Exmos. Senhores,
Venho por meio desta formalizar uma solicitação de intervenção referente ao atraso na entrega do seguinte produto adquirido on-line:
Produto: Máquina de Secar Samsung DV90CGC0A0AE
Data da Compra: 01/11/2024
Número do Pedido: 2430667004981
Valor Pago: 649€, efetuado via Multibanco
Prazo de Entrega Prometido: 11/11/2024
Após o não cumprimento da data de entrega, entrei em contato com o El Corte Inglês, sendo informada de que a empresa aguardava o fornecedor. Mesmo após registrar uma reclamação formal no Livro de Reclamações, com o protocolo número ROR00000000045143296, a previsão de chegada ao armazém foi dada para 06/12/2024, sem, contudo, indicar uma data de entrega efetiva.
Apesar da atualização da reclamação para o estado "Respondida/Tratada" em 23/11/2024, o produto ainda não foi entregue, e a situação permanece sem resolução, o que me levou a abrir uma nova reclamação sob o protocolo ROR00000000045152964, que se encontra "Em Análise".
Em 10/12/2024, fui informada novamente que o produto ainda não se encontra disponível em estoque, e não têm qualquer previsão de quando o item estará disponível.
Tal situação agrava ainda mais a falta de transparência e a violação dos prazos, uma vez que não há qualquer indicação de resolução para o problema.
Reitero que a situação configura uma falha no cumprimento da Lei n.º 24/2014, de 14 de fevereiro, com as alterações da Lei n.º 47/2014, que assegura os direitos dos consumidores, nomeadamente:
1. Falta de Transparência: A empresa não comunicou o atraso de forma proativa e apenas o fez após 11 dias, mediante solicitação.
2. Violação dos Prazos de Entrega: A entrega deveria ocorrer até 30 dias após a compra, mas continua sem previsão.
3. Práticas Enganosas: O site continua a anunciar prazos irreais, desconsiderando o histórico de falhas.
Diante do exposto, exijo, no prazo máximo de 8 dias, procedam à entrega do referido, seja por substituição do item por modelo equivalente ou superior da mesma marca, e sem prejuízo do direito de indemnização por eventuais danos causados.
Assim sendo, exijo, no prazo máximo de 8 dias, procedam à entrega do referido (BEM ADQUIRIDO), sob pena de resolução do contrato, e sem prejuízo do direito de indemnização por eventuais danos causados.
Cumprimentos.