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Lugares prioritários nos transportes públicos

Em curso Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

R. V.

Para: REDE NACIONAL DE EXPRESSOS

10/10/2025

Fiz esta reclamação no site da Rede Nacional Expressos "No dia 9 de agosto de 2025 realizai uma viagem na viatura 27 com partida no Porto e destino Leiria (Código Viagem: 23104). Sucede que um passageiro de cerca de 75 anos ao entrar no autocarro sentou-se nos lugares da frente reservados a grávidas, idosos e deficientes físicos. Foi imediatamente advertido pela motorista que teria de se mudar de local porque aqueles lugares já tinham sido comprados por alguém que entraria no autocarro mais tarde. Em Coimbra, aquando da paragem para deixar sair/entrar passageiros, a motorista voltou a referir, com tom mais agressivo, que ele teria de se mudar de lugar. O passageiro informou que tinha um problema numa perna e que aqueles lugares estão reservados precisamente para situações como a dele. A motorista disse aos berros que ele não entrou de cadeira de rodas nem com bengala, logo não tinha problema nenhum e como tal teria de sair daquele lugar. Informou ainda que caso quisesse ir nos da frente teia de ter comprado a preços mais elevados os referidos lugares reservados a deficientes. O passageiro tirou da carteira o cartão que comprova a referida deficiência na perna e voltou a referir que os referidos lugares estavam reservados e eram prioritários para casos como o dele. Referiu ainda que de acordo com a lei ele tem razão e se chamasse a policia eles lhe dariam razão. A motorista saiu do autocarro e foi chamar uma colaboradora que estaria no quiosque de vendas da estação de autocarros em Coimbra que, em vez de resolver a situação, apaziguando a questão, desatou aos berros, mandando o passageiro mudar de sítio uma vez que aqueles estavam destinados a uns determinados passageiros que já haviam comprado os lugares a preços mais caros, segundo ela. O passageiro, por consideração aos restantes passageiros que estavam no autocarro, para não atrasar a viagem, mudou de lugar e prescindiu de chamar a polícia. A viagem seguiu até Leiria, pelo menos, sem que nenhum passageiro tivesse entrado e sentado nos referidos lugares. Quando eu saí do autocarro em Leiria, ainda ouvi a motorista informar o colega que a ia substituir que aqueles lugares estaria reservados a alguém que iria entrar no autocarro mais tarde. Ora bem, os lugares de autocarro estão reservados por lei e o cidadão tem direito aos mesmos sem custos agravados. É lamentável o sucedido! Tal como, também é lamentável que a motorista desate aos berros com os passageiros, falando de forma incorreta e sem conhecimento das leis do país. Não bastando a péssima atitude da motorista, a vossa colaboradora do espaço de Coimbra ainda veio piorar a situação. Como empresa, devem dar formação os vossos funcionários, não apenas para a condução dos veículos (tendo a motorista feito um trabalho exímio neste aspeto), mas também a nível do tratamento e interação com os clientes. Especialmente, quando não havia necessidade de tamanha altercação, uma vez que os lugares seguiram vazios durante grande parte do tempo da viagem em que eu assisti. Exponho o sucedido, na esperança que isto não se volte a repetir. Nem na vossa empresa nem noutras." Recebi a seguinte resposta: "Acusamos a receção da sua reclamação, cujo conteúdo mereceu a nossa melhor atenção. Em serviço expresso não há lugar a demarcação de lugares com prioridade dado que é obrigatória a venda de todos os lugares marcados em antecipação. Assim sendo e dado que podem existir lugares com valores diferentes de outros, não podemos priorizar lugares em detrimento de outros. O que uma cliente pode fazer será antecipar a sua compra e adquirir o seu lugar com o máximo de antecipação possível, de forma a reservar o melhor lugar para si dada a sua situação . Tal como indicado nos termo e condições: Os lugares 1, 2 ,3 e 4, designados de lugares VISTA, não estão sujeitos nem a promoções nem a descontos. Nas viagens à segunda-feira, sexta-feira e domingo, os lugares 5 a 8 também não estão sujeitos a promoções nem a descontos. Esperamos ter esclarecido a sua questão, assim como esperamos voltar a contar consigo a bordo dos nossos serviços. Obrigado," Como não me parece minimamente correcto, solicito a vossa intervenção de forma a que esta e outras situações semelhantes não se voltem a suceder. Obrigada


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