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Indução à adesão de seguro para abertura de conta

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

K. D.

Para: Banco Santander Totta

20/05/2024

Prezado(a), No dia 07/05/20254 eu fui ao Santander para abrir uma conta para o recebimento do meu salário, no entanto me informaram que para abrir a conta era OBRIGATÓRIA a contratação do seguro saúde. Fiz a abertura da conta com a adesão do seguro, mas achei esquisita essa obrigatoriedade pois isso no Brasil é crime. Uns dias depois, entrei em contato com a Super Linha e me informaram que não era obrigatório, ou seja, fui induzida a contratar um serviço que não necessitava numa venda casada. No dia 09/05/2024 eu fiz o cancelamento do seguro por telefone, em 211221210 opção 7 e depois 2. Ainda assim, o valor de 18,19 euros foi descontado da minha conta no dia 14/05/2023, valor inclusive muito superior ao que estava no contrato do seguro. No dia 15/05/2024 entrei em contato com a Aegon e me disseram que deveria entrar em contato com o Santander pelo chat para pedir o estorno, pois não cuidavam disso. Assim o fiz e o valor foi estornado, mas o atendente Paulo Araújo do Santander disse que não tinha a informação do seguro ter sido cancelado, que só podia fazer o estorno. Entrei em contato novamente com a Aegon, pois queria garantir que o cancelamento tinha sido feito para não receber mais cobranças, falei com a Ana Costa, que disse não ter sido cancelado, liguei mais uma vez em 211221210 opção 7 e depois 2 e o José Bravo disse que eu tinha que ligar no 211221210 opção 8 para entender por que ainda não havia sido cancelado. Insisti pra que ele verificasse antes de eu ter que fazer mais outra ligação e ele disse que estava cancelado e que em 2 dias deveria constar cancelado no site. Entrei hoje, 20/05/2024, no site e ainda consta em vigor. Diante disso, liguei no 211221210 opção 8 e a Isabel Duarte me disse que não estava cancelado, que só constava que não havia sido pago e que teria que ligar de novo para o cancelamento, ela me redirecionou, e mais uma vez, exaustivamente, selecionei a opção 7 e depois 2 e o Marcos Santos me disse que se eu havia cancelado então era pra estar cancelado. Insisti para que ele checasse se constava no histórico meu pedido de cancelamento dia 09/05/2024 e somente depois de insistência ele foi verificar e disse que sim. Como não recebi nenhum e-mail e as ligações sequer têm um número de protocolo para facilitar a rastreabilidade de todos os contatos que eu fiz, estou mandando este e-mail e espero um retorno que confirme o cancelamento que eu fiz , que não haverá mais cobranças ou qualquer inadinplência. No aguardo,

Mensagens (1)

K. D.

Para: Banco Santander Totta

07/06/2024

A empresa me enviou uma mensagem alegando que "foram apresentados vários produtos, sendo a V/ decisão de subscrição ou não dos mesmos, respeitada pelo Banco [...] e que o mediador de seguros Banco Santander Totta prestou de forma clara, integral e pormenorizada todos os esclarecimentos necessários (incluindo os solicitados) sobre todos os direitos e deveres decorrentes da celebração do contrato de seguro, assim como coberturas e exclusões do mesmo, por forma a permitir uma tomada de decisão livre, esclarecida e responsável." o que é mentira. Eu perguntei de forma clara e direta ao funcionário do banco se eu poderia abrir a conta sem a adesão ao seguro e ele disse que não poderia, disse que era OBRIGATÓRIA a adesão ao seguro e que sem isso não seria possível prosseguir com a abertura da conta. Além da falta de respeito de me induzir a contratar um serviço que eu não queria (e que a realização de cancelamento alguns dias depois comprova explicitamente isso), em vez de se retratarem e tomarem as tratativas de treinar os funcionários para que esse desrespeito não se repita a novos clientes, eles tentam invalidar o meu relato. Se puderem recorram a outro banco, no Brasil tive experiências muito positivas com o Santander, mas aqui em Portugal estou muito decepcionada com a falta de profissionalismo, empatia e controle de qualidade.


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