Reclamações recentes

N. T.
29/01/2025

Múltiplas assistências provocadas pela marca

No dia 9 de Novembro coloquei o combustível errado na minha viatura (Gasóleo em vez de gasolina num Cupra Formentor Vz híbrido). O carro circulou a menos de 50 km/h e menos de 1 km em modo 100% elétrico e foi rebocado para as instalações da SOAuto Lisboa. Escolhi levar o carro para a marca e instalações onde o adquiri por acreditar que o serviço seria de confiança e qualidade. O carro chegou às instalações no final dessa semana e foi feita a assistência necessária para resolver o problema. Nesta primeira assistência foram realizados as seguintes ações: Limpeza circuito de injeção Regeneração filtro de partículas Combustível Mão de obra O vosso técnico, deu o carro como pronto e eu fui buscar no dia 19 de novembro. Explicou-me que limparam o depósito, motor e os circuitos relevantes o melhor que podiam mas que o carro não teria a mesma potência nos primeiros dias enquanto limpava o remanescente de gasóleo. O custo desta assistência ficou em 502 euros. Nesse dia fiz a viagem de volta para minha casa, sensivelmente 50 km em auto-estrada, o carro circulou a 120 km/h e efectivamente notava-se falta de força como me tinha avisado. No dia seguinte o carro não passava dos 40 km/h e não tinha força, inclusivamente teve de ser puxado para cima do reboque porque não tinha potência para o fazer sozinho. Deitava muito fumo e cheirava imenso a queimado, teve de ir novamente de volta para as instalações da SOAuto. Neste momento o carro teria sensivelmente 9833 km. Sexta-feira dia 22 de novembro o carro já estava novamente nas instalações da SOAuto para ser feita outra assistência. Durante toda a semana de 25 a 29 de novembro o carro esteve a ser inspecionado e corrigido o possível problema. No início da semana, o sr. Carlos ligou-me para indicar que teriam de ser trocadas as velas, cerca de 240 euros. Passado uns dias voltou a ligar-me a indicar que o gasóleo se tinha misturado com o óleo do carro e teriam de trocar o óleo e o filtro, que seria mais uns 300 euros de despesas, valor total da assistência mais de 500 euros: Velas Óleo Filtro Óleo Parafusos e anilhas Serviços de mudança de óleo e velas Combustível Mão de obra No fim de ambas as assistências, o valor das mesmas ultrapassou os 1000 euros. Como se tudo isso não bastasse, eu levo o carro para casa novamente depois da segunda assistência e o carro neste momento tem a luz do motor acesa permanentemente, significa que terei de levar o carro para a oficina mais uma vez, ficar novamente sem o carro e receber outra assistência. Segue a minha reclamação, depois de falar com vários especialistas de mecânica: Tendo em conta que o carro circulou menos de 1 km numa velocidade baixa e ainda tinha cerca de 150 km de autonomia de gasolina no depósito, com certeza o óleo do carro não ficou contaminado apenas com este trajeto. Por que razão foi feita a regeneração do filtro de partículas quando não é necessário numa troca de combustível? Por que razão não foram verificadas as velas na primeira assistência, sendo uma das principais coisas a verificar numa troca de combustível? Garantiram-me que o carro estava pronto a utilizar na primeira assistência e no dia seguinte o carro não tinha potência, deitava fumo e cheirava a queimado. Quem me garante que todos os problemas que se seguiram não foram consequência desta viagem que a oficina garantiu que eu podia fazer? A partir daqui a SOAuto devia assumir o custo de reparações. Com certeza que o problema do óleo apareceu devido a esta viagem e aos outros km que os técnicos fizeram a experimentar o carro. Como é possível tantas intervenções numa situação que é provavelmente uma das mais comuns numa oficina? Falta de integridade ou incompetência? A luz do motor continua acesa, significa que continua a haver problemas com o carro e que os serviços prestados ainda não resolveram tudo. Voltei a levar a viatura às instalações da SOAuto Lisboa para verificarem o porquê da luz de motor estar acesa. Feita a análise, é indicado que o filtro de partículas está entupido e precisa de ser limpo ou no pior dos casos substituído. O custo da limpeza ficaria em cerca de 350 euros e não garantia que a situação ficasse resolvida e que caso fosse necessário tinha de ser trocado e nesse caso os valores seriam perto dos 2000 euros. Eu indiquei ao Sr. que tem acompanhado a situação desde início que não aceito pagar mais nenhuma assistência relativa a este problema. Parece-me bastante óbvio que todos os problemas que se têm verificado foram causados pela viagem de 50 km que fiz para casa depois da primeira assistência em que o problema não ficou resolvido e só piorou. É completamente inaceitável que um problema tão comum como a troca de combustível se torne num problema de mais de 3000 euros de arranjo. Eu comprei um carro 0 km para evitar problemas mas parece que a SOAuto com uma assistência conseguiu causar danos irreversíveis no motor do carro e que daqui para a frente se verifiquem problemas constantemente. Não deixaram que o carro ficasse nas instalações por questões de responsabilidade, uma vez que eu não aceitei a assistência. Entretanto aceitaram fazer a assistência ao veículo sem me cobrar mais valores, deixei lá o carro no dia 13-12 e passaram mais de duas semanas até o carro estar pronto dia 30-12. Entregaram-me o carro e não me disseram o que foi feito, ninguém falou comigo nem me deram nenhum relatório técnico. Já enviei vários emails de reclamação para os contactos da SOAuto Lisboa e até agora nunca obtive resposta. Assim, venho por este meio manifestar o meu profundo desagrado com esta situação, uma vez que estão a cobrar por vários serviços que, aparentemente, não resolveram o problema e criaram outros que necessitaram de assistência e exigir um reembolso pelas assistências cobradas indevidamente e que nada resolveram.

