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Loja não reembolsa/troca encomenda que foi deixada na caixa de correio rasgada e danificada.

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

J. E.

Para: OBM PORTUGAL, UNIPESSOAL Lda

02/03/2021

Exmos. Senhores,Após ter sido deixada no caixa do correio da minha residência, no dia 9 de Fevereiro de 2021, uma caixa amarrotada e rasgada, percebi que se tratava da encomenda que fiz à Open Box Mobile.Esta encomenda que deveria ter sido entregue em mão e assinada por mim, o que não aconteceu, tinha lá dentro o que encomendei: um telemóvel Iphone 11 Plus Max 256GB, uma pelicula e uma capa para o mesmo, porém tudo danificado de tal forma que aparentava ter sido esmagada por algo.Contactei de imediato a Open Box Mobile que de imediato se descartou de qualquer responsabilidade dizendo que era um assunto que tinha de resolver com os CTT (serviço que não contratei pois nem me foi dito nem está no site da Open Box Mobile qual a transportadora que utilizam).Após informar-me com terceiros e com os CTT fui esclarecido de que seria sim com a Open Box Mobile que teria de resolver esta situação pois tinha sido com eles que eu tinha celebrado contrato.O meu sobrinho, que se encontra em Lisboa e pensei eu que poderia ajudar a resolver a situação pois encontra-se mais próximo da loja Open Box Mobile, voltou a contactar a loja e explicou-lhes que esta situação era sim da responsabilidade da loja.Posto isto a Open Box Mobile informou-nos de que já tinha aberto processo, no dia 12 de Fevereiro de 2021, com os CTT e que iria averiguar, sendo que me pediu para não enviar a encomenda de volta com a desculpa de que poderia invalidar o processo deles com os CTT.Após várias conversas por telefone com a loja, quase diariamente, a Open Box Mobile nunca se mostrou responsável pelo sucedido, e foi-nos dizendo que tínhamos de esperar que o processo deles com o CTT ficasse resolvido.Entretanto a 22 de Fevereiro de 2021, a Open Box Mobile, pediu-nos que tentássemos ligar o telemóvel para confirmação do IMEI, o que foi feito e verificou-se que o mesmo não ligava.No dia seguinte, dia 23 de Fevereiro de 2021, após 14 dias da data em que reportámos situação à Open Box Mobile, pedi ao meu sobrinho que enviasse um e-mail à loja a voltar pedir a troca da encomenda.Passado um dia, dia 24 de Fevereiro de 2021, para minha surpresa, a Open Box Mobile, respondeu ao e-mail que o meu sobrinho enviou, respondendo que não voltariam a falam com ele enquanto ele não apresentasse um documento de representação legal caso contrario apenas falariam comigo.Dado a situação de confinamento em que vivemos, optei por não fazer tal documento e enviei no mesmo dia um e-mail em nome pessoal, reportando que estava ciente de todos os contactos feitos pelo meu sobrinho e exigindo a resolução do contrato com a maior brevidade possível.Sendo que não me responderam ao e-mail (e reforço aqui que desde este dia nunca mais me responderam a qualquer e-mail) contactei a Open Box Mobile por telefone a questionar a situação. A mesma continuou a descartar-se de qualquer responsabilidade, imputando responsabilidade a mim próprio dizendo que não deveria ter aceitado a encomenda (nunca aceitei, foi deixada na caixa de correio).No dia 26 de Fevereiro enviei outro e-mail que até à data de hoje não responderam.Estamos hoje a dia 2 de Março de 2021 e continuo com a situação por resolver, estou com uma encomenda danificada em casa e a loja com o meu dinheiro. Queria resolver esta questão sem ter de recorrer à Justiça pois parece-me que é algo muito claro e simples.Não percebo como é possível uma loja em Portugal poder trabalhar assim. Não percebo também por que é que é o cliente, eu, que tem de ficar prejudicado e à espera que a Open Box Mobile resolva o seu problema com os CTT para ser reembolsado.Também hoje após contacto com os CTT fui informado de que a Open Box Mobile desde o dia em que iniciou o processo nunca mais os contactou a pedir esclarecimentos. Claramente não estão preocupados pois já têm o dinheiro do lado deles, ou seja, sou eu o único lesado nesta situação.Como poderei resolver esta situação?Neste momento já não quero a troca por um produto igual mas sim todo o meu dinheiro de volta pois da mesma forma que a Open Box Mobile não acredita em mim, também eu já não tenho intenção de ter qualquer relação com a loja.Deixo aqui as referências das incidências com os ctt:SR0001276223 (processo que criei no dia que a encomenda foi deixada na caixa do correio pois não sabia que a responsabilidade era da loja)SR0001125673 (processo criado pela Open Box Mobile após lhe ter exigido responsabilidades)Tenho cópia de todos os e-mails que poderei fornecer caso achem necessário.Tenho também uma cópia dos termos e condições da Open Box Mobile que retirei no dia 10 de Fevereiro de 2021 para me salvaguardar. Os quais não referem condições de receção de encomendas, não referem qualquer aceitação dos termos e condições dos CTT muito menos referem qual a transportadora que usam nestes casos.Estou à disposição para quaisquer outros esclarecimentos.Com os melhores cumprimentosJosé Emídio Mendes Moreira

