Reclamações recentes

F. F.
03/09/2025

cobrança indevida e conta negativa – Acordo já iniciado

Exmos. Senhores, Venho, por este meio, apresentar uma reclamação formal contra o Banco Santander Totta. No dia 02/09/2025 , foi realizado um acordo de pagamento com o banco relativamente ao saldo em dívida da minha conta. A primeira prestação deste acordo já foi devidamente paga conforme os termos estabelecidos. No entanto, continuo a receber chamadas frequentes de cobrança, o que tem causado grande desconforto e transtorno. Além disso, verifiquei que a minha conta continua com saldo negativo, mesmo após o início do pagamento do acordo. Solicito que esta situação seja regularizada com urgência, cessando as chamadas de cobrança e atualizando corretamente o estado da minha conta de acordo com o acordo firmado. Caso não seja resolvido, reservo-me ao direito de escalar esta situação às autoridades competentes, incluindo o Banco de Portugal e o Livro de Reclamações. Aguardo uma resposta célere. Com os melhores cumprimentos, Fernando Freguglia

Em curso
J. P.
28/08/2025

Transferências não autorizadas

Exmos. Senhores, No dia 01/08, na conta que tenho em conjunto com o meu filho, foram realizadas transferências bancárias internacionais que não autorizamos!! Quer através deste banco quer através da conta paypal. Por motivos desconhecidos alguém acedeu à nossa conta bancária no Santander Totta e ao paypal! Como o meu filho é o principal titular da conta, começou a receber notificações por email em que tinha feito uma transferência bancária internacional para o seguinte NIB LT493250008051885476, titular Diogo Menezes . A seguir recebeu mais 4 notificações ! Não conhece e nem deu autorização a esta pessoa !!! Não recebeu nenhum email com um link ou algo parecido, não acedeu a sites, não recebeu nada para confirmar nem por mb way nem por whatsapp ou por sms!! Como é possível entrarem na conta e fazerem 5 transferências bancárias internacionais no valor total de 4000 mil euros e o banco, Santander Totta , não se pronunciar? Como é possível o banco não ter um sistema de segurança adequado a transferências internacionais, e serem logo transferências internacionais imediatas? Não perguntam ao titular se está a fazer estas transferências? Há 10 ou 12 anos quando fiz uma transferência bancária, nacional, recebi logo um telefonema a perguntar se realmente estava a fazer essa transferência, e agora, nos tempos de hoje a segurança bancária em vez de progredir, regrediu? É engraçado que duas semanas após o sucedido o banco envia mensagens para ter cuidado com as fraudes bancários!!! Se calhar houve alguma coisa e o banco não assumiu!! Quando faço uma transferência recebo um código para aceitar, ele não recebeu nada.!! Ligou de imediato para a linha Santander, em que o atendimento foi péssimo, incompetente, simplesmente estiveram se a borrifar!! Disseram-lhe que iam ver o que se podia fazer e que em relação ao paypal como estava pendente tinha que esperar que o valor lhe fosse retirado para que fosse possível fazer uma exposição porque são duas situações diferentes! Se estava pendente e segundo o site do banco se está pendente é por motivos de segurança bla, bla, bla,...sendo assim após o meu filho ter informado o banco do que estava a acontecer, tinham a obrigação e o direito de cancelar essa operação e não esperar que esses valores lhe fossem retirados!! Nem lhe cancelaram a conta nem o cartão de débito e que tinha de esperar que os 2 pagamentos/transferências, feitas por PayPal, fossem também debitadas na conta, só depois é que poderiam comunicar o problema! Como é possível, se estas 2 transações estavam pendentes , poderiam cancelar não? No dia 02/08 ligou mais 3 vezes e só da última vez que ligou é que abriram queixa por fraude! Como é possível? Foi então que lhe cancelaram a conta e o cartão de débito!! Algo que devia ter sido logo feito após o primeiro telefonema!! Na segunda feira de manhã fomos de imediato ao balcão para