Exmos. Senhores,
Em maio eu procurei a loja da NOS no Oeiras Parque a considerar novo contrato com upgrade na velocidade da internet de casa pois eu e meu marido trabalhamos muito de forma remota e para o teletrabalho seria uma mais valia. A fidelidade contratual que tínhamos iria acabar em breve e era algo a repensar.
Fomos muito bem atendidos e nos ofereceram novo pacote (agora um novo período de fidelização) com upgrade de nosso plano de internet em casa de 500 Mb para 1 Gb, além de upgrade também nos dados móveis do meu telemóvel além de 1 chip extra.
Fizemos a atualização do plano, mais caro, porém satisfeitos com a proposta. 3 semanas se passaram e no dia a dia notamos que não houve nenhuma alteração na velocidade de internet em casa. Sempre monitoramos e se mantinha nos mesmos 500Mb de antes, como o contrato anterior.
Voltei à loja da NOS (Oeiras Parque) no último fim de semana de junho e nos informaram que seria necessário ligar durante a semana para a assistência técnica.
Na segunda-feira seguinte meu marido ligou para a linha técnica e o informaram que que só garantiam 1 Gb de internet com uso de cabo, e não Wi-Fi. Como os computadores que temos em casa, portáteis novos, não há entrada mais via cabo, eu testei com meu computador do trabalho que mesmo não tendo muitos anos ainda tem acesso para o cabo de rede. Eu testei e a velocidade ficou ainda pior, com máximo de 300 Mb.
Eu liguei novamente na terça-feira para a linha técnica e fizeram vários testes , sem sucesso. Me transferiram várias vezes e ao final o técnico que me atendeu ainda desligou a conexão Wi-Fi de casa para testar a velocidade no computador via cabo, e ficava ainda pior. Ao final, pediu-me acesso ao meu computador e eu informei que não era possível pois o portátil pertence à empresa à qual eu trabalho, há documentos confidencias e eu tenho um acordo de confidencialidade com meu empregador e não posso dar acesso a terceiros.
1. Solicitei que me enviassem algum documento a comprovar que o roteador em casa recebe 1 Gb, o que estavam a afirmar, mas não o recebi.
2. Solicitei o número / protocolo da chamada, me informaram que este número de protocolo é confidencial da NOS e o cliente que faz a chamada não tem acesso.
3. Eu perguntei se não haveria uma restrição do cabeamento da minha região que não seria possível entregar 1Gb de velocidade, disseram que não.
4. Eu perguntei se haveria restrição do roteador em casa, por ser mais antigo, e disseram que não.
Informaram que meu problema é que eu tenho muitos equipamentos ligados à internet (!?), pois temos 1 TV, algumas lâmpadas smart, além de 2 telemóveis e os portáteis - tudo que sempre tivemos e recebíamos a mesma velocidade. Não houve alteração de uso do nosso lado, somente a contratação de um serviço que não foi entregue e não houve nenhuma justificação para tal.
O técnico que me atendeu por último ainda disse que se eu quisesse a visita de um técnico na minha morada eu teria que pagar, pois o problema não é da NOS.
Em julho, voltei à loja da NOS no Oeiras Parque, onde sempre fui bem atendida, e disseram que havia uma queixa em aberto no meu nome para atendimento e que entrariam em contato durante a semana para verificação. Após um mês, não recebi nenhuma ligação telefónica da NOS. Continuo a pagar os 1Gb que contratei, e continuo a receber 500Mb que eu já tinha.
Por fim, me informaram que por contrato a NOS só tem obrigação de entregar 10% da internet vendida. Ou seja, que eu deveria ficar satisfeita. Ou seja, fiz um upgrade somente para pagar mais, estabelecer um novo periodo de fidelização com a NOS, e receber o mesmo, ou menos.
Enfim. Paguei e não levei. Me sinto enganada e esgotei as formas de comunicação com a empresa. Espero ao menos obter uma resposta da empresa definitiva e justificação da não entrega. Continuamos a monitorar a velocidade, e não há alteração do ponto de situação.
Cumprimentos.
Mariana