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Impedimentos na Rescisão do Contrato

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

F. N.

Para: Endesa Energia, S.A.

15/05/2023

Venho por este meio comunicar o péssimo serviço prestado pela empresa em questão, aquando a minha solicitação de rescisão de contrato que se vem arrastando desde o passado mês de Março. Sou cliente Endesa desde 2020 entretanto o contrato da luz sempre esteve em nome do meu marido Nandro Nogueira NIF 235971421 e depois quando resolvemos aderir ao gás acabou por ficar em meu nome. No mês de Janeiro de 2023 por uma questão de gestão nossa resolvemos ver a possibilidade de colocar ambas as faturas com apenas um titular então entrei em contato com o apoio ao cliente e expus a situação sendo que a mesma direcionou-me para o site e, de forma inadvertida, acabei por solicitar está alteração sem saber que a mesma acarretaria custos gigantescos para uma família que aufere um salário mínimo. Logo após alteração recebi uma fatura ao dia 28/02/2023 no valor 173,72 euros, liguei a empresa e o operador informou que seria referente a alteração do contrato. Neste momento desesperada, informei a atendente que não fui informada que o meu contrato alteraria apenas com a mudança do titular uma vez que era o meu cônjuge e que não tinha como pagar um valor tão alto. A operadora disse-me que a alteração foi feita por mim e não tinha como reclamar e a única ajuda que me poderiam dar era um acordo para pagar o valor em 4 prestações de 43,43 euros cada uma. Concordei com o acordo mas o fato é que desde este período vi as minhas faturas triplicarem para além do valor da prestação e resolvi então em Março de 2023 quando recebi uma fatura de 89,95 euros solicitar a rescisão do contrato durante uma chamada efetuada a linha de apoio. A operadora informou-me claramente que para a rescisão do contrato teria que liquidar o valor total remanescente do acordo do qual já havia pago a 1 prestação e foi-me enviada via SMS uma entidade e referência para o respetivo pagamento. Efetuei o pagamento de 130,29 euros no dia 31/03 e já havia contatado uma outra operadora para fazer então a passagem do contato e quando a nova empresa solicitou a passagem do contrato foi informado que não seria possível porque eu tinha uma dívida por regularizar com a Endesa. Voltei a contatar a Endesa a dar conta que já havia efetuado o pagamento do valor em dívida e fui informada que estava tudo certo e que bastava a outra empresa voltar a solicitar a transferência do contrato, sendo assim voltei a solicitar que a nova operadora avançasse. Passado cerca de 1 semana recebo novamente um SMS da nova operadora a informar da mesma indisponibilidade por parte da Endesa, volto a contatar e fui completamente surpreendida quando a operadora me informa que o acordo de prestações continuava ativo, e que o valor paga para a liquidação do mesmo tem sido usado como saldo para abater faturas que eles entretanto iam emitindo. Fiquei bastante aborrecida com a situação e mais uma vez reiterei que queria liquidar a minha dívida para que eles me libertassem que não queria de maneira nenhuma ter mais nenhuma ligação com a empresa. A operadora que me atendeu ao dia 05/05 garantiu que o acordo foi cancelado e que eu teria que pagar o valor de euros 115,03 por uma entidade e referência que me enviaram via SMS (cerca de 6 sms seguidos). Recebi e neste mesmo dia efetuei o pagamento. Voltei a entrar em contato no dia 08/05 para verificar se o pagamento ficou feito e a operadora respondeu-me que está registado mas que não ficou o valor liquidado por ter sido feito na sexta feira e que nas próximas 48h úteis provavelmente ficaria tudo acertado. Voltei a entrar em contato ao dia 11/05 e me foi pedido que enviasse o comprovativo a partir do site e assim o fiz. Certo é que hoje, dia 15/05 voltei a receber uma mensagem da nova operadora a dar conta que a endesa continua a dar indicação de impossibilidade de transferência do contrato por divida e quando volto a contatar a operadora por volta das 16h30 fui atendida de forma bastante rude pelo operador António salvo erro, que se recusava a verificar a informação que eu lhe estava a prestar limitando-se a dizer que eu teria que aguardar até quando a Endesa considerar que deva registar o meu pagamento. Neste momento sou refém da empresa e de certeza que quando a Endesa resolver dar como encerrado o contrato já terei outras centenas de euros em dívida para pagamento a condicionar a rescisão e nunca mais me livro desta espiral.Preciso por favor da vossa ajuda .OBS: Já reclamei no livro de reclamações dia 05/05 e fui informada por e-mail no dia 11/05 que o processo já estaria concluído, mas não é o que se verifica ou simplesmente os operadores são ineficientesAtenciosamenteFrancisca Nogueira

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Endesa Energia, S.A.

Para: F. N.

31/05/2023

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