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NOS internet - Somente recebi metade da velocidade contratada e a NOS se recusa a consertar

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

L. F.

Para: NOS Comunicações SA

03/10/2023

Contratei 1Gbps de internet de fibra com a NOS, mas nunca obtive mais que 500Mbps. Fora isso, minha assinatura foi forjada no contrato, indicando que o serviço estava a funcionar correctamente, e a NOS nada fez quanto a isso.No dia da instalação (30 Set 2023), o técnico verificou com o próprio aparelho da empresa, utilizando um cabo de rede CAT6, que o máximo de velocidade obtida era em torno de 500Mbps.No dia 3 Out 2023, entrei em contato com a NOS via número 16990, onde passei mais de 1h30m a falar com um atendente. Realizei diversos teste em vários sites, incluindo o site da NOS, e todos eles apontavam no máximo em torno de 300Mbps.Chegaram a me informar por ligação um absurdo: disseram que era aceitável a velocidade ser até 10% da contratada. Ao final da ligação disseram que não poderiam fazer nada pois a velocidade contratada estava correcta, sendo que no próprio site da NOS foi registrado menos de 100Mbps durante os testes realizados ao longo do atendimento.Fora isso, após ter constatado com o site da NOS que a velocidade era muito menor que a contratada, eles tentaram dizer que o cabo que eu estava utilizando era incorreto (cabo utilizado foi CAT6), e que a placa de rede do meu computador estava com defeito (o computador é um Lenovo E14 novo, que já registrou velocidades de internet muito maiores em outras redes).Informei também que a minha assinatura no contrato recebido via email não era a minha assinatura, e a única orientação foi orientamos a procurar medidas legais.Por fim me indicaram contratar um serviço terceiro, chamado PC Magic, que teria um custo adicional para mim, e se recusaram enviar um técnico, trocar aparelho, ou realizar qualquer tipo de laudo técnico no local da instalação.Esse foi o maior descaso ao cliente que já vi na vida, mesmo já tendo sido cliente de diversas empresas de internet. Sigo com uma internet de 300~500Mbps enquanto que estou pagando quase 45EUR por 1Gbps.

Mensagens (9)

NOS Comunicações SA

Para: L. F.

04/10/2023

Caro cliente,Asseguramos que vamos analisar a situação e que em breve entraremos em contacto para informarmos sobre a solução encontrada.Gratos pela atenção,Serviço a cliente NOS

NOS Comunicações SA

Para: L. F.

11/10/2023

Caro cliente,Tal como tivemos oportunidade de informar através do e-mail que enviámos para o endereço associado à sua conta de cliente NOS, a situação já se encontra esclarecida.Gratos pela atenção,Serviço a cliente NOSSent: 4 de outubro de 2023 08:17ecebeu uma reclamação: NOS internet - Somente recebi metade da velocidade contratada e a NOS se recusa a consertar - (CPTPT01888630-40)Caro cliente,Asseguramos que vamos analisar a situação e que em breve entraremos em contacto para informarmos sobre a solução encontrada.Gratos pela atenção,Serviço a cliente NOS

L. F.

Para: NOS Comunicações SA

11/10/2023

Não foi solucionado e tentaram me cobrar 45€ para reparar o que nunca funcionou devidamente.A Ouvidaria me ligou e combinaram de enviar um técnico para substituir o modem.Para a minha supresa, no dia que o técnico estava chegando à minha casa, ele me ligou para perguntar do que se tratava. Eu expliquei a situação e ele informou que esse tipo de serviço ia me custar 45€ na fatura da NOS. Ele me orientou que deveriam ter solicitado internamente uma manutenção e não uma alteração.Ou seja, a "solução" proposta pela NOS para o problema de eu ter se quer metade da internet contratada é me cobrar o valor de uma mensalidade. Isso é completamente absurdo.

NOS Comunicações SA

Para: L. F.

12/10/2023

Caro cliente,Asseguramos que vamos analisar a situação e que em breve entraremos em contacto para informarmos sobre a solução encontrada.Gratos pela atenção,Serviço a cliente NOS

NOS Comunicações SA

Para: L. F.

18/10/2023

Caro cliente,Tal como tivemos oportunidade de informar através do e-mail que enviámos para o endereço associado à sua conta de cliente NOS, a situação já se encontra esclarecida.Gratos pela atenção,Serviço a cliente NOSSent: 12 de outubro de 2023 11:43 sua reclamação para a/o NOS internet - Somente recebi metade da velocidade contratada e a NOS se recusa a consertar - (CPTPT01888630-40)Caro cliente,Asseguramos que vamos analisar a situação e que em breve entraremos em contacto para informarmos sobre a solução encontrada.Gratos pela atenção,Serviço a cliente NOS

L. F.

Para: NOS Comunicações SA

06/11/2023

A solução da NOS foi dizer que não há problemas técnicos na minha região. Até hoje não foi trocado o modem gratuitamente. Continuo com wifi com uma média de 200mbps, sendo que pago por 5 vezes essa velocidade.Quero o cancelamento da minha conta por não cumprimento da velocidade anunciada, e sem ter que pagar multa por isso, pois nunca recebi simplesmente o que contratei.Realizei testes com a plataforma da Deco desde que contratei a NOS, e tenho registrado os valores de download abaixo do mínimo exigido. Vou pedir rescisão de contrato antecipada e sem custos.

