No dia 9 de Novembro coloquei o combustível errado na minha viatura (Gasóleo em vez de gasolina num Cupra Formentor Vz híbrido). O carro circulou a menos de 50 km/h e menos de 1 km em modo 100% elétrico e foi rebocado para as instalações da SOAuto Lisboa.
Escolhi levar o carro para a marca e instalações onde o adquiri por acreditar que o serviço seria de confiança e qualidade. O carro chegou às instalações no final dessa semana e foi feita a assistência necessária para resolver o problema. Nesta primeira assistência foram realizados as seguintes ações:
Limpeza circuito de injeção
Regeneração filtro de partículas
Combustível
Mão de obra
O vosso técnico, deu o carro como pronto e eu fui buscar no dia 19 de novembro. Explicou-me que limparam o depósito, motor e os circuitos relevantes o melhor que podiam mas que o carro não teria a mesma potência nos primeiros dias enquanto limpava o remanescente de gasóleo. O custo desta assistência ficou em 502 euros.
Nesse dia fiz a viagem de volta para minha casa, sensivelmente 50 km em auto-estrada, o carro circulou a 120 km/h e efectivamente notava-se falta de força como me tinha avisado. No dia seguinte o carro não passava dos 40 km/h e não tinha força, inclusivamente teve de ser puxado para cima do reboque porque não tinha potência para o fazer sozinho. Deitava muito fumo e cheirava imenso a queimado, teve de ir novamente de volta para as instalações da SOAuto. Neste momento o carro teria sensivelmente 9833 km.
Sexta-feira dia 22 de novembro o carro já estava novamente nas instalações da SOAuto para ser feita outra assistência. Durante toda a semana de 25 a 29 de novembro o carro esteve a ser inspecionado e corrigido o possível problema. No início da semana, o sr. Carlos ligou-me para indicar que teriam de ser trocadas as velas, cerca de 240 euros. Passado uns dias voltou a ligar-me a indicar que o gasóleo se tinha misturado com o óleo do carro e teriam de trocar o óleo e o filtro, que seria mais uns 300 euros de despesas, valor total da assistência mais de 500 euros:
Velas
Óleo
Filtro Óleo
Parafusos e anilhas
Serviços de mudança de óleo e velas
Combustível
Mão de obra
No fim de ambas as assistências, o valor das mesmas ultrapassou os 1000 euros.
Como se tudo isso não bastasse, eu levo o carro para casa novamente depois da segunda assistência e o carro neste momento tem a luz do motor acesa permanentemente, significa que terei de levar o carro para a oficina mais uma vez, ficar novamente sem o carro e receber outra assistência.
Segue a minha reclamação, depois de falar com vários especialistas de mecânica:
Tendo em conta que o carro circulou menos de 1 km numa velocidade baixa e ainda tinha cerca de 150 km de autonomia de gasolina no depósito, com certeza o óleo do carro não ficou contaminado apenas com este trajeto.
Por que razão foi feita a regeneração do filtro de partículas quando não é necessário numa troca de combustível?
Por que razão não foram verificadas as velas na primeira assistência, sendo uma das principais coisas a verificar numa troca de combustível?
Garantiram-me que o carro estava pronto a utilizar na primeira assistência e no dia seguinte o carro não tinha potência, deitava fumo e cheirava a queimado. Quem me garante que todos os problemas que se seguiram não foram consequência desta viagem que a oficina garantiu que eu podia fazer? A partir daqui a SOAuto devia assumir o custo de reparações. Com certeza que o problema do óleo apareceu devido a esta viagem e aos outros km que os técnicos fizeram a experimentar o carro.
Como é possível tantas intervenções numa situação que é provavelmente uma das mais comuns numa oficina? Falta de integridade ou incompetência?
A luz do motor continua acesa, significa que continua a haver problemas com o carro e que os serviços prestados ainda não resolveram tudo.
Voltei a levar a viatura às instalações da SOAuto Lisboa para verificarem o porquê da luz de motor estar acesa. Feita a análise, é indicado que o filtro de partículas está entupido e precisa de ser limpo ou no pior dos casos substituído.
O custo da limpeza ficaria em cerca de 350 euros e não garantia que a situação ficasse resolvida e que caso fosse necessário tinha de ser trocado e nesse caso os valores seriam perto dos 2000 euros.
Eu indiquei ao Sr. que tem acompanhado a situação desde início que não aceito pagar mais nenhuma assistência relativa a este problema.
Parece-me bastante óbvio que todos os problemas que se têm verificado foram causados pela viagem de 50 km que fiz para casa depois da primeira assistência em que o problema não ficou resolvido e só piorou. É completamente inaceitável que um problema tão comum como a troca de combustível se torne num problema de mais de 3000 euros de arranjo.
Eu comprei um carro 0 km para evitar problemas mas parece que a SOAuto com uma assistência conseguiu causar danos irreversíveis no motor do carro e que daqui para a frente se verifiquem problemas constantemente.
Não deixaram que o carro ficasse nas instalações por questões de responsabilidade, uma vez que eu não aceitei a assistência.
Entretanto aceitaram fazer a assistência ao veículo sem me cobrar mais valores, deixei lá o carro no dia 13-12 e passaram mais de duas semanas até o carro estar pronto dia 30-12. Entregaram-me o carro e não me disseram o que foi feito, ninguém falou comigo nem me deram nenhum relatório técnico.
Já enviei vários emails de reclamação para os contactos da SOAuto Lisboa e até agora nunca obtive resposta.
Assim, venho por este meio manifestar o meu profundo desagrado com esta situação, uma vez que estão a cobrar por vários serviços que, aparentemente, não resolveram o problema e criaram outros que necessitaram de assistência e exigir um reembolso pelas assistências cobradas indevidamente e que nada resolveram.