No pretérito dia 24 de Dezembro efetuamos uma compra de uma mala numa das lojas Marques Soares, sita na Rua de Santa Catarina, no Porto.Aquela loja tem como política de trocas e devoluções a que se encontra pública no site marquessoares.pt, bem como aquela que é comunicada aos clientes no verso das faturas-recibo entregues ao cliente.No verso da fatura que nos foi entregue consta o seguinte texto: As trocas e devoluções podem ser realizadas, dentro do prazo de 5 dias nas nossas lojas, ..., desde que os artigos não tenham sido usados, mantenham a etiqueta original...Nessa política não é feita qualquer restrição aos artigos que podem vir a ser trocados ou devolvidos.Ainda assim, tive a delicadeza de ligar com a loja e confirmar que efetuavam realmente a devolução e que seria em dinheiro e não em vales. Em resposta confirmaram o que resulta da política de devoluções, que podíamos devolver.Não obstante, no dia 27 de Dezembro, 3.º dia do prazo para devolução, foi-nos negada a devolução de uma mala, com fundamento em que: Não aceitamos a devolução de malas, sem mais - Note-se que em lado algum consta tal informação e a mesma é até contrária à política de devoluções que divulgam.Isto posto, pedi que falassem com os superiores e transmitissem que essa informação é contrária à própria política de devoluções, exigindo a devolução da mala.Mantiveram a posição assumida, não aceitaram a devolução, apesar de não terem qualquer motivo para recusar a mesma, uma vez que a mala se encontra etiquetada e tal e qual como saiu da loja.Logicamente, não passa de uma política de sobrevivência inventada em cima do joelho e não comunicada ao cliente.Contudo, vejo-me forçada a recorrer à arbitragem do consumo (obrigatória) para efetuar a devolução, que me assiste - vergonhoso que nem informações sobre este mecanismo se encontram disponíveis na loja ou no site.