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Múltiplas assistências provocadas pela marca

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

N. T.

Para: Soauto Expo

29/01/2025

No dia 9 de Novembro coloquei o combustível errado na minha viatura (Gasóleo em vez de gasolina num Cupra Formentor Vz híbrido). O carro circulou a menos de 50 km/h e menos de 1 km em modo 100% elétrico e foi rebocado para as instalações da SOAuto Lisboa. Escolhi levar o carro para a marca e instalações onde o adquiri por acreditar que o serviço seria de confiança e qualidade. O carro chegou às instalações no final dessa semana e foi feita a assistência necessária para resolver o problema. Nesta primeira assistência foram realizados as seguintes ações: Limpeza circuito de injeção Regeneração filtro de partículas Combustível Mão de obra O vosso técnico, deu o carro como pronto e eu fui buscar no dia 19 de novembro. Explicou-me que limparam o depósito, motor e os circuitos relevantes o melhor que podiam mas que o carro não teria a mesma potência nos primeiros dias enquanto limpava o remanescente de gasóleo. O custo desta assistência ficou em 502 euros. Nesse dia fiz a viagem de volta para minha casa, sensivelmente 50 km em auto-estrada, o carro circulou a 120 km/h e efectivamente notava-se falta de força como me tinha avisado. No dia seguinte o carro não passava dos 40 km/h e não tinha força, inclusivamente teve de ser puxado para cima do reboque porque não tinha potência para o fazer sozinho. Deitava muito fumo e cheirava imenso a queimado, teve de ir novamente de volta para as instalações da SOAuto. Neste momento o carro teria sensivelmente 9833 km. Sexta-feira dia 22 de novembro o carro já estava novamente nas instalações da SOAuto para ser feita outra assistência. Durante toda a semana de 25 a 29 de novembro o carro esteve a ser inspecionado e corrigido o possível problema. No início da semana, o sr. Carlos ligou-me para indicar que teriam de ser trocadas as velas, cerca de 240 euros. Passado uns dias voltou a ligar-me a indicar que o gasóleo se tinha misturado com o óleo do carro e teriam de trocar o óleo e o filtro, que seria mais uns 300 euros de despesas, valor total da assistência mais de 500 euros: Velas Óleo Filtro Óleo Parafusos e anilhas Serviços de mudança de óleo e velas Combustível Mão de obra No fim de ambas as assistências, o valor das mesmas ultrapassou os 1000 euros. Como se tudo isso não bastasse, eu levo o carro para casa novamente depois da segunda assistência e o carro neste momento tem a luz do motor acesa permanentemente, significa que terei de levar o carro para a oficina mais uma vez, ficar novamente sem o carro e receber outra assistência. Segue a minha reclamação, depois de falar com vários especialistas de mecânica: Tendo em conta que o carro circulou menos de 1 km numa velocidade baixa e ainda tinha cerca de 150 km de autonomia de gasolina no depósito, com certeza o óleo do carro não ficou contaminado apenas com este trajeto. Por que razão foi feita a regeneração do filtro de partículas quando não é necessário numa troca de combustível? Por que razão não foram verificadas as velas na primeira assistência, sendo uma das principais coisas a verificar numa troca de combustível? Garantiram-me que o carro estava pronto a utilizar na primeira assistência e no dia seguinte o carro não tinha potência, deitava fumo e cheirava a queimado. Quem me garante que todos os problemas que se seguiram não foram consequência desta viagem que a oficina garantiu que eu podia fazer? A partir daqui a SOAuto devia assumir o custo de reparações. Com certeza que o problema do óleo apareceu devido a esta viagem e aos outros km que os técnicos fizeram a experimentar o carro. Como é possível tantas intervenções numa situação que é provavelmente uma das mais comuns numa oficina? Falta de integridade ou incompetência? A luz do motor continua acesa, significa que continua a haver problemas com o carro e que os serviços prestados ainda não resolveram tudo. Voltei a levar a viatura às instalações da SOAuto Lisboa para verificarem o porquê da luz de motor estar acesa. Feita a análise, é indicado que o filtro de partículas está entupido e precisa de ser limpo ou no pior dos casos substituído. O custo da limpeza ficaria em cerca de 350 euros e não garantia que a situação ficasse resolvida e que caso fosse necessário tinha de ser trocado e nesse caso os valores seriam perto dos 2000 euros. Eu indiquei ao Sr. que tem acompanhado a situação desde início que não aceito pagar mais nenhuma assistência relativa a este problema. Parece-me bastante óbvio que todos os problemas que se têm verificado foram causados pela viagem de 50 km que fiz para casa depois da primeira assistência em que o problema não ficou resolvido e só piorou. É completamente inaceitável que um problema tão comum como a troca de combustível se torne num problema de mais de 3000 euros de arranjo. Eu comprei um carro 0 km para evitar problemas mas parece que a SOAuto com uma assistência conseguiu causar danos irreversíveis no motor do carro e que daqui para a frente se verifiquem problemas constantemente. Não deixaram que o carro ficasse nas instalações por questões de responsabilidade, uma vez que eu não aceitei a assistência. Entretanto aceitaram fazer a assistência ao veículo sem me cobrar mais valores, deixei lá o carro no dia 13-12 e passaram mais de duas semanas até o carro estar pronto dia 30-12. Entregaram-me o carro e não me disseram o que foi feito, ninguém falou comigo nem me deram nenhum relatório técnico. Já enviei vários emails de reclamação para os contactos da SOAuto Lisboa e até agora nunca obtive resposta. Assim, venho por este meio manifestar o meu profundo desagrado com esta situação, uma vez que estão a cobrar por vários serviços que, aparentemente, não resolveram o problema e criaram outros que necessitaram de assistência e exigir um reembolso pelas assistências cobradas indevidamente e que nada resolveram.


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