Exmos. Senhores,
Escrevo-lhe para pedir ajuda em relação a uma reclamação já apresentada à Ecoparcel.
Reservei junto da Ecoparcel um serviço de transporte de Portugal para França, cuja recolha estava prevista para o dia 10 de janeiro de 2025, mas o levantamento da encomenda não foi efetuado. Apesar de todos os requisitos terem sido cumpridos por mim, a transportadora não compareceu para o levantamento da encomenda, impedindo assim a execução com sucesso do serviço que contratei.
Originalmente, subscrevi o serviço e paguei um total de 28,28 €, incluindo uma taxa de Cancelamento Flexível de 3 €.
Para complicar ainda mais, tive um problema ao tentar contactar a Ecoparcel através do endereço de e-mail listado nos seus Termos e Condições (support@ecoparcel.eu). Recebi uma resposta automática indicando que o endereço já não está a ser utilizado. Por isso, tive de entrar em contacto com a empresa através do endereço de e-mail que encontrei na página oficial do Facebook (customerservice@ecoparcel.eu).
É ainda relevante salientar que paguei pelo serviço de Cancelamento Flexível, que oferece as seguintes garantias específicas:
Um reembolso total do custo de transporte e a possibilidade de cancelar a encomenda antes da recolha programada.
Um esclarecimento importante dos seus Termos e Condições: os pedidos que não sejam satisfeitos devido à ausência do remetente ou a um endereço impreciso não serão reembolsáveis, a menos que tenha sido escolhida a opção de Cancelamento Flexível.
Devo realçar que, de acordo com os vossos Termos e Condições, especificamente a cláusula 6.1, a não execução do serviço na data de recolha acordada deverá dar-me direito a um reembolso total. Além disso, a cláusula 12.5 também indica que o cancelamento após a tentativa de recolha não é elegível para reembolso, mas tal não afeta o meu direito ao reembolso dos custos de transporte pagos pelo serviço com falha.
Consulte a seguinte secção dos seus Termos e Condições para abordar este assunto:
3.1 "A Ecoparcel providenciará o envio da encomenda/remessa(s) através de um serviço de outsourcing com a transportadora escolhida pelo cliente no momento da encomenda ou a transportadora mais adequada para cada entrega."
Como não foi efetuada qualquer recolha e não foi feita qualquer tentativa por parte da transportadora para cumprir o serviço acordado, estou a solicitar o reembolso integral do valor pago. Noto também que a taxa de cancelamento da opção Cancelamento Flexível não é reembolsável, mas isso não afeta o meu direito ao reembolso dos custos de transporte pagos pelo serviço com falha.
Os detalhes da encomenda são os seguintes :
Order ID: EKYMVX
Parcel: EKYMVX01
Data de levantamento: 2025-01-10
Tenho capturas de ecrã do dia 10 em que era referido que o status da encomenda às 9h51 era "Prepared for collection - Out for collection" e às 20h53 passou a "Cancelled".
Apesar de ter tanto os meus contatos de email como contatos telefónicos, a ECOPARCEL não entrou em contato comigo.
Solicito a vossa ajuda uma vez que já entrei em contato com a referida empresa através dos emails acima referidos, e enviando todos os dados necessários no dia 13/01/2025 e não recebi qualquer resposta. No site a empresa recomenda que se abra um ticket de reclamação mas essa opção não é disponibilizada.
Cumprimentos.
SL