Venho por este meio expressar a minha insatisfação relativamente aos serviços prestados pela Castro Eletrónica.
No momento da realização da encomenda (17/10/2024), foi-me informado que o prazo de entrega seria até o dia 1 de novembro. No entanto, à medida que a data se aproximava e não recebia qualquer atualização sobre o estado da encomenda, vi-me obrigada a contactar a Castro Eletrónica para compreender a razão do atraso. Fui então informada de que houve um constrangimento com o fornecedor e que a entrega seria adiada para a semana seguinte. Contudo, lamento que não tenha sido a empresa a tomar a iniciativa de me informar sobre o respetivo atraso.
No dia 31/10/2024, recebi uma notificação que indicava que a encomenda já estava sob a responsabilidade da transportadora (VASP Expresso). No entanto, devido ao feriado de 1 de novembro, a entrega passou para o dia 4/11/2024. Dado o feriado, reconheci o motivo da mudança para dia 4/11. Acontece que este prazo também não foi cumprido, e ao consultar o rastreamento da encomenda, verifiquei que a mesma ainda se encontrava no centro de distribuição.
Entre os dias 4 e 6 de novembro, entrei em contacto com o suporte da transportadora e fui informada de que a encomenda estava sob a sua responsabilidade desde o dia 31/10/2024, mas não me foi esclarecido o motivo do atraso nem o paradeiro exato da encomenda. Fui informada de que a transportadora estava à espera de respostas dos armazéns, mas continuei sem informações claras e sem previsão de entrega.
Em nenhum momento recebi qualquer atualização por parte da Castro Electrónica sobre o andamento do processo e/ou eventuais problemas com a transportadora.
No dia 5/11/2024, entrei em contacto com a empresa em questão na tentativa de compreender a situação, mas sem sucesso, sendo apenas informada de que o prazo máximo de entrega pela transportadora seria até ao dia 7/11/2024. Informaram-me ainda de que iriam colocar a entrega com caráter de urgência e que a situação seria averiguada o mais breve possível, pedindo-me para aguardar até ao prazo anteriormente referido. O dia 7 chegou e, sem ter qualquer previsão de entrega da encomenda, voltei a contactar a Castro Electrónica, que após uma abordagem mais direta da minha parte, me informou, ao final do dia, de que a encomenda tinha sido extraviada.
Em termos de soluções, foi-me sugerido realizar um novo pedido, contudo, dado que não existia stock disponível para envio imediato, a previsão para a chegada de uma nova unidade seria entre 5 a 10 dias úteis. Considerando que tinha quase passado um mês desde o primeiro pedido, sem que eu tivesse recebido o produto, a perspectiva de esperar mais 5 a 10 dias úteis por um novo envio seria absolutamente inaceitável. Tal situação, agravaria ainda mais o transtorno e a desconfortável experiência que passei ao longo deste processo. Para além disso, nada me daria garantias de que a nova encomenda não pudesse ser novamente extraviada.
Gostaria de sugerir à Castro Eletrónica que revesse os seus processos internos e as suas práticas de comunicação com os clientes, pois considero que a falta de acompanhamento e a ausência de informações atempadas não correspondem com os padrões de serviço que se espera de uma empresa desta natureza. Acredito que, se a empresa fosse mais atenta a estas questões e adotasse uma abordagem proativa, muitos dos inconvenientes pelos quais passei poderiam ter sido evitados.
Para além disto, creio que devam ainda reconsiderar as empresas com as quais trabalham, neste caso a VASP Expresso, que mostrou ter um serviço igualmente péssimo, o que levou ao extravio da encomenda.
Outro apontamento que gostaria de fazer é o facto de que, sempre que foi necessário contactar a Castro Eletrónica — o que, neste caso, aconteceu várias vezes — foi cobrado um valor por cada chamada, o que se torna a experiência ainda mais desagradável.
Apesar de, no final, o problema ter sido resolvido e a Castro Eletrónica ter colaborado com o reembolso do valor total da encomenda, não posso recomendar esta empresa. Experiência péssima.