Exmos. Senhores,
Venho por este meio apresentar uma reclamação formal relativamente ao bloqueio injustificado do meu pedido de transferência, efetuado num balcão da CGD em França, destinado ao pagamento do depósito para a compra de um imóvel.
O primeiro contacto telefónico com a CGD sobre este assunto ocorreu no dia 13/02/2025. Apenas no dia 21/02, após várias tentativas de contacto e insistência por email, consegui falar com a minha gestora de conta, Joana Cardona.
No dia 20/02, dirigi-me ao balcão da CGD em Romainville, França, onde preenchi e assinei o formulário de transferência. No dia seguinte, 21/02, a gestora Joana Cardona garantiu-me que a transferência seria feita nesse mesmo dia. Contudo, nessa tarde, voltou a ligar, alegando um erro dos colegas de França e informando que a transferência só seria processada na segunda-feira, 24/02.
No dia 24/02, a CGD França/Internacional confirmou por email que todas as assinaturas estavam válidas. No entanto, nessa noite, por volta das 19h, fui informada via mensagem pela Sra. Joana Cardona de que o pedido estava incorreto e que deveria apresentar um novo pedido no balcão de Romainville no dia seguinte.
No dia 25/02, voltei ao balcão da CGD em Romainville, perdendo tempo de trabalho, apenas para ser informada de que o formulário anterior estava correto e que os colegas de Portugal estavam a reagir de forma estranha, colocando obstáculos desnecessários. Mais tarde, nesse mesmo dia, a CGD Romainville voltou a contactar-me, informando que a agência Fonte Nova tinha enviado um novo formulário e que deveria preenchê-lo no dia seguinte, 26/02. Assim o fiz, mas até ao momento, ninguém da CGD Portugal responde às minhas questões básicas nem atende chamadas.
Após seguir todas as instruções e cumprir com todas as exigências da CGD, encontro-me num impasse. A CGD Portugal não esclarece se a minha deslocação a Portugal resolveria a situação. Devido à incerteza e à urgência do processo, fui forçada a gastar 400€ em bilhetes de avião, sem qualquer garantia de resolução.
Esta situação está a causar-me um prejuízo grave, pois já fui obrigada a adiar a assinatura da escritura e corro o risco de perder tanto o depósito como o imóvel devido à inércia e falta de resposta da CGD Portugal. Funcionários da CGD França aconselharam-me a apresentar uma reclamação formal, pois consideram este bloqueio anormal e suspeitam que a Agência Fonte Nova esteja a dificultar o processo deliberadamente para evitar a saída do montante do depósito.
Face ao exposto, exijo uma resposta imediata e a resolução urgente do meu pedido de transferência. Caso não obtenha esclarecimentos e solução em tempo útil, verei-me forçada a recorrer às entidades reguladoras competentes e a tomar medidas legais para a defesa dos meus direitos.
Aguardo um contacto célere da vossa parte.
Cumprimentos.