Encerrada
A. F.
30/12/2024

VIATURA VW T ROC AZ-45-PI

Exmos. Senhores, No dia 09/12/2024 formalizei o negócio da viatura acima identificada. Fui informado, pelo Sr. Alexandre Brito, da Soauto VGRP, que a mesma só me seria entregue no dia 16/12. Por questões pessoais, procedi ao levantamento da mesma no dia seguinte à tarde (17/12). No entanto, ao proceder à vistoria da viatura, no dia em que formalizei o negócio, percebi que a quilometragem apresentada era de 26.845 km, conforme consta na declaração de características (em anexo). No entanto, ao proceder ao arquivamento da documentação da compra, verifiquei que consta do documento da Garantia da viatura, que a quilometragem é de 26.892 km (em anexo). Conclui-se, assim, que existe uma diferença de 47 km, entre a quilometragem à data da formalização da compra e à data da entrega da viatura, o que significa que a mesma circulou indevidamente e sem motivo aparente tantos quilómetros. Como cliente, fiquei muito insatisfeito com o negócio efetuado com a Soauto VGRP. Assim, venho por este meio apresentar a presente reclamação e solicitar uma compensação monetária, não inferior a € 1.500, por me sentir lesado no negócio efetuado. Com os melhores cumprimentos. Adriano Manuel Fonseca (DESCREVER SITUAÇÃO) Cumprimentos.

