Exmos. Senhores,
Venho apresentar uma reclamação contra a Vodafone que me está a cobrar uma fatura no valor de 403,83€, referente a uma mensalidade no valor de 50,48€ e uma taxa de “Penalidade Incumprimento Contratual” no valor de 403,83€, referente a um serviço de Telefone, televisão, Internet e dois Telemóveis, que nunca foi instalado…
Tinha um contrato de comunicações com a Meo que vencia em 11/08/2025, entretanto fui contactado por uma comercial da vodafone em 30/07/2025 a me propor uma mudança de operador onde pelo preço e pelos serviços de telefone, televisão, internet e dois telemóveis, lá me convenceu a trocar de operador, tudo foi tratado por telefone, foi agendada a instalação para o dia 04/08/2025, para os técnicos virem fazer a instalação da fibra, na hora marcada por volta das 11:00 os técnicos apareceram, mas o poste onde estava um suposto PDO para fazer a ligação, estava completamente tomado por uma erva trepadeira que se emaranhou por todo o poste impossibilitando a instalação da fibra, os técnicos foram embora sem fazer a referida instalação...
Perante este cenário contactei a comercial da vodafone por volta das 13:00 a informar a situação e ela ainda não tinha conhecimento de nada...
Ligou-me mais tarde a informar que a situação do poste seria resolvida até quinta-feira dia 07/08/2025.
Entretanto recebo uma indicação que a portabilidade dos meus telemóveis seria feita 05/08/2025 entre as 12:00 e as 13:00.
Perante esta situação e passo a explicar que o referido poste não tem só cabos de comunicações, tem efetivamente dois cabos de comunicações (Vodafone e Nós) e tem o cabo de fornecimento de energia elétrica da (E-Redes), portanto a minha intuição diz- me que provavelmente, só a E-Redes ou as Infraestruturas de Portugal é que poderiam vir mexer no referido poste e resolver a situação, porque não estou a ver outra situação em que vão mexer num poste e provocar um acidente ou descarga elétrica na operação da limpeza e remoção da trepadeira e todos nós sabemos como funcionam as empresas do estado neste país...
Posto isto no mesmo dia 04/08/2025 ás 16:37 eu enviei um e-mail ao comercial da Vodafone a suspender e anular a minha adesão aos serviços da Vodafone, porque a portabilidade dos meus cartões de telemóvel, seriam no dia seguinte, e eu já não queria nada com a Vodafone.
No dia 05/08/2025 por volta do meio-dia eu e a minha esposa ficámos sem telemóveis, ou seja o pedido de portabilidade avançou, posto isto, como eu não tinha os cartões da Vodafone, fui ver o relatório do técnico que veio fazer a instalação e reparei que o mesmo no relatório tinha dois cartões de telemóvel que supostamente entregou, como a mim ninguém me tinha entregado nada, eu contactei a comercial, onde ela me disse que efetivamente o técnico é que entrega os cartões quando vai fazer a instalação da fibra, mas como não houve a instalação, levou os cartões com ele novamente ou provavelmente “Esqueceu-se”, ou seja, pura incompetência… Solução que a comercial da vodafone me indicou, ir a uma loja da Vodafone e pedir dois cartões. Ou seja mais incompetência…
Contactei a Meo para pedir ajuda e onde me indicaram que eu teria que pedir á vodafone os CVP para a Meo fazer o pedido de portabilidade da Vodafone novamente para Meo, tentei pelo numero de apoio ao cliente mas nada, tinha que ir a uma loja da Vodafone, assim fiz, trouxe o CVP e lá me fizeram o pedido de portabilidade e lá voltei a ter telemóvel da MEO novamente só no dia 07/08/2025.
A situação assim ficou, mas entretanto vou recebendo sempre SMS da vodafone a dizer que vão resolver o problema do poste, mas até á data de hoje 11/09/2025, a situação mantém-se…
O mais caricato é que entretanto a 07/09/2025 recebo esta fatura acima indicada nesta narrativa com este valor absurdo de uma mensalidade de um serviço que nunca foi instalado, mais a penalidade de incumprimento contratual...
Na data em que recebo esta fatura imediatamente respondi para o e-mail que me enviou a fatura, ou seja para o e-mail: apoiocliente@vodafone.pt, a contestar toda esta situação, e por incrível que pareça o e-mail não consegue ser entregue, já recebi duas notificações nos dois dias seguintes a dizer que estão a tentar entregar o meu e-mail, mas que ocorreu um erro e estão a tentar entregar.
Já tentei também reclamar no serviço de apoio ao cliente através do 16912, mas falo com um assistente virtual e as opções disponíveis nenhuma delas se encaixa no meu problema, e quando consigo que o sistema me passe para um assistente espero mais de 30 minutos e nunca sou atendido, e como sou novamente cliente Meo a chamada tem um custo de 0.95€ minuto + IVA.
Convém também aqui salientar o seguinte!! Após o contacto do comercial da Vodafone, foi-me enviado por e-mail os "Formulários" com o contrato de adesão, que eu deveria ter assinado e devolvido á Vodafone juntamente com o meu cartão de cidadão.
Como eu me atrasei a enviar essa documentação e a vodafone entretanto veio fazer a instalação e pediu a portabilidade dos telemóveis e depois se verificou o problema no poste e a instalação não chegou a ser realizada, eu já não enviei nada, ou seja, a Vodafone não tem nenhum documento em como eu aceito as condições deles ou melhor, eles não têm nenhum contrato com a minha assinatura...
Por todos os motivos acima mencionados acho que não devo pagar nada por uma instalação que nunca foi efetuada, por causa de uma situação á qual eu sou completamente alheio e como a vodafone não tem nenhum documento assinado por mim em como aceitei o que quer que fosse...
Por este motivo peço ajuda á DECO para me ajudar a resolver esta situação…
Obrigado
Cumprimentos.