Exmos. Senhores,
Espero que estejam bem !
Apresento essa reclamação formal a fim de obter auxilio sobre a resposta injusta da empresa Apple a cerca o tratamento do meu equipamento iphone 13.
No dia 17/05/2025 ( deixo anexado a fatura e todos os documentos pertinentes para analise desse caso )ao acordar reparei que o equipamento após ficar em carregamento com carregadores oficiais ( ultima vez que esteve ligado normalmente foi as 02h30 da manha do dia 17/05, horário em que foi colocado o carregador e o equipamento ainda tinha 19% de bateria ) e originais da própria marca Apple não esta a ligar e nem assumindo nenhum outro tipo de carregador, ou seja o telefone com a tela completamente preta sem ligar de jeito nenhum.
Esse equipamento foi comprado no dia 06-01-2023 na loja Worten do norte shopping matosinhos Porto, ainda estando dentro dos 3 anos de garantia legal exercida em Portugal. Equipamento este que nunca caiu ao chão, não esta com ecrã quebrado e sempre carregado com fontes de carregamento originais que de uma noite para o dia simplesmente não ligou mais.
Ao perceber essa situação e querer recorrer ao tratamento mais correto possível consultei o site da marca com o código postal da minha área de residência que indicou que a loja IStore do Gaia Shopping seria a representante autorizada da marca mais próxima a minha morada.
Levei o equipamento e expliquei oque o aconteceu junto a todas essas condições do tempo de compra, equipamento foi limpo em loja e mesmo assim não assumia o carregamento e a tela sempre preta. Deixei o equipamento na assistência tecnica da loja que apos analisar o equipamento e admitir que a falha do equipamento foi interna , uma especie de curto circuito na placa mae do equipamento, eu na mesma seria maleficiada e teria que pagar 599,99€ para ter o concerto do equipamento.
Mediante a condição da garantia acho completamente injusto eu ter que arcar com qualquer de valor de reparo quando o telefone simplesmente de uma noite pro dia para completamente de funcionar.
Após verificar a condição de Garantia de equipamentos móveis em Portugal verifiquei essa condição atual dos 3 anos de garantia que esclarece que :
" Em Portugal, a garantia de um telemóvel é de 3 anos para bens móveis novos ou recondicionados, com início na data da compra. "
Tenho provas e testemunhas que podem comprovar que o equipamento estava em perfeito funcionamento quando simplesmente confirmado pela própria assistência técnica da marca indicou o curto circuito interno parou de funcionar, implicando nessa situação.
Por isso o pretendido com essa exposição é apenas oque esta previsto em lei, sendo a forma mais justa de lidar com essa situação que é reparação ou a substituição do
produto.
Ja apresentei uma reclamação no livro também sobre essa situação.
Clamo pela vossa ajuda nessa questão mediante todos esses aborrecimentos e ansiedade causados por essa situação.
Cumprimentos.
Isabella Felix