Encerrada
A. M.
23/07/2024

Garantia não assume a reparação

Exmos. Senhores, Venho por este meio expor a minha reclamação ao Departamento de Garantias de Usados da SoAuto EXPO. Comprei o meu veículo em Maio de 2023 e umas semanas depois de o ter comprado, apareceu a luz do motor, como estava e ainda está na garantia do stand (18 meses), coloquei o meu veículo nas oficinas do stand para verificar o que se tratava, esta situação aconteceu inúmeras vezes, pois sempre que ia buscar o carro, uns quilômetros depois de eu o ter, a luz do motor voltava a acender. Esta situação acontecia todos os meses, até junho deste ano, em que coloquei o carro lá para eles arranjarem de uma vez por todas o problema, pois o carro é semi novo. A viatura ficou um mês na oficina, até dia 19 de julho em que me informaram que já tinham feito todos os testes e que tinham mudado um sensor, e que me iriam entregar o carro a 22 de julho. Porém, só nesse dia é que me informaram que a garantia de usados não cobria a despesa desse sensor e mão de obra, e informam-me que tenho de pagar 763€ para poder levantar o carro, caso contrário se eu não pagasse iriam retirar o sensor novo e colocar o antigo e por consequência, o problema iria continuar. Acho uma enorme falta de responsabilidade, terem colocado uma peça nova no carro sem saber se a garantia cobria essa peça ou no caso de não, se o cliente queria ou estava disposto a pagar pela peça. Uma vez que me recusei a pagar 763€ pela reparação do meu veículo, pois o mesmo está na garantia e saiu do stand em Maio de 2023 com este problema, a oficina decidiu retirar a peça nova que colocaram e voltar a colocar a peça antiga, pelo que trouxe o carro com o mesmo problema, porque a SoAuto EXPO se recusou a garantir a reparação de um veículo que eles mesmos venderam com o problema. Cumprimentos.

Encerrada
M. S.
14/01/2023

RECUSA EM FACULTAR PRAZO DE EXECUÇÃO

Em janeiro de 2022, o carro VW POLO deu entrada na Oficina SOAUTO Laranjeiras para verificação da estanquicidade do mesmo, por verificar que se acumulava água por baixo do banco do condutor. Paguei 396.55 € por esse serviço. Em dezembro de 2022, verifiquei que, novamente, se acumulava água no mesmo local. Contactei a oficina SOAUTO Laranjeiras para expor este este assunto, a qual me informou que já ali não realizavam testes/reparações de estanquicidade, e que deveria contactar a SOAUTO EXPO, o que fiz.Agendei para 5ª feira, dia 5/1/2023 a entrada do carro na oficina SOAUTO Parque das Nações. Na 2ª feira, dia 9/1, liguei para a oficina, para saber informação sobre o estado do carro, salientando que a minha mãe tem 101 anos, é doente e é transportada neste carro para ir a consultas e tratamentos médicos. Fui informada que o carro ainda nem sequer tinha sido inspecionado. Nos dias seguintes, 10, 11 e 12 de janeiro, liguei para a oficina, e a resposta foi sempre a mesma: o carro ainda não fora inspecionado, e não podiam dar data de conclusão do serviço. Expliquei que a permanência, por tempo indeterminado, da viatura, na oficina causa prejuízos, não só logísticos como também financeiros, uma vez que tenho de pagar táxis para transportar a minha mãe. 5ª feira, 12/1/2023, em conversa com a responsável por este processo, D. Fátima, informei que, caso não me dessem um prazo de conclusão do serviço até 6ª feira, 13/1/2023, apresentaria reclamação pela recusa da empresa em facultar essa informação. No dia 13/1/2023, 8 dias após o dia da entrada do carro na oficina, a D. Fátima ligou-me e voltou a repetir o mesmo: O carro ainda não tinha sido inspecionado, e não podiam dar data de conclusão do serviço.É inaceitável que a empresa recuse dar o prazo de conclusão do serviço. O carro permanece oficina, sem que a empresa dê qualquer prazo de conclusão do serviço.

