Reclamações recentes

M. C.
14/12/2025

Reparação Defeituosa

Exmos. Senhores, Venho por este meio expor o meu descontentamento pelo serviço prestado por esta entidade (Soauto VGRP Lisboa), na sequência da reparação defeituosa decorrente de um sinistro que foi assumido pela parte contrária. Coloquei a viatura em questão para reparar no dia 10/11/2025, que me foi entregue em 20/11/2025 com uma anomalia na fechadura - com a agravante de não me ter sido comunicada, sendo detectada após utilização da porta dianteira direita. Por outro lado, passado poucos dias de utilização, o para-choques começou a desencaixar-se. Tratando-se de uma representante da marca Volkswagen, o expectável seria prestarem um serviço adequado e disponibilizarem-se para corrigir as situações supra indicadas, mas não, pelo contrário: 1. Alegaram que a fechadura já tinha sido alvo de uma reparação anterior - que a proprietária desconhece - na qual a peça foi colada e colocado um parafuso. Contudo, antes do sinistro a fechadura funcionava corretamente e, após desmontagem e montagem da peça, é que a fechadura deixou de funcionar. 2. Alegaram que o para-choques tinha um dano no canto inferior esquerdo, porém este nunca afetaria o desencaixe, pelo menos, do lado direito, reforçando que este defeito já tinha sido observado antes desta ocorrência. Acresce referir que o desencaixe do para-choques assemelha-se à situação que existia antes da reparação, suscitando dúvidas se o mesmo foi substituído - serviço e peça que foram pagos pela Gabinete de Peritagem. Por este motivo, solicitei a cópia da encomenda e fatura da peça que, até hoje, não me foi disponibilizada. 3. Quando a situação foi reportada ao perito, o mesmo pediu para ser efetuado o diagnóstico da anomalia da fechadura, tendo sido informado que o valor desse serviço era de 300€+IVA. Face ao preço astronómico apresentado pelo reparador, contactei a Soauto de Loures para obter informações sobre os valores de diagnóstico e fui informada que seria 120€+IVA. Ora, tratando-se da mesma entidade (Soauto) não se justifica que sejam cobrados valores completamente discrepantes só pelo facto das oficinas situarem-se em locais distintos. Neste momento encontro-me num litígio com esta entidade, estando inclusivamente, disponível para recorrer à via judicial para ser corrigida a anomalia da fechadura e para me ser comprovado que o para-choques foi efetivamente substituído por uma peça OEM conforme solicitado pelo perito. Face ao exposto, requeiro o seguinte: - Cópia da encomenda de todas as peças e respetivas faturas; - Cópia das comunicações com o Segurador a informar da anomalia na fechadura e recusa da reparação da mesma; - Retificação da reparação defeituosa verificada no para-choques – encaixe correto do mesmo e na fechadura – colagem correta das peças de modo a permitir a abertura da porta dianteira direita. Com os meus cumprimentos, MC

