Boa tarde, adquiri uma viatura Fiat 500 à Caetano Gamobar em 27/07/2024, com garantia spoticar de 3 anos. A informação constante na mesma não estava correta: KM que constam no documento da entrega são 75166, mas quando levantei o carro foi-me entregue com 75663, ou seja o certificado não foi emitido com os kms corretos. Após a entrega da viatura tive de a levar de volta ao concessionário porque vinha com um problema na chave, entretanto foram feitos alguns kms extra pelos senhores do stand da Caetano para resolver o defeito da chave.
Sempre se notou um consumo excessivo de combustível (9 a 10 litros aos 100km), esta situação não foi logo detetada pois era eu que andava com a viatura.
Um dia, o meu marido foi abastecer a e passado pouco tempo pedi-lhe novamente para atestar a viatura pois já não tinha combustível, ele estranhou a situação pois tinha feito poucos kms, e com o decorrer dos kms ele acabou por confirmar que existia um consumo excessivo de combustível (os tais 9 a 10 litros aos 100km)
Paralelamente com esta situação, e após o carro ter feito por nós 1500 km, foi verificado o nível de óleo e o mesmo já se encontrava a meio, atendendo a que o intervalo de revisões é de 15.000km ou 1 ano, entramos em contacto com o responsável das vendas da Caetano Vila Nova de Gaia, Sr Nelson enviando fotografia do nível do óleo, à qual obtive a resposta que estava nos níveis normais mas que poderia ir à Midas para acrescentar óleo.
Levei o carro à Midas e disseram que era normal não valia a pena acrescentar óleo, para ir controlando.
No dia 21/01 surgiu no painel da viatura a informação de Avaria/controlar motor, mais uma vez entrou-se em contacto com o Sr. Nelson (Caetano) e fomos à Midas a dia 28/01 (ver anexo), ligaram a viatura à máquina, informaram-nos que o erro estava no sistema de catalisador( ver anexo- erro P0420), num sensor, apagaram o erro, informaram que podia ser uma coisa pontual e pediram para andar com a viatura na autoestrada. Nesta data a viatura tinha 80.000km, ou seja, tinha feito 4000 km em 6 meses.
Antes desta situação, já tinham sido reportadas várias falhas iniciais na verificação dos 300 ou 400 pontos antes da entrega da viatura usada.
1.ª falha reportada, a chave da viatura não é a original e logo no primeiro dia deixou abrir e fechar o carro;
2.ª falha barulho na roda dianteira do lado direito;
3.ª falha, ausência de iluminação no painel de comandos da viatura.
Estas falhas obrigaram-nos a um vai e vem para a oficina ficando dias sem carro e sem direito a viatura de substituição.
Voltando à questão da Avaria/Controlar motor, no dia 27/02 a luz voltou a acender, contactei novamente o Sr. Nelson, desta vez por e-mail e enviei fotos da luz, desta vez encaminhou para a marca.
Entre o dia 28/01 e 27/02 foram feitos 1400km tendo nesse período o carro andado mais em autoestrada conforme recomendado pela Midas.
Levamos então o carro à marca (Fiat) foi efetuado o diagnóstico e ativada a garantia. O defeito é no sistema do escape/catalisador/ sensores. No dia 7/03 fomos contactados pela marca com a informação que a garantia não cobria a avaria.
Um carro, com 6000km feitos por nós e 7 meses de uso, com garantia de 3 anos e com 450 pontos verificados.
Analisando o certificado de garantia, artigo 4.º, linha 9, está explicito que catalisador está comtemplado até aos 120.000km. tendo o carro 81.441km.
Examinando as premissas da garantia sobre a preparação/recondicionamento da viatura, que seguem determinados parâmetros de qualidade, e o que efetivamente o concessionário realizou em oficina, é de desconfiar que a mesma não respeitou o preconizado pela FIAT (plano de manutenção FIAT tendo em conta os KM que a viatura tinha) e a política SPOTICAR, nomeadamente a substituição das velas que segundo as informações técnicas, propicia e agrava a avaria reportada.
Assim, de acordo com o art.º 9.1.3 e seguintes do Código Civil, a viatura foi entregue com vicio/defeito oculto, vicio esse coberto pela garantia (artigo 4º da garantia) existe a ressalva que o sistema catalisador é coberto pela referida garantia até aos 120.000kms.
Pedimos a reparação imediata sem custos para a nossa pessoa, crédito do diagnóstico (68,46€- fatura anexa), e viatura de substituição.
A decisão de avançar comprar a viatura no vosso stand da Caetano Retail em detrimento de outras ofertas, foi a garantia de 3 anos e renome da vossa empresa/grupo.
Em anexo:
-extrato garantia pag.3
-Comprovativo de kms a data de entrega.
-Diagnosticos agrupados