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Mala de cabine desaparecida

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

A. M.

Para: TAP-Air Portugal

12/11/2023

Por lapso, deixei uma mala de cabine a bordo do voo TP1358 de Lisboa para Londres Heathrow no dia 18 de Setembro de 2023, facto de que so me apercebi apos o controlo de passaporte, o que tornou impossivel o regresso ao aviao. Por ser o ultimo voo do dia, tambem ja nao se encontrava ninguem da TAP no aeroporto para me ajudar, pelo que os funcioanrios de seguranca de Heathrow me aconselharam a voltar no dia seguinte para pedir o retorno da mala aos balcoes da TAP, o que fiz. No entanto, e tendo entretanto ja esgotado todos as avenidas possiveis para a recuperar - desde ir ao aeroporto multiplas vezes aos varios balcoes da TAP e ao proprio 'Lost and Found' de Heathrow, ate a assistencia TAP via telefone, Twitter e o seu canal oficial 'Fale conosco' - a mala continua desaparecida sem deixar rasto. Infelizmente, alem de varios bens pessoais como roupa, tinha tambem nessa mala uma serie de documentos importantes - e muitos dos quais contendo claramente o meu nome, pelo que teria sido facil identificar o proprietario - cuja perda tera para mim um custo bastante elevado. Da parte da TAP, apos mutliplas interacoes lentas e insatisfatorias, dai 'lavam as suas maos'. Na ultima dessas interacoes, via Twitter, sublinharam em particular que 'e da unica e inteira responsabilidade do passageiro o cuidado com os seus pertences', o que ate aceito que seja verdade do ponto de vista legal. No entanto, *moralmente*, parece-me que deveria haver um minimo de responsabilidade da TAP em zelar pelos seus clientes e respetivos pertences, o que neste caso claramente nao aconteceu. Como e possível uma mala deixada no aviao simplesmente desaparecer?!O que esta saga tornou bastante claro foi que a TAP nao opera qualquer sistema de registo de bens deixados nos seus avioes - algo que certamente acontecera todos os dias! - nem do destino que lhes foi dado, o que me parece simplesmente ‘mau servico’. Por esta razao, imagino que nao seja nem o primeiro nem o ultimo a passar por isto, a menos que a TAP venha a rever as suas praticas. A minha principal motivacao para a presente reclamacao, no entanto, continua a ser a recuperacao da mala, pelo que peco uma vez mais a TAP (tendo esta entretanto ignorado as minhas respostas via ‘Fale conosco’) que explore quaisquer avenidas adicionais que possam ainda existir. Nao sendo tal possivel, penso que seria de bom tom da parte da TAP no minimo oferecer qualquer compensacao por todo o incomodo ja causado por esta situacao - tendo esta sido em parte devido a um lapso meu, sim, mas tambem claramente pela manifesta falta de cuidado da TAP com os meus pertences.


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