Em curso
N. T.
29/01/2025

Múltiplas assistências provocadas pela marca

No dia 9 de Novembro coloquei o combustível errado na minha viatura (Gasóleo em vez de gasolina num Cupra Formentor Vz híbrido). O carro circulou a menos de 50 km/h e menos de 1 km em modo 100% elétrico e foi rebocado para as instalações da SOAuto Lisboa. Escolhi levar o carro para a marca e instalações onde o adquiri por acreditar que o serviço seria de confiança e qualidade. O carro chegou às instalações no final dessa semana e foi feita a assistência necessária para resolver o problema. Nesta primeira assistência foram realizados as seguintes ações: Limpeza circuito de injeção Regeneração filtro de partículas Combustível Mão de obra O vosso técnico, deu o carro como pronto e eu fui buscar no dia 19 de novembro. Explicou-me que limparam o depósito, motor e os circuitos relevantes o melhor que podiam mas que o carro não teria a mesma potência nos primeiros dias enquanto limpava o remanescente de gasóleo. O custo desta assistência ficou em 502 euros. Nesse dia fiz a viagem de volta para minha casa, sensivelmente 50 km em auto-estrada, o carro circulou a 120 km/h e efectivamente notava-se falta de força como me tinha avisado. No dia seguinte o carro não passava dos 40 km/h e não tinha força, inclusivamente teve de ser puxado para cima do reboque porque não tinha potência para o fazer sozinho. Deitava muito fumo e cheirava imenso a queimado, teve de ir novamente de volta para as instalações da SOAuto. Neste momento o carro teria sensivelmente 9833 km. Sexta-feira dia 22 de novembro o carro já estava novamente nas instalações da SOAuto para ser feita outra assistência. Durante toda a semana de 25 a 29 de novembro o carro esteve a ser inspecionado e corrigido o possível problema. No início da semana, o sr. Carlos ligou-me para indicar que teriam de ser trocadas as velas, cerca de 240 euros. Passado uns dias voltou a ligar-me a indicar que o gasóleo se tinha misturado com o óleo do carro e teriam de trocar o óleo e o filtro, que seria mais uns 300 euros de despesas, valor total da assistência mais de 500 euros: Velas Óleo Filtro Óleo Parafusos e anilhas Serviços de mudança de óleo e velas Combustível Mão de obra No fim de ambas as assistências, o valor das mesmas ultrapassou os 1000 euros. Como se tudo isso não bastasse, eu levo o carro para casa novamente depois da segunda assistência e o carro neste momento tem a luz do motor acesa permanentemente, significa que terei de levar o carro para a oficina mais uma vez, ficar novamente sem o carro e receber outra assistência. Segue a minha reclamação, depois de falar com vários especialistas de mecânica: Tendo em conta que o carro circulou menos de 1 km numa velocidade baixa e ainda tinha cerca de 150 km de autonomia de gasolina no depósito, com certeza o óleo do carro não ficou contaminado apenas com este trajeto. Por que razão foi feita a regeneração do filtro de partículas quando não é necessário numa troca de combustível? Por que razão não foram verificadas as velas na primeira assistência, sendo uma das principais coisas a verificar numa troca de combustível? Garantiram-me que o carro estava pronto a utilizar na primeira assistência e no dia seguinte o carro não tinha potência, deitava fumo e cheirava a queimado. Quem me garante que todos os problemas que se seguiram não foram consequência desta viagem que a oficina garantiu que eu podia fazer? A partir daqui a SOAuto devia assumir o custo de reparações. Com certeza que o problema do óleo apareceu devido a esta viagem e aos outros km que os técnicos fizeram a experimentar o carro. Como é possível tantas intervenções numa situação que é provavelmente uma das mais comuns numa oficina? Falta de integridade ou incompetência? A luz do motor continua acesa, significa que continua a haver problemas com o carro e que os serviços prestados ainda não resolveram tudo. Voltei a levar a viatura às instalações da SOAuto Lisboa para verificarem o porquê da luz de motor estar acesa. Feita a análise, é indicado que o filtro de partículas está entupido e precisa de ser limpo ou no pior dos casos substituído. O custo da limpeza ficaria em cerca de 350 euros e não garantia que a situação ficasse resolvida e que caso fosse necessário tinha de ser trocado e nesse caso os valores seriam perto dos 2000 euros. Eu indiquei ao Sr. que tem acompanhado a situação desde início que não aceito pagar mais nenhuma assistência relativa a este problema. Parece-me bastante óbvio que todos os problemas que se têm verificado foram causados pela viagem de 50 km que fiz para casa depois da primeira assistência em que o problema não ficou resolvido e só piorou. É completamente inaceitável que um problema tão comum como a troca de combustível se torne num problema de mais de 3000 euros de arranjo. Eu comprei um carro 0 km para evitar problemas mas parece que a SOAuto com uma assistência conseguiu causar danos irreversíveis no motor do carro e que daqui para a frente se verifiquem problemas constantemente. Não deixaram que o carro ficasse nas instalações por questões de responsabilidade, uma vez que eu não aceitei a assistência. Entretanto aceitaram fazer a assistência ao veículo sem me cobrar mais valores, deixei lá o carro no dia 13-12 e passaram mais de duas semanas até o carro estar pronto dia 30-12. Entregaram-me o carro e não me disseram o que foi feito, ninguém falou comigo nem me deram nenhum relatório técnico. Já enviei vários emails de reclamação para os contactos da SOAuto Lisboa e até agora nunca obtive resposta. Assim, venho por este meio manifestar o meu profundo desagrado com esta situação, uma vez que estão a cobrar por vários serviços que, aparentemente, não resolveram o problema e criaram outros que necessitaram de assistência e exigir um reembolso pelas assistências cobradas indevidamente e que nada resolveram.

Encerrada
A. F.
30/12/2024

VIATURA VW T ROC AZ-45-PI

Exmos. Senhores, No dia 09/12/2024 formalizei o negócio da viatura acima identificada. Fui informado, pelo Sr. Alexandre Brito, da Soauto VGRP, que a mesma só me seria entregue no dia 16/12. Por questões pessoais, procedi ao levantamento da mesma no dia seguinte à tarde (17/12). No entanto, ao proceder à vistoria da viatura, no dia em que formalizei o negócio, percebi que a quilometragem apresentada era de 26.845 km, conforme consta na declaração de características (em anexo). No entanto, ao proceder ao arquivamento da documentação da compra, verifiquei que consta do documento da Garantia da viatura, que a quilometragem é de 26.892 km (em anexo). Conclui-se, assim, que existe uma diferença de 47 km, entre a quilometragem à data da formalização da compra e à data da entrega da viatura, o que significa que a mesma circulou indevidamente e sem motivo aparente tantos quilómetros. Como cliente, fiquei muito insatisfeito com o negócio efetuado com a Soauto VGRP. Assim, venho por este meio apresentar a presente reclamação e solicitar uma compensação monetária, não inferior a € 1.500, por me sentir lesado no negócio efetuado. Com os melhores cumprimentos. Adriano Manuel Fonseca (DESCREVER SITUAÇÃO) Cumprimentos.