denunciar o caso!! Atendimento.....0* ....se o fim de semana correu mal, imaginem o meu.. foi pedido para apresentar queixa na gnr e levar a notificação, assim fizemos! Ir a uma loja para verificar o telefone, podia ter sido clonado, assim fizemos! Assinar um "papel" como o telefone não tinha sido clonado, fizemos!! Não nos foi dado nenhum documento como tinha-mos feita uma queixa de fraude!!! Lamentável... De referir ainda, que cerca de 2 semanas antes do sucedido, esta instituição, Santander Totta, ligou para o meu filho para que se dirigisse ao balcão a fim de atualizar os seus dados!! Coincidência ou talvez não??? Quem me garante que não foi nesta altura que houve uma fuga de dados/ elementos da conta?? É muita coincidência ele ir ao banco atualizar dados a pedido da sua gestora de conta e duas semanas depois isto ter acontecido!! Ou é sempre culpa do cliente?De quem é a responsabilidade? O banco deveria ter sistemas informáticos para impedir as fraudes e confirmações mais apertadas, em especial para transferências bancárias internacionais. O banco, após a comunicação de uma transferência não autorizada, pode e deve reverter a situação através de contacto com o banco que recebeu essa transferência, tem todos os elementos para o fazer! Só não o faz se não quiser! Para vós facilitar o trabalho, segundo o nib em questão, é um banco virtual, é o; REVOLUT BANK UAB , na Lituânia, morada; KONSTITUCIJOS AVE. 21B, VILNIUS, LT-08104, e de momento está válido! Tem o nome do banco, nib e possível titular. Também vos posso dar o email da pessoa dmenezes28@icloud.com. O banco, seja ele qual for, tem que zelar pela segurança das operações dos seus clientes! Há, na minha opinião, negligência por parte do banco em não haver medidas mais apertadas para evitar estes tipos de situações e não ser mais rápido a agir em caso de fraude. O banco tem a legitimidade e a obrigação de reverter estas transferências que não foram autorizadas ou assumir a responsabilidade! O banco tem que provar que não houve negligência ou mau uso do homebanking por parte do meu filho! Até ao momento não o fez!!! O banco tem que provar que o meu filho recebeu esses códigos, não é a gestora de conta dizer me que o número de telefone que está associado à conta é o do meu filho!! Claro, queria que fosse de quem??? Já falei com a operadora e é possível pedir os registos das chamadas e sms recebidas mas apenas por meios judiciais, fizeram isso por acaso??? Os bancos deveriam ser seguros e transmitir segurança para os clientes em que o dinheiro está seguro e bem protegido! Sendo que o homebanking é da responsabilidade do banco Santander Totta, o mesmo tem a responsabilidade de assumir e reembolsar o meu filho, uma vez que ele não autorizou estas transferências!!! Não foram 500, euros, foram 5000 euros! Depois de várias semanas sem resposta, ontem detetamos que o processo estava encerrado!!! Nem nos deram informação!! Ao ligar para a linha Totta, dizem que foi o próprio balcão que encerrou o processo!! Hoje, ao falar com a gestora de conta disse que não tinha sido o balcão, então como ficamos?? Após ligar várias vezes lá nos deram uma resposta...da treta " não há motivo para devolver o dinheiro que foi retirado que agora é como o ministério público.."!!! Isto é resposta? Acham que ia logo fazer 5 transferências seguidas para o mesmo nib? E depois mais 2 no paypal?? Quando faço uma transferência para alguém faço do valor total e não em várias vezes e logo seguidas! É ridículo se pensam isso!!! Que diligências fizeram para chegar a esta conclusão? Tem em vossa posse os registos das sms e/ chamadas recebidas do telefone do meu filho?? O ministério público trata da parte criminal!! Nós depositamos o nosso dinheiro na vossa instituição a pensar que ele está seguro e afinal não está?? Peço a restituição dos 5000€, que foram retirados da conta do meu filho indevidamente!! Junto envio comprovativos das respetivas transferências Aguardo resposta Cumprimentos.

