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Informaçao Falsa relativamente à ausência do expedidor

Em curso Pública

Problema identificado:

Problemas na prestação do serviço

Reclamação

L. G.

Para: DPD

14/08/2025

No dia 6 de agosto, o meu marido efetuou online o pedido de recolha e respetivo pagamento, para devolução de um equipamento de elevado valor à Amazon. Nesse mesmo dia recebemos a mensagem: "A sua encomenda (09831733001759G) foi finalizada, receberá uma notificação relativa à recolha da mesma em breve." Contudo, não recebemos qualquer notificação ou comunicação subsequente até ao dia 7 de agosto, quando, às 19h43, fui surpreendido com um e-mail a informar: "Informamos que a recolha acima indicada não foi efetuada por motivo de expedidor ausente." Nunca fomos informados previamente sobre a hora da recolha e, nesse dia, apenas saí de casa às 18h20, ou seja, antes do registo que consta na plataforma da DPD. No dia 8 de agosto, pelas 11h48, contactamos a linha de apoio. Fomos informados de que não é prática da empresa telefonar ao cliente em caso de dúvida sobre a recolha. Aceitamos essa explicação na primeira vez, até porque garantiram nova tentativa para o mesmo dia. Permanecemos em casa durante todo o dia, mas, pelas 18h12, recebi novamente a mensagem "expedidor ausente". Tentei novo contacto às 19h37, já fora do horário de funcionamento. Posteriormente, recebi outra mensagem a indicar que a encomenda estava “expirada” às 00h00. No dia 9 de agosto (sábado), voltámos a ligar às 12h03, explicando todo o sucedido e reiterando que permanecemos em casa durante as tentativas anteriores. Foi reagendada nova recolha para 11 de agosto. No dia 11 de agosto, estávamos convictos de que, após os incidentes anteriores, a recolha seria finalmente efetuada. No entanto, repetiu-se exatamente a mesma situação. Durante o dia, efetuámos quatro contactos telefónicos para confirmar que estávamos em casa: às 13h55, 16h34, 17h34, sempre recebendo como resposta que “teríamos de aguardar”. Apesar disso, pelas 18h25 no ultimo contacto telefónico informam que mais uma vez há um registo expedidor ausente e às 18h39, recebi novamente o e-mail "expedidor ausente", o que não corresponde à verdade, já que estivemos sempre em casa. Este comportamento não só nos causou transtorno e frustração, como também ansiedade, especialmente a mim, grávida e no final da gravidez, que permaneci sozinha em casa a aguardar. Acresce ainda que a devolução tardia pode comprometer a aceitação por parte da Amazon, colocando-nos numa situação injusta e potencialmente onerosa. Além de nos terem condicionado completamente a sexta-feira e o dia 11 de Agosto, que era o nosso primeiro dia de férias, sentimos que houve clara falta de respeito e transparência no serviço prestado. Assim, solicito a devolução imediata do valor pago (fatura em anexo). Este foi o email enviado para o apoio ao cliente da DPD.

Mensagens (1)

DPD

Para: L. G.

29/08/2025

Estimada sra Lisa Maria Gonçalves Rasteiro, Agradecemos por ter registado esta ocorrência relativa à Recolha nº H0011348, a qual mereceu a nossa melhor atenção. Após análise à recolha indicada verificamos que no seguimento dos contactos realizados junto dos nossos serviços, foi encaminhado internamente pedido de averiguação ao sucedido face ao exposto. Apresentamos as nossas desculpas pelo sucedido e todos os inconvenientes causados. Informamos adicionalmente que já se encontra remetido o pedido de devoluçãode portes, o qual será realizado com a maior brevidade possível. A situação ocorrida com esta recolha não é de todo exemplo do serviço que habitualmente prestamos aos nossos clientes, anomalia que obviamente foi reportada e encaminhada aos responsáveis, para análise e devida correcção. A DPD tem como principal objetivo e orientação a satisfação do seu cliente e queremos garantir que tudo fazemos para realizar as entregas e recolhas com o maior nível de sucesso possível, estando sempre empenhados e enveredando todos os nossos esforços para que o mesmo aconteça, tentando minimizar situações similares no futuro. Reiteramos as nossas desculpas por qualquer inconveniente que inadvertidamente possamos ter causado e esperamos poder continuar a contar com a sua preferência. Aceite os nossos melhores cumprimentos. Aceite os nossos melhores cumprimentos, Best regards, Isabel Miranda Team FRONT-OFFICE (e-mail:apoio.consumidor@dpd.pt) DPD Portugal Departamento de Serviço a Clientes Pense bem antes de imprimir esta mensagem: é necessária 1 árvore para produzir 20 resmas de papel. 14-08-2025 15:31:23 - : From Date14-08-2025 15:31:23To apoio.consumidor@dpd.pt apoio.consumidor@dpd.pt CcReply to SubjectInformaçaoFalsa relativamenteà ausênciado expedidor Informaçao Falsa relativamente à ausência do expedidor ‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌


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