No dia 6 de agosto, o meu marido efetuou online o pedido de recolha e respetivo pagamento, para devolução de um equipamento de elevado valor à Amazon. Nesse mesmo dia recebemos a mensagem:
"A sua encomenda (09831733001759G) foi finalizada, receberá uma notificação relativa à recolha da mesma em breve."
Contudo, não recebemos qualquer notificação ou comunicação subsequente até ao dia 7 de agosto, quando, às 19h43, fui surpreendido com um e-mail a informar:
"Informamos que a recolha acima indicada não foi efetuada por motivo de expedidor ausente."
Nunca fomos informados previamente sobre a hora da recolha e, nesse dia, apenas saí de casa às 18h20, ou seja, antes do registo que consta na plataforma da DPD.
No dia 8 de agosto, pelas 11h48, contactamos a linha de apoio. Fomos informados de que não é prática da empresa telefonar ao cliente em caso de dúvida sobre a recolha. Aceitamos essa explicação na primeira vez, até porque garantiram nova tentativa para o mesmo dia. Permanecemos em casa durante todo o dia, mas, pelas 18h12, recebi novamente a mensagem "expedidor ausente".
Tentei novo contacto às 19h37, já fora do horário de funcionamento. Posteriormente, recebi outra mensagem a indicar que a encomenda estava “expirada” às 00h00.
No dia 9 de agosto (sábado), voltámos a ligar às 12h03, explicando todo o sucedido e reiterando que permanecemos em casa durante as tentativas anteriores. Foi reagendada nova recolha para 11 de agosto.
No dia 11 de agosto, estávamos convictos de que, após os incidentes anteriores, a recolha seria finalmente efetuada. No entanto, repetiu-se exatamente a mesma situação.
Durante o dia, efetuámos quatro contactos telefónicos para confirmar que estávamos em casa: às 13h55, 16h34, 17h34, sempre recebendo como resposta que “teríamos de aguardar”.
Apesar disso, pelas 18h25 no ultimo contacto telefónico informam que mais uma vez há um registo expedidor ausente e às 18h39, recebi novamente o e-mail "expedidor ausente", o que não corresponde à verdade, já que estivemos sempre em casa.
Este comportamento não só nos causou transtorno e frustração, como também ansiedade, especialmente a mim, grávida e no final da gravidez, que permaneci sozinha em casa a aguardar. Acresce ainda que a devolução tardia pode comprometer a aceitação por parte da Amazon, colocando-nos numa situação injusta e potencialmente onerosa.
Além de nos terem condicionado completamente a sexta-feira e o dia 11 de Agosto, que era o nosso primeiro dia de férias, sentimos que houve clara falta de respeito e transparência no serviço prestado.
Assim, solicito a devolução imediata do valor pago (fatura em anexo).
Este foi o email enviado para o apoio ao cliente da DPD.