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Instalação de portas interiores

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

R. M.

Para: LEROY MERLIN

19/08/2022

Exmos. Senhores,Venho por este meio apresentar uma queixa formal relativa à instalação de portas interiores adjudicada às empresas Leroy Merlin - Almada e empresa instaladora ISOBOVAL CONST. CIVIL UNIP. LDA referente ao orçamento Nº 79631 - V1.O pagamento de 3,936.19 Euros correspondente ao material e serviço de instalação foi efetuado no dia 14 de junho de 2022.Nas condições de instalação a Leroy Merlin menciona o seguinte: Os serviços de orçamentação, montagem ou instalação serão prestados pela LEROY MERLIN/AKI, salvoocorrência que não lhe seja imputável, motivo de força maior, não disponibilidade imediata ou atempada doequipamento ou artigo a montar/instalar ou impedimento do Cliente, no prazo máximo de 10 (dez) dias úteiscontados da contratação do serviço na loja LEROY MERLIN/AKI.Todavia nunca recebi nenhuma informação da parte da Leroy Merlin a justificar o motivo pelo qual motivo a obra não se realizou no prazo previsto. A obra foi agendada para dia 1 de Agosto. No orçamento n.79631-v1 foram solicitadas 2 portas esquerdas e 2 duas portas direitas de 73x202 e a Leroy Merlin entregou 4 portas direitas.O erro foi detectado e reportada à Leroy Merlin pela equipa de instalação no segundo dia de trabalhos durante a manhã (2 de agosto de 2022) e de acordo com o orçamento apresentado os trabalhos deveriam ocorrer entre os dias 1 a 4 de Agosto de 2022.Os instaladores disseram à minha mãe que levaria meses para se resolver o assunto.Nesse mesmo dia escrevi um e-mail à Leroy Merlin a solicitar que o problema fosse solucionado ainda nessa semana.Para reforçar a urgência da situação telefonei para a linha de apoio ao cliente no dia 3 de agosto de manhã e garantiram-me que a resolução do problema seria comunicada nesse mesmo dia, o que não aconteceu.Deste modo, no final do dia 3 de agosto telefonei de novo para a linha de apoio ao cliente e escrevi um e-mail para várias pessoas e departamentos da Leroy Merlin. No dia 4 de agosto pela 3 horas da tarde fui informada que a entrega e recolha das portas tinha sido agendada, o que se veio a concretizar no dia 9 de agosto.No dia 9 de agosto escrevi um e-mail ao departamento serviços.almada a solicitar que o reagendamento da instalação fosse feito o mais rápido possível, visto que a casa não tem condições de habitabilidade. O material encontra-se encostado às paredes e no chão da casa, assim como paredes partidas e fios eléctricos fora das calhas o que torna o local propício a quedas, que podem ser especialmente graves para pessoas idosas com osteoporose avançada (como é o caso da minha mãe) e para crianças pequenas. Para além disso informei a Leroy Merlin que iria dar acomodação uma família em setembro durante as suas férias.Fui posteriormente contactada pela Leroy Merlin que me propôs que a obra fosse realizada no dia 8 ou 9 de Setembro de 2022. Mas que teria de ter em conta que imprevistos podem acontecer, pelo que não me poderia garantir que a obra se realizasse efetivamente nas datas apontadas.Apesar de achar que a as datas propostas não eram razoáveis, tendo em conta a falta de segurança e habitabilidade que a casa apresenta neste momento, disse que poderia ser.Todavia, achei o telefonema estranho, e como já não era a primeira vez que a Leroy Merlin não assume os seus compromissos, solicitei que a Leroy Merlin me escrevesse um e-mail onde se comprometeria a realizar a obra impreterivelmente até ao dia 11 de Setembro, caso contrário teria de se responsabilizar por despesas (de alojamento) ou danos decorrentes do atraso.A agente disse que iria verificar a situação com os parceiros e entraria em contacto comigo, o que não aconteceu até à data.No dia 11 de agosto telefonei à Leroy Merlin a questionar qual a data da instalação das restantes portas, e de acordo com a agente não constava qualquer data em sistema. No dia 12 de agosto volto a telefonar à Leroy Merlin, e mais uma vez a data de instalação não constava no sistema. A agente disse que a Leroy Merlin iria entrar em contacto comigo nas próximas 48 horas.Visto que não tenho sido contactada pela Leroy Merlin quando o solicito, resolvi advertir por e-mail nos dias 13 e 14 de agosto (serviços.almada) que estava a guardar contacto em 48 horas.Não fui contactada.No dia 16 de agosto pelas 12:19 AM escrevi novamente um e-mail à lojaonline, e não recebi resposta até à data. No dia 16 de Agosto fiz uma reclamação no portal da queixa, a qual a Leroy Merlin disse que a minha reclamação foi recepcionada e estava em análise. Ao analisar a situação tenho as dúvidas que se seguem:Se a Leroy Merlin enviou um e-mail a agendar a primeira intervenção porque razão estão tão relutantes em escrever um e-mail que confirme a data da instalação das duas portas que faltam?Se a empresa de instalação tem intenções de efetuar o trabalho nessa data porque razão a data da intervenção ainda não consta em sistema?Porque razão a companhia de instalação disse à minha mãe que a situação poderia levar meses? Acham que é razoável esperar meses para ver realizada uma obra que já foi paga à dois meses atrás? Se ocorre um acidente quem se responsabiliza? Acham em plena consciência que a casa apresenta condições de habitabilidade e segurança? O que pretendo com esta reclamação é que um serviço que foi pago no dia 14 de junho, e que segundo a Leroy Merlin deveria ter sido realizado num período de 10 dias após a entrega do material, não se estenda por meses, assim como mencionou a equipa de instalação.A instalação deverá ser efetuada brevemente, e não poderá ocorrer depois do dia 11 de Setembro.Caso as minhas solicitações não sejam atendidas, vejo todas as formas de dialogo esgotadas e serei forçada a recorrer a outros meios legais.Acrescento que toda a comunicação entre mim e as duas companhias em causa deverá ser efetuado única e exclusivamente por escrito. Grata pela atenção dispensada a este assunto.Atentamente,RM


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