Mensagens (8)

J. E.

Para: OBM PORTUGAL, UNIPESSOAL Lda

04/03/2021

Responderam-me ontem por e-mail a dizer que ainda estão à espera de resposta dos CTT.Ainda não perceberam que eu não contratei nenhum serviço com os CTT, contratei sim à Open Box Mobile que à 23 dias que não resolve o contracto que fez comigo (um iphone 11 pro max 256gb grade A, uma pelicula de vidro nova para o mesmo e uma capa nova para o mesmo).

OBM PORTUGAL, UNIPESSOAL Lda

Para: J. E.

10/03/2021

Olá, boa tarde!Em meio a reclamação abaixo, viemos por meio deste responder que, a informação que temos dos correios até então, assim como temos diariamente informado ao nosso cliente é que estamos a aguardar uma resposta dos CTT, pois a indicação que temos é que a encomenda foi entregue em mãos e assinada dia 09 de fevereiro às 14:05h da tarde. Nossa postura para estes casos é que ao receber uma encomenda que se encontra esmagada como diz o cliente, deve imediatamente ser recusada para que não assuma a responsabilidade de um equipamento avariado, pois a partir do momento que se parte em uso do cliente, perde-se a garantia.No entanto, o cliente diz não ter recebido a encomenda em mãos e sim o carteiro ter deixado na caixa de correio, algo que é estritamente proibido e inadimissível ter ocorrido por um serviço particular e terceirizado. Desde então, contactamos de prontidão os CTT para entender o caso e nos foi informado que o que estava a indicar perante o TrackNumber era a informação correcta, o que nos levou a abrir uma incidencia que foi rececionado pelo mesmo no dia 12/02/2021 e tem o número de processo SR0001125673, desde então, estamos a ligar diariamente aos CTT para saber se há alguma nova informação, pois, não é da nossa vontade que o cliente em questão saia lesado, mesmo que infelizmente tenha de estar a espera durante este tempo.Dito isto, em contacto com o cliente, pedimos que tivessem calma e paciencia, pois era um caso átipico a todos nós, mas que em todos os momentos podiam contar connosco, visto que estávamos a tentar solucionar o caso da melhor forma possível, tal como, ainda estamos. Entretanto, informamos que, se optassem não aguardar que solucionássemos o caso, a espera das respostas dos CTT, podiam por iniciativa própria contactá-los de forma a terem a mesma resposta que nós, que estavam a verificar o caso e que quando um retorno, dariam uma resposta.Informamos o nosso cliente que não responderíamos a terceiros, pois trata-se de um caso delicado e em momento algum desde o ocorrido o cliente se prontificou a contactar-nos e muito menos enviar algum e-mail, sendo então sempre uma terceira pessoa a responder e ter voz pelo mesmo. Após isto, o mesmo começou a resolver o problema connosco, até que abriu esta reclamação. Pois a equipa da Open Box Mobile disse ao cliente que infelizmente se sentisse lesado, deveria recorrer as autoridades porque tudo que nos era possível estavámos e estamos a resolver.Temos uma gestora pessoal a cuidar de nossos casos internos e a mesma esta a frente de toda esta situação, falamos com a mesma e a central de apoio todos os dias e até então a resposta é que se deve aguardar, pois o caso já foi encaminhado e em breve teremos uma resposta. Dito isto, o cliente voltou a contactar-nos a dizer que falou com os CTT e de prontidão lhe deram informações que a nós não nos foram passadas a momento algum, visto que tem contactos internos na transportadora, mas em momento algum nos foi passada tal informação, incluindo contactos diários com a nossa gestora aos CTT.Dito isto, colocamo-nos a disposição para qualquer outra eventualidade e esclarecimento que seja necessário.Com os Melhores Cumprimentos,Equipa Open Box Mobile.---- On Tue, 02 Mar 2021 16:02:00 +0100 wrote ----

