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Insatisfação com a decisão da seguradora

Em curso Pública

Problema identificado:

Resolução do serviço

Reclamação

A. C.

Para: Zurich Portugal

24/09/2025

Exmos. Srs. No dia 09/09/2025, recebi a minha fatura de água. O valor apresentado era demasiado elevado para o habitual. No dia seguinte contatei a INDÁQUA, empresa responsável pelo fornecimento de água pedindo explicações. Fui informado para verificar o contador porque provavelmente se trataria de uma fuga de água. Consultado o contador ficou claro que se tratava de uma fuga de água. Faltava determinar o local da mesma tendo em conta que dentro do edifício não foram detetados sinais de humidade. No dia 10/09/2025 participei o sinistro á seguradora ZURICH, via telemóvel. Tomaram conta da ocorrência e abriram um processo com o Nº 009435362, referente à apólice Nº 005802918 em nome de Anita Cristina Rodrigues Costa. Os técnicos da INDÁQUA tentaram detetar o local da fuga. A pesquisa levada a cabo não conseguiu determinar o local da fuga de água. No dia 13/09/2025, fui informado pela seguradora que “Para a instrução do processo, foi nomeado o gabinete de peritagem “Uon Consulting Sa”. Apesar das minhas solicitações, via email, para que enviassem o perito o mais rápido possível porque estava há vários dias sem água o mesmo só veio ao local no dia 18/09/2025, ou seja 8 dias depois da participação do sinistro. Foi enviado para o perito, a seu pedido, orçamento especificando: Despesa com pesquisa da fuga de água; Despesa com substituição da canalização; Despesa com reposição. Foram ainda solicitados vários documentos como: Fatura de água, Caderneta Predial Urbana e IBAN. Tudo foi enviado por email no dia 15/09/2025. Tendo em conta a demora do perito, apesar dos pedidos para que fosse rápido na ação, os técnicos sugeriram que se detetasse a entrada para o abastecimento de água na residência bem como o percurso da canalização desde a entrada da rede de abastecimento até ao ponto de entrada na residência para ser mais fácil a deteção do local da fuga de água. Foram efetuadas escavações no jardim para tentar determinar o percurso da canalização. Após esse trabalho os técnicos da INDÁQUA voltaram ao local e com os meios técnicos disponíveis conseguiram determinar um local próximo para a fuga de água. A canalização em causa atravessava o logradouro da casa onde existe muros, escadas, e jardim com aterro de mais de 2 metros de profundidade. No dia 18/09/2025, recebi a visita do Perito que recolheu fotografias do local e dos trabalhos realizados para determinar um ponto aproximado da fuga de água para assim evitar danos maiores e despesas desnecessárias. Ao final do dia fui contatada por SMS pelo perito para dar o meu aval ao orçamento apresentado. A minha resposta foi positiva. Em data posterior a fuga foi anulada e a canalização reparada. Foram 12 dias em que estive com o abastecimento de água cortado na minha residência com todos os inconvenientes e perturbações que tal situação causa. No dia 22/09/2025 fui informado pela seguradora ZURICH que não assumia qualquer despesa por não se tratar de Fuga de Água no interior da residência apesar de na minha apólice “ABANCA LAR – ZURICH”, para além dos danos por Fuga de Água estar previsto Danos em Canalizações Subterrâneas – 2.500.00 €, com franquia de 10% e Danos Estéticos, com igual valor. Naturalmente que não me conformo com a decisão por entender ser injusta e não corresponder ao que consta da minha apólice. Pretendo que a seguradora assuma as suas responsabilidades. atentamente Anita Costa

Mensagens (2)

Zurich Portugal

Para: A. C.

26/09/2025

Exmos Senhores, Para que possamos dar seguimento à presente reclamação a mesma necessita de incluir elementos necessários à sua gestão, nomeadamente: - Qualidade do Reclamante, designadamente de Tomador de Seguro, Segurado, Beneficiário ou Terceiro lesado ou de pessoa que o represente. No caso que nos reencaminham, não sendo a tomadora ou segurada a endereçar a reclamação, a pessoa que a representa terá de juntar procuração para esses fins. Solicitamos que nos envie os respetivos elementos no prazo de 20 dias úteis. Findos estes, a reclamação ficará sem efeito. Gratos pela atenção Melhores cumprimentos Conduta de Mercado Departamento Jurídico Zurich Portugal www.zurich.com.pt Por favor, não imprima este email a não ser que seja realmente necessário. O ambiente agradece. Confidential \ Personal Data De: Zurich Portugal geral@zurich.com Enviada: 25 de setembro de 2025 10:00 Para: Reclamacoes reclamacoes@zurich.com Cc: Vanda Balhau vanda.balhau@zurich.com Assunto: FW: [EXTERNAL] Insatisfação com a decisão da seguradora Estimados colegas, Para análise, tratamento e resposta, por favor. Com os melhores cumprimentos, PCA – Produção Controlo Administrativo Zurich Portugal Rua Barata Salgueiro, 41, 1269-058 Lisboa +351 21381 67 80 +351 21313 21 97 (fax) www.zurich.com.pt Siga-nos Seja um Cliente digital! Por favor, não imprima este email a não ser que seja realmente necessário. O ambiente agradece. Confidential \ Personal Data

A. C.

Para: Zurich Portugal

26/09/2025

A reclamação foi efetuada pelo marido da tomadora do seguro e habitante na mesma residência, Adriano Freitas Costa. NIF: 132224003 C.C. : 03748674 8 ZX7 Morada: Rua da Ribeira, 492 B Código Postal: 4820-080 Estorãos - Fafe É a mesma pessoa que fez a participação do sinistro, com quem a sguradora ZURICH tem estabelecido todos os contatos, que recebeu na respetiva residência o Perito da seguradora e que tem conduzido todo o processo como parte interessada no processo sem que a ZURICH - Portugal tivesse até então levantado qualquer problema em relação ao representante da tomadora do seguro Anita Cristina Rodrigues Costa. Se for necessário a mesma procederá à respetiva reclamação. Será somente repetir o processo de reclamação.

Assistência solicitada 26 setembro 2025

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