Bom dia,
venho por este meio apresentar uma reclamação oficial à Worten e exigir o reembolso do custo do serviço "Instalação Termoacumulador de 51 a 100L com remoção do antigo" incluído na encomenda nº 65055242.
Foi atribuída à empresa Pensar Casa a instalação do equipamento e o serviço marcado para dia 25 de Julho de 2025. À chegada o técnico informa-me que o equipamento antigo - que deve ser desinstalado e removido pela empresa de instalação (facto que incrementou o preço da instalação) - está inserido num armário da cozinha e que não tendo autorização de tocar em nada mais que o equipamento em questão, a instalação não será possível.
Pediu-me para lhe mostrar o meu quadro eléctrico, preencheu o documento 1 em anexo e partiu.
No mesmo dia, contactei a empresa para solicitar nova instalação assim que possível, comprometendo-me a desmontar os armários da cozinha, a meu custo, permitindo o acesso fácil ao equipamento. A próxima data possível foi dia 31 de Julho, da parte da tarde. Uma semana depois...
Na tarde do dia anterior, fui contactada pela equipa Pensar Casa a pedir para antecipar a instalação para a parte da manhã; que da parte da tarde já não seria possível e por isso, poderia correr o risco de não ter a instalação feita no dia seguinte. Em urgência pedi a desmontagem dos armários da cozinha para o final do dia. Estive até às 22h a auxiliar a desmontagem dos meus móveis, deixando a minha cozinha num estado que não permitia o seu uso.
Na manhã seguinte, a segunda equipa Pensar Casa pediu à chegada para ver o quadro eléctrico. Qual não é o meu espanto quando me informam que a instalação não será possível pois não tenho instalado um disjuntor diferencial, obrigatório aparentemente para a instalação deste tipo de equipamentos. Depois de analisado o documento 1, feito pelo colega da primeira equipa de dia 25/07 e confirmando que nenhuma referência foi feita à falta do disjuntor (nem tão pouco feita oralmente à cliente!) a equipa de instalação tentou com os colegas da sede encontrar uma solução, explicando a minha insatisfação.
A única solução foi a de escrever o documento 2 (também em anexo) informando da razão da instalação não-realizada e informando que me iriam contactar mais tarde para me dar um orçamento para o serviço de electricista de instalação do disjuntor e posterior marcação da instalação do termoacumulador... ?!?!
Não quero nova marcação. Já tenho o equipamento em casa. Tratarei de contractar um electricista para a instalação do disjuntor e compra do equipamento, um instalador do termoacumulador e a remontagem dos meus móveis da cozinha.
Ora, exijo à Worten o reembolso de 79,99€ pago pela instalação.
Pela sua responsabilidade em não informar o cliente que deve certificar-se de que o equipamento deve ser de fácil acesso (ou seja, não pode estar embutido num móvel) nem que a instalação do disjuntor é obrigatório por lei. Note-se que o meu equipamento antigo foi instalado em 2019, sem que o disjuntor fosse obrigatório e portanto, não havia forma de saber.
E de parte da equipa Pensar Casa, o facto de não ter reiterado estas obrigatoriedades com o cliente na altura da marcação do serviço e de mesmo depois da primeira instalação não-realizada, não ter (mesmo tendo pedido para ver o quadro eléctrico) que a instalação de um disjuntor (para além da desmontagem dos móveis que rodeavam o termoacumulador a retirar) era necessária - e que eu teria feito a meu próprio custo de bom grado, se o soubesse; como fiz com a desmontagem dos móveis - e que sem essas providências uma nova instalação não seria realizada...
Fico a aguardar contacto urgente para resolução imediata desta situação.
Cumprimentos,
Salomé Neves
Nº sócio DECO - 4994106-61