J. E.

Para: OBM PORTUGAL, UNIPESSOAL Lda

11/03/2021

Para que tudo fique mais claro nesta plataforma:1&#186 “at&#233 ent&#227o, assim como temos diariamente informado ao nosso cliente” :- N&#227o tem sido bem assim, nem t&#234m informado diariamente nem respondido aos e-mails enviados com a celeridade que afirmam. Sendo que temos sido n&#243s a contactar a Open Box Mobile a fim de obter informa&#231&#245es do estado da situa&#231&#227o2&#186 “indica&#231&#227o que temos &#233 que a encomenda foi entregue em m&#227os e assinada dia 09 de fevereiro &#224s 14:05h da tarde”:- Acho esta afirma&#231&#227o de uma desonestidade tal, que &#233 para n&#227o falar de criminosa, pois em momento algum me foi feita qualquer entrega em m&#227os muito menos assinei qualquer papel, sendo que s&#243 posso assumir que a minha assinatura foi falsificada (pe&#231o assim que me mostrem a tal assinatura). N&#243s j&#225 contact&#225mos com as delega&#231&#245es dos CTT de Ch&#227o de Couce e de Pombal que j&#225 nos confirmaram que realmente a encomenda foi deixada na caixa do correio. Algo que a Open Box Mobile j&#225 poderia tamb&#233m ter confirmado independentemente de j&#225 ter aberto processo com os CTT. Isto para tentar resolver o problema do seu cliente e prestar um bom servi&#231o ao mesmo.3&#186 “Desde ent&#227o, contactamos de prontid&#227o os CTT para entender o caso” e “em momento algum desde o ocorrido o cliente se prontificou a contactar-nos”:- Tamb&#233m n&#227o foi bem assim, pois logo no dia 9 de Fevereiro contact&#225mos a Open Box Mobile a relatar o sucedido e esta simplesmente descartou-se de qualquer responsabilidade dizendo que era um problema que t&#237nhamos de resolver com os CTT (servi&#231o que nunca contractei). Apenas ap&#243s o sucedido, &#233 que o meu sobrinho na tentativa de nos auxiliar, consultou tanto os CTT como a legisla&#231&#227o em vigor e percebeu que realmente era com a Open Box Mobile que ter&#237amos de resolver a situa&#231&#227o. E a&#237 sim, ap&#243s o contacto dele, 2/3 dias ap&#243s o nosso primeiro contacto a Open Box Mobile abriu o tal processo com os CTT.4&#186 “…visto que tem contactos internos na transportadora…” :- Aqui ningu&#233m tem contactos internos na transportadora, temos sim urg&#234ncia e interesse em resolver a situa&#231&#227o pelo que lig&#225mos para os contactos que est&#227o disponibilizados on-line, nada que a Open Box Mobile n&#227o consiga tamb&#233m fazer.Enfim, hoje estamos a 11 de Mar&#231o de 2021, sendo que j&#225 se passou mais de um m&#234s desde a ocorr&#234ncia e infelizmente sou eu o &#250nico lesado em toda esta situa&#231&#227o. Ou seja continuo com 928 euros empatados.Pe&#231o assim que continuem a fazer o m&#225ximo esfor&#231o para me resolver o problema, bem como me informem do avan&#231o ou n&#227o da situa&#231&#227o.CumprimentosJos&#233 Em&#237dio Mendes Moreira

J. E.

Para: OBM PORTUGAL, UNIPESSOAL Lda

11/03/2021

No ponto 2º quando digo : " Acho esta afirmação de uma desonestidade tal, que é para não falar de criminosa..", não me estou a referir à Open Box Mobile...Cumprimentos José Emídio Mendes Moreira

OBM PORTUGAL, UNIPESSOAL Lda

Para: J. E.

23/03/2021

Boa tarde!Com o intuito de acelerar o processo diante dos CTT, disponibilizámos uma etiqueta de envio ao nosso cliente, para recolha do equipamento referente ao objeto. Nosso setor técnico irá avaliar as condições do equipamento, e após avaliação e verificação, daremos continuidade na resolução do processo.Agradecemos vossa atenção e aguardamos o envio, tal como, continuamos a contactar os CTT para acelerar o processo em questão.Os Melhores Cumprimentos,Equipa Open Box Mobile.---- On Sun, 21 Mar 2021 19:46:32 +0100 wrote ----

J. E.

Para: OBM PORTUGAL, UNIPESSOAL Lda

23/03/2021

Boa tarde,já procedi ao envio do equipamento ontem, dia 22 de Março de 2021.Aguardo então a resolução da situação.CumprimentosJosé Emídio Mendes Moreira

OBM PORTUGAL, UNIPESSOAL Lda

Para: J. E.

23/03/2021

Ficamos ao aguardo, assim que houverem novidades retornaremos o contacto.Cumprimentos,Equipa Open Box Mobile.---- On Tue, 23 Mar 2021 16:24:18 +0100 wrote ----

J. E.

Para: OBM PORTUGAL, UNIPESSOAL Lda

06/04/2021

Boa tarde:Após uns longos e penosos 54 dias (quase dois meses), lá procederam à troca e envio dos equipamento em conformidade com o que tinha encomendado, assumindo finalmente as devidas responsabilidades.Quero apenas deixar algumas notas:- Em relação à qualidade do equipamento encomendado estou satisfeito- Em relação à simpatia dos colaboradores da Open Box Mobile também estou bastante satisfeito- Já em relação à política e serviço de pós-venda acho seriamente que o deveriam repensar visto que o que se passou comigo não foi de todo razoável. Com os melhores cumprimentosJosé Emídio Mendes Moreira


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