Exmo Srs,
Tendo verificado uma anomalia na baliza adquirida nas instalações da Decasthlon em Santarém, dirigi-me á loja para adquirir uma nova;
Constatei que na prateleira onde se encontrava o artigo, se informa que o produto tem uma garantia de 3 anos , o que se enquadrava na balliza adquirida ;
Procurei a assistente na loja para saber como proceder, antes de adquirir uma nova baliza;
A assistente após ter confirmado a aquisição da baliza dentro dos prazo da garantia ,informou-me que teria de levar a baliza aos vossos serviço para análise por um "perito" e que a trocas seria feita.
Foi o que eu fiz.
Nada me foi dito sobre a perda de garantia pelo facto da baliza ter sido adquirida com um NIB empresarial (a norma da Decatlon não está acima da lei nacional -Decreto-Lei n.º 84/2021, de 18 de outubro ) nem isso está expresso no anuncio onde consta a publiciddade da garantia.
Deixei a baliza danificada nas instalações, tendo uma das assistentes insistido comigo que teria de recolher a mesma, o que não fiz, nem farei.
Apresentei uma reclamação no livro de reclamações, tendo hoje obtido uma resposta.
Hoje obtive a seguinte resposta com uma ameaça...
"Boa tarde caro Luis Tomaz,
Envio este email no seguimento do pedido de ativação de garantia de uma baliza de Futebol SG 500 tamanho L Azul-Marinho/Laranja, deixada na nossa loja para avaliação.
Os artigos estão cobertos pela garantia legal ao abrigo do disposto no Decreto-Lei n.º 84/2021, de 18 de Outubro. Os artigos são sujeitos a uma avaliação realizada pela Decathlon, de modo a verificar se estes se encontram abrangidos pela garantia ou se apresentam critérios de exclusão. Face à avaliação realizada, a Decathlon declarou que a garantia não cobre danos decorrentes de sinais de desgaste/atrito. Toda e qualquer deformação do produto provocada pela utilização do mesmo, uso inadequado pelo usuário ou terceiros, limpeza/manutenção do material de forma incorreta ou ausência da mesma, são também eles critérios de exclusão. O desgaste verificado resulta do desgaste normal causado pelo uso do artigo e da sua exposição no exterior.
Informamos também a V. Exa. que, conforme previsto nas nossas condições gerais de reparação que constituem o Regulamento do Serviço pós-venda, caso não proceda à recolha e levantamento da equipamento no prazo máximo de oito dias após a receção da presente comunicação, será cobrada uma taxa mínima diária de € 20,00 (vinte euros) pelo armazenamento da Baliza de Futebol SG 500 tamanho L Azul-Marinho/Laranja, conforme previsto no n.º 4 da cláusula 6.ª do respectivo Regulamento, pelo período de 60 (sessenta dias).
Decorrido esse prazo, a Baliza de Futebol SG 500 tamanho L Azul-Marinho/Laranja considerar-se-á abandonada e passará a ser propriedade da DECATHLON, sem possibilidade de retoma da mesma e/ou indemnização, também conforme previsto no n.º 5 da cláusula 6.ª daquela Regulamento.
Assim, solicitamos que se dirija o mais brevemente possível ao Serviço pós-venda para efetuar o levantamento do seu equipamento.
Cumprimentos,
--
Andreia Almeida | Decathlon Santarém"
Este tipo de respostas e atuação são injustificaveis.
Agradeço a vossa ajuda na argumentação legal.
Considero que a empresa faz publicidade enganosa quando refere a existencia de uma garantia, que é removida no caso da aquisição por uma empresa...
É isto legal ?
Sou obrigado a remover o produto daificvado depois de ter sido informado que o teria de levar ?
Obrigado pel ajuda
Bom fim de semana
Luis Tomaz
cc 02712634
917250689