Em curso
H. Q.
20/08/2025

Envio de respostas do Santander – pedido de análise

Exmos. Senhores, No seguimento da minha reclamação apresentada, venho por este meio remeter as respostas que o Banco Santander me fez chegar, para a vossa análise e eventual intervenção. Considero que algumas das justificações apresentadas não correspondem à realidade e poderão não estar em conformidade com a legislação aplicável. Por essa razão, solicito o vosso apoio na apreciação da situação, podendo, se necessário, recorrer ao apoio de um jurista para melhor fundamentar a reclamação. Agradeço desde já a vossa atenção e colaboração. Com os melhores cumprimentos, Hugo Quintas

Em curso
H. Q.
20/08/2025

Acesso Bloqueado a Conta APP

Venho por este meio apresentar reclamação formal contra o Banco Santander Totta, S.A., por impedir injustificadamente o meu acesso à minha conta bancária desde fevereiro de 2024 até à presente data (agosto de 2025), apesar de diversas tentativas de resolução direta com o banco. Factos: - Sou cliente do Banco Santander Totta, com conta aberta em Portugal (Balcão de Beja, utilizado também em Leiria). - Desde fevereiro de 2024 não consigo aceder ao aplicativo Santander nem movimentar a minha conta. - Contactei o banco por diversas vezes, sem que fosse apresentada solução ou respeito para com a minha situação. - Tenho valores depositados (nomeadamente 360€) que continuam inacessíveis, o que configura clara violação dos meus direitos de consumidor e cliente bancário. Situação atual: - Já apresentei reclamação no Livro de Reclamações Eletrónico (Ref. ROR00000000045356186). - Reclamei junto do Banco de Portugal (Ref. PCB-RCO.99819.986). - Reclamação submetida igualmente ao CNIACC – Arbitragem de Consumo. Pedido: - Que o Banco Santander seja obrigado a restabelecer imediatamente o meu acesso à conta através do aplicativo no seguinte Número: +244 955867543 - Que me seja paga indenização pelos prejuízos e pelo tempo constrangedor (mais de 1 ano e meio) sem acesso ao meu dinheiro. - Que sejam aplicadas as devidas sanções disciplinares e legais pelo incumprimento grave dos deveres da instituição bancária. Agradeço todo o apoio da DECO Proteste na defesa dos meus direitos enquanto consumidor e cliente bancário. Hugo Quintas (Consumidor lesado, Angola / Cliente Banco Santander Totta em Portugal)

Em curso
J. V.
18/08/2025

Burla SFP Online

No passado dia 3 Agosto acedi a minha conta online através da app do Santander e apercebi me que me tinham sido retirados dois valores (um de 500€ e um de 34€) por parte de um sfp online e pagamentos esses que não fiz e não autorizei! Liguei logo para a super linha a reclamar e foi me dito que o meu cartão tinha sido clonado e que iriam proceder ao cancelamento e para ir fazer queixa as autoridades. Nesse mesmo dia fui à polícia e apresentei queixa da burla. No dia seguinte dia 4 agosto logo de manhã dirigi me ao balcão Santander em tomar para apresentar queixa do sucedido e deixei todas as informações da queixa e dados do que tinha e informaram me que o mesmo iria para análise e depois dariam me uma resposta. Ao dia de hoje (12 agosto) ligaram me do banco a informar que a análise deu que os pagamentos tinham sido autorizados pelo meu mbway, coisa que não aconteceu eu não permiti tal e coisa! E deixo uma questão, acham que se eu tivesse permitido alguma coisa iria apresentar queixa a polícia e reclamação do mesmo ao banco?! Estaria eu a fazer fraude com o banco e isto normal ?! A minha questão é porque é pagamos comissões e seguros e outras coisas todos os meses de que vale se em situações destas não nos conseguem avisar do sucedido e ainda me acusam de ter aceite os pagamentos! Já tenho receio de ter dinheiro na minha conta e que o mesmo aconteça e tenho a conta do meu filho com valor ainda significativo que estou a fazer conta de retirar de lá todo por não ter segurança no banco! É só não fecho esta conta porque tenho lá a prestação da casa associada, mas que me iriei informar para também entretanto retirar do banco! Perdi a confiança no banco e acho totalmente desagradável toda esta situação e tudo o que aconteceu ! Tal como toda a gente valores como estes fazem me falta ao fim do mês! Também já apresentei queixa sobre a app mbway.

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