Encerrada
A. M.
23/07/2024

Garantia não assume a reparação

Exmos. Senhores, Venho por este meio expor a minha reclamação ao Departamento de Garantias de Usados da SoAuto EXPO. Comprei o meu veículo em Maio de 2023 e umas semanas depois de o ter comprado, apareceu a luz do motor, como estava e ainda está na garantia do stand (18 meses), coloquei o meu veículo nas oficinas do stand para verificar o que se tratava, esta situação aconteceu inúmeras vezes, pois sempre que ia buscar o carro, uns quilômetros depois de eu o ter, a luz do motor voltava a acender. Esta situação acontecia todos os meses, até junho deste ano, em que coloquei o carro lá para eles arranjarem de uma vez por todas o problema, pois o carro é semi novo. A viatura ficou um mês na oficina, até dia 19 de julho em que me informaram que já tinham feito todos os testes e que tinham mudado um sensor, e que me iriam entregar o carro a 22 de julho. Porém, só nesse dia é que me informaram que a garantia de usados não cobria a despesa desse sensor e mão de obra, e informam-me que tenho de pagar 763€ para poder levantar o carro, caso contrário se eu não pagasse iriam retirar o sensor novo e colocar o antigo e por consequência, o problema iria continuar. Acho uma enorme falta de responsabilidade, terem colocado uma peça nova no carro sem saber se a garantia cobria essa peça ou no caso de não, se o cliente queria ou estava disposto a pagar pela peça. Uma vez que me recusei a pagar 763€ pela reparação do meu veículo, pois o mesmo está na garantia e saiu do stand em Maio de 2023 com este problema, a oficina decidiu retirar a peça nova que colocaram e voltar a colocar a peça antiga, pelo que trouxe o carro com o mesmo problema, porque a SoAuto EXPO se recusou a garantir a reparação de um veículo que eles mesmos venderam com o problema. Cumprimentos.

Encerrada
M. S.
14/01/2023

RECUSA EM FACULTAR PRAZO DE EXECUÇÃO

Em janeiro de 2022, o carro VW POLO deu entrada na Oficina SOAUTO Laranjeiras para verificação da estanquicidade do mesmo, por verificar que se acumulava água por baixo do banco do condutor. Paguei 396.55 € por esse serviço. Em dezembro de 2022, verifiquei que, novamente, se acumulava água no mesmo local. Contactei a oficina SOAUTO Laranjeiras para expor este este assunto, a qual me informou que já ali não realizavam testes/reparações de estanquicidade, e que deveria contactar a SOAUTO EXPO, o que fiz.Agendei para 5ª feira, dia 5/1/2023 a entrada do carro na oficina SOAUTO Parque das Nações. Na 2ª feira, dia 9/1, liguei para a oficina, para saber informação sobre o estado do carro, salientando que a minha mãe tem 101 anos, é doente e é transportada neste carro para ir a consultas e tratamentos médicos. Fui informada que o carro ainda nem sequer tinha sido inspecionado. Nos dias seguintes, 10, 11 e 12 de janeiro, liguei para a oficina, e a resposta foi sempre a mesma: o carro ainda não fora inspecionado, e não podiam dar data de conclusão do serviço. Expliquei que a permanência, por tempo indeterminado, da viatura, na oficina causa prejuízos, não só logísticos como também financeiros, uma vez que tenho de pagar táxis para transportar a minha mãe. 5ª feira, 12/1/2023, em conversa com a responsável por este processo, D. Fátima, informei que, caso não me dessem um prazo de conclusão do serviço até 6ª feira, 13/1/2023, apresentaria reclamação pela recusa da empresa em facultar essa informação. No dia 13/1/2023, 8 dias após o dia da entrada do carro na oficina, a D. Fátima ligou-me e voltou a repetir o mesmo: O carro ainda não tinha sido inspecionado, e não podiam dar data de conclusão do serviço.É inaceitável que a empresa recuse dar o prazo de conclusão do serviço. O carro permanece oficina, sem que a empresa dê qualquer prazo de conclusão do serviço.

Resolvida

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