mandar via email para apoioaocliente@ikea.com as fotos apresentadas para que a equipa pudesse dar inicio ao trabalho.06-03-2019. Chamada do apoio cliente IKEA para informar agendamento do fim da instalação PELA PANTOJA !?!?!?! para o 20-03-2019 entre as 14h e 18h. Interroguei sobre o facto do porquê ser a Pantoja a realizar o serviço e não uma equipa IKEA como combinado. Explicaram que, como havia um contrato com a Pantoja, esse devia ser cumprido…!?!?! No entanto, de maneira a evitar mais problemas e mal-entendidos, uma listagem dos trabalhos pedidos à Pantoja me seria enviada por email (Recebido a 13-03-2019). A funcionária do apoio cliente IKEA deu-me a garantia que tudo ficaria concluído no dia 20-03-2019!!!!!!20-03-2019. Após aguardar 2h (16h00), e como ninguém ainda tinha aparecido ou comunicado comigo, liguei ao apoio cliente da IKEA que me informou, depois de contactar com a Pantoja, que não vai aparecer ninguém. Problema de logística!!!!! Mais uma vez!!!! Nem um aviso!!! Após reclamar veemente agendei para o dia 27-03-2019 e resolvi dar fim à minha paciência com todo este processo reclamando a quem devia.