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garantia recusada

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Garantias

Reclamação

J. O.

Para: Radio Popular Eletrodomésticos, SA

21/04/2025

Exmos. Senhores, Comprei na loja do Montijo do fornecedor no dia 26/11/2024 uma máquina de café Delonghi Nesp.. Dois meses depois a mesma começou a apresentar anomalias, nomeadamente: a funcionalidade de Cappuccino deixou de fazer espuma; e o café longo, saia a pingar. Face ao mencionado dirigi-me à loja da compra para ativar a garantia no dia 09/02/25. Umas semanas depois, recebi a comunicação por parte do fornecedor que a garantia não seria ativada por cito "não ter sido detetada anomalia com origem em defeito de fabrico", acrescentando que a mesma se devia a falta de manutenção, sem acrescentar mais informação. Neste sentido, voltei à loja onde reclamei do diagnóstico e comunicação recebida, solicitando esclarecimentos adicionais sobre a dita falta de manutenção. Em resposta recebida reforçaram o exposto na primeira comunicação acrescentando que a manutenção que se referiam era no jarro de leite que serve para a produção do cappuccino. Face ao exposto, dirigi-me uma vez mais à loja da compra onde solicitei nova revisão do diagnóstico com base em dois pontos: 1. Apesar de ser efetuada a dita manutenção após cada utilização, o que invalida desde logo o diagnóstico, segundo o DL Nº 84/2021, de 18 de Outubro, os produtos assumem-se como estando em inconformidade na data da entrega se anomalias forem apresentadas até dois anos da compra. Acresce, que o eventual ónus da prova recaí sobre o fornecedor, e apesar dos meus pedidos nada foi apresentado. 2. O produto foi entregue apresentando duas anomalias distintas, e a relativa à funcionalidade do café longo sair a pingar não foi mencionado pela análise, sendo que os sistemas de café e do leite não estão interligados (nem o café curto apresentou anomalia). Voltei a receber como resposta ao meu pedido de revisão o mesmo que anteriormente, não recebendo quaisquer dados adicionais. Exijo a substituição do produto defeituoso. Em alternativa, devolvam-me o dinheiro que paguei ou procedam à reparação do artigo em causa. Caso não me resolvam a situação nos próximos 10 dias, considerarei o contrato como incumprido da vossa parte. Exijo que me resolvam esta situação o mais rapidamente possível, ou tomarei as medidas ao meu alcance para fazer valer os meus direitos. Cumprimentos.

Assistência solicitada 05 maio 2025

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