Resolvida
A. A.
10/05/2021

Resolução de avaria no carro

Venho por este meio, reclamar da empresa Soauto Expo. Após o meu carro apresentar uma avaria por mim desconhecida a mesma ser frequente, complicando a minha vida profissional. Levei o meu veiculo à soauto expo por ser a única a verificar avarias em veículos híbridos (o meu veiculo é um vw golf 7 hibrido plug in). Passo a explicar a situação: o meu carro ao estar parado um dia, no dia seguinte não funcionava, como se tivesse descarregado toda a energia, nem sequer abria as portas pelo comando da chave. Após varias ocorrências e ter levado uma bateria nova, levei o mesmo à soauto expo para verificarem a situação e aproveitando a ida fazer a manutenção do óleo da caixa de velocidades. Esteve portanto desde o dia 7/01/2021 até ao dia 08/01/2021, em que nada foi encontrado como ocasionasse esse tal acontecimento. Por essa intervenção paguei 55€ e foi me dito caso voltasse a acontecer para o mesmo voltar a Soauto da forma em que se encontrava (portanto sem dar nenhum encosto de bateria). Volta a acontecer a mesma situação no dia 22/02/2021, em que contactei a seguradora do meu carro e pedi um reboque para o mesmo ir para a Soauto da forma em que se encontrava. Fiz check in e o mesmo ficou para ser submetido novamente a testes. Fiquei com um carro de substituição facultado pelo meu seguro e nesse dia fui lesada no trabalho pois tive que faltar ao mesmo, tendo o processo demorado com a espera do reboque e ter que levantar o carro de substituição. No dia seguinte contacto a soauto expo para ter noticias sobre o meu carro ao que me dizem que ainda estava em fase de testes, referi no telefonema que necessitava de uma declaração da oficina a dizer quanto tempo o carro necessitava de ficar, o senhor gestor de cliente comprometeu-se a enviar-me essa declaração para a minha seguradora aumentar o prazo no rent a car para os dias necessários. Esperei por esse telefonema e pela referida declaração que nunca chegou, tive que pagar do meu bolso os restantes dias do rent a car portanto até dia 26/02/2021. Nunca houve um contacto por parte do referido senhor sendo o gestor de cliente da minha viatura. Contactei a Soauto Expo por diversas vezes para ter feedback dos testes efetuados, o serviço ao cliente tentou sempre passar a chamada ao referido senhor sempre sem sucesso, até que no dia 25/02/2021 o senhor está disponível para atender o telefonema. Dizendo-me que após os testes a avaria é numa peça elétrica do carro, e que o arranjo e a peça custaria a volta de 6000€. Questionei se resolveria o problema, o mesmo não me deu garantias e disse que podia levantar a viatura no dia 26/02/2021. Pedi que no levantamento da mesma me fosse facultado o orçamento. Procedi ao levantamento em que me cobram 158.50€, sem qualquer orçamento e onde na fatura consta a designação de : localização assistida d... . Estando muito insatisfeita com o serviço prestado, no dia 01/03/2021 desloquei-me do barreiro que é a minha área de residência ate à Soauto expo para pedir novamente o orçamento que não me foi facultado e os referidos testes realizados ao carro. Continuando insatisfeita com o serviço da oficina e do gestor de cliente pedi o livro de reclamações. Hoje dia 10/05/2021 continuo a espera de uma resposta à minha reclamação feita no dia 01/03/2021. Acontece que tive que levar o meu veiculo a uma oficina fora da marca (soauto) para verificarem o problema na mesma semana, pois necessitava da viatura para me deslocar para o trabalho. No qual não é o meu espanto em que o meu veiculo não tinha nenhuma avaria na suposta peça, mas sim apenas necessitava da adaptação da bateria de arranque de 12v. Após ser feita a adaptação nunca mais voltou a fazer o mesmo problema. Volto a reforçar a reclamação porque me sinto lesada, ao levar o meu carro a marca (soauto) onde supostamente lidam com estes carros diariamente e conseguiriam solucionar-me o problema e não foi o que aconteceu. Gastei mais de 300€, tanto na soauto como na oficina que me resolveu o problema. Peço uma resposta a minha reclamação da parte da soauto expo e o reembolso das despesas inerentes a este problema.

Resolvida

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