Exmos. Senhores,
Adquiri 2 bilhetes de avião, com partida de Lisboa para Ponta Delgada, dia 14 de maio de 2025, com regresso a 21 de maio de 2025.
No 10 de maio (sábado), entrei em contacto com a linha de apoio com o objetivo de proceder à alteração do nome do passageiro, conforme previsto no seguro adquirido (com possível alteração de nome ou de data). Fui posteriormente contactada na manhã de segunda-feira, dia 12 de maio, chamadas que não consegui atender pois sou aluna de medicina e passei a manhã no bloco cirúrgico. Mais tarde, por volta das 13:30h retomei as chamadas telefónicas e foi me transmitida (apesar de com alguma dificuldade pela barreira linguística, mesmo que tenha eu ligado para o número português) a inesperada informação de que tal alteração apenas seria possível mediante a compra de um novo bilhete, sendo posteriormente reembolsado o valor do bilhete original.
Devido ao facto de o operador não compreender a minha indignação por me pedirem para comprar um bilhete novo (pois nunca me foi indicado o valor concreto da alteração de nome, sendo-me apenas imposto que comprasse um novo bilhete e tendo em conta que o novo bilhete custa 100€, quando já paguei 54€ pelo original, o que representa um encargo total de 154€ para uma simples alteração de nome, mesmo com a promessa de reembolso (e o que está escrito no seguro é que teria de pagar a diferença, e não pagar todo num novo bilhete). É preciso ter ciente que pagar a diferença ou esperar por um reembolso não é a mesma coisa, pessoalmente preferia ter pago mais pela diferença do que ter o meu dinheiro empatado na Edreams.
Mas ultrapassei esta questão e pedi para desligar a chamada e para voltar a ligar para falar com outro operador que me conseguisse ajudar melhor neste processo. E é a partir daqui que tudo descambou. Relembro que isto ocorreu a 12 de maio e eu tinha voo dia 14 de maio, apenas podendo usufruir do seguro até dia 13 às 11h, 24h antes do voo.
Após desligar a chamada, foram várias as ligações que tentei fazer para entrar de contacto com a equipa apoio ao cliente (inclusive através do número premium +351 210 608 171), não obtive qualquer resposta ou resolução. Estive em espera durante mais de 20 minutos em diversas chamadas e tentativas de chamadas, sem sucesso. Em anexo envio prova das chamadas efetuadas.
Numa situação de desespero por não ter resposta alguma, tentei adquirir os bilhetes no site, para o mesmo dia e mesmo horário, conforme indicado pela Edreams: "Adquira os mesmo bilhetes do mesmo voo e no mesmo horário e nós depois reembolsamos o valor do voo anterior adquirido por si". No entanto, nem pela aplicação nem pelo site isso me foi possível (e tentei em diferentes computadores e telemóveis, e a diferentes alturas do dia), e por isso, em anexo, envio prints das tentativas frustradas de compra de novo bilhete.
Foi a 13 de maio às 10h que fiz a minha reclamação a explicar a situação e em que deixei a pergunta: Se não me atendem o telemóvel, e se não consigo comprar um novo voo pelo site (nem da Ryaniar nem outra companhia, dava sempre erro como se pode ver em anexo), o que devia eu ter feito?
Neste sentido, foram várias as tentativas que fiz com a Edreams na tentativa de um reembolso completo. Ninguém que conseguiu ajudar e todas as respostas que obtive fugiam à pergunta que deixei: se não conseguia comprar um novo voo (em anexo tenho todas as provas disso) e ninguém me atendia as chamadas o que deveria ter feito?
Tenho passado os últimos 15 dias em tentativas de resolver esta situação. Sou aluna de medicina e não tenho tempo para gastar tanto tempo com uma empresa que me prometia segurança.
Considero um falta de respeito a resposta que obtive que no fundo foi: "nós avisámos que era para comprar um bilhete novo, se não conseguiu problema seu". Uma falta de consideração!
Apresentei várias queixas na Edreams sem vista ao reembolso ou qualquer apoio da parte deles.
Assim, deixo em anexo todas as reclamações que fiz, bem como as respostas obtidas.
tenho todo este processo registado e tenho vídeos que mostram as minhas tentativas de compra no site, todas elas falhadas. (infelizmente não consigo anexar vídeos)
Peço ajuda a resolver esta situação e que esta queixa sirva de aviso a outras pessoas que, como eu, escolheram confiar na Edreams
Já fiz também queixa no portal da queixa, na esperança de uma resposta justa tendo em conta a situação que a Edreams insiste em recusar que aconteceu.
Cumprimentos.