L. F.

Para: NOS Comunicações SA

06/11/2023

Exmos Senhores,Na qualidade de cliente, comunico que o serviço contratado não está a ser prestado nas condições acordadas. Tal como podem verificar pelos resultados das medições efetuadas, a velocidade de acesso ao serviço de internet fixa está muito abaixo daquela a que se obrigam. Saliento que os resultados apresentados foram obtidos respeitando as instruções de medição enunciadas.Assim, solicito uma solução nos próximos 15 dias úteis. Sublinho que o serviço de internet é fundamental no interesse que tenho nos serviços contratados e que o nível de serviço acordado foi determinante na minha decisão de contratar. Neste sentido, caso a velocidade de acesso entregue não corresponda a um nível razoável, comunico, desde já, a vontade de resolver o contrato sem qualquer encargo.Caso não obtenha solução para este problema, irei recorrer ao centro de arbitragem competente.Aguardo a vossa resposta, cumprimentos,LUCIANO FREITAS___________________________________________________________________________DADOS DO CONTRATO:Operador: NOSVelocidade de download contratada: 1000 MbpsTecnologia contratada: FIBRA___________________________________________________________________________MEDIÇÕES EFECTUADAS:Dia e hora: 06-10-23 08:31:20Download: 398,972 MbpsUpload: 95,951 Mbps Dia e hora: 10-10-23 10:24:36Download: 544,648 MbpsUpload: 97,931 Mbps Dia e hora: 06-11-23 10:56:15Download: 299,817 MbpsUpload: 102,151 Mbps ___________________________________________________________________________** Teste de velocidade realizado com o Speed Test Network Diagnostic Tool da M-Lab **RESULTADO DO TESTE: Dos 3 testes realizados nenhum atingiu a velocidade ainda considerada razoável, tendo em conta a tecnologia utilizada.CRITÉRIOS:FIBRA E CABO ATÉ 500 Mbps: EM 3 MEDIÇÕES, PELO MENOS UMA DEVERÁ SER IGUAL OU SUPERIOR A 80% DA VELOCIDADE CONTRATADA.FIBRA E CABO PARA 1 Gbps: EM 3 MEDIÇÕES, PELO MENOS UMA DEVERÁ SER IGUAL OU SUPERIOR A 70% DA VELOCIDADE CONTRATADA.ADSL E SATÉLITE: EM 3 MEDIÇÕES, PELO MENOS UMA DEVERÁ SER IGUAL OU SUPERIOR A 50% DA VELOCIDADE CONTRATADA.___________________________________________________________________________INSTRUÇÕES DE MEDIÇÃO:a) Faça, pelo menos, três medições, em dias e horas diferentes.b) Se possível, faça as medições num computador ligado diretamente por cabo ao router. Para velocidades contratadas superiores a 100 Mbps, o uso de um cabo Ethernet Cat 5 (categoria 5) pode limitar a velocidade obtida. Use um cabo Ethernet Cat 5e (categoria 5 enhanced), Cat 6 (categoria 6) ou superior.c) Se fizer a medição através da ligação wi-fi, o dispositivo que usar (computador, telemóvel ou tablet) deverá estar na mesma divisão e próximo do router. Este deverá ser relativamente recente (menos de 5 anos) e suportar as normas wi-fi mais rápidas. Se o router for de banda dupla e disponibilizar duas opções de rede wi-fi com o mesmo nome – mas com “5G” à frente do nome numa delas -, deverá estar ligado a essa rede por ser a de 5GHz e permitir aceder com a velocidade mais elevada.d) Antes de realizar as medições, suspenda toda a atividade que use a internet: como streaming de vídeo (Youtube, Netflix, etc.) ou de música (Spotify, Apple Music, etc.), download de ficheiros, jogos online, chamadas de vídeo e aplicações a funcionar ou a atualizar em background.e) Desligue todos os equipamentos que tenha ligados à internet, incluindo o televisor, a set-top box e consolas de jogos.f) Se, em casa, consegue aceder à rede local da sua empresa é porque deverá estar a usar uma VPN (Virtual Private Network). Antes de efetuar a medição desligue-a, para não limitar a velocidade.

NOS Comunicações SA

Para: L. F.

07/11/2023

Caro cliente,Asseguramos que vamos analisar a situação e que em breve entraremos em contacto para informarmos sobre a solução encontrada.Gratos pela atenção,Serviço a cliente NOS

NOS Comunicações SA

Para: L. F.

09/11/2023

Caro cliente,Tal como tivemos oportunidade de informar através do e-mail que enviámos para o endereço associado à sua conta de cliente NOS, a situação já se encontra Resolvida.Gratos pela atenção,Serviço a cliente NOSSent: 7 de novembro de 2023 11:41 sua reclamação para a/o NOS internet - Somente recebi metade da velocidade contratada e a NOS se recusa a consertar - (CPTPT01888630-40)Caro cliente,Asseguramos que vamos analisar a situação e que em breve entraremos em contacto para informarmos sobre a solução encontrada.Gratos pela atenção,Serviço